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Projeto ardbir

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Pessoal,

Gostaria de saber são alguém já usou um outro relé sem ser o SSR. Estava pensando naquelese reles automotivos para altas correntes.
A panela que estou hoje o rele fica em baixo dela. Ali a temperatura é muito alta e na última brassagem ele começou a derreter. Será que o automotivo aguenta o pau?

O SSR realmente aquece com altas correntes e diversos acionamentos... deixar ele embaixo da panela não é recomendado! Coloque um com um bom dissipador e uma ventoinha potente e deixe ele em local arejado, assim não terá problemas de queima!

Sobre o automotivo, nunca usei.
 
Usa-se SSR com controle PID por conta da quantidade de acionamentos simultâneos.
SSR não tem limite de acionamentos, Relé Mecânico tem, então vc até pode usar mas vai dar problema rapidinho.
 
Amigo, te aconselho a colocar 2 chaves, uma para auto/man e outra para on/off. Você colocou umas das fases no comum da chave, uma das saidas indo para o relé e depois para a bomba e a outra saida não indicou para onde vai, deduzo eu que vai para a bomba direto. Dessa forma mesmo quando você coloca em manual o ardbir ainda controla o relé o que pode gerar interferência.
Faz o seguinte teste, desliga o cabo que alimenta o relé e liga em manual para ver se o problema some. Caso funcione você coloca uma chave na alimentação do relé como auto/man e outra na fase como on/off.

A ligação é conforme você indicou.
Já fiz a instalação eliminando o automatico, deixando só o manual (chave gangorra de 2 posições). Mesmo problema. Já testei outros modelos de chave gangorra, e mesmo problema. Quando o acionamento é feito automatico pelo relé muito raro dar pau. de 2x só em anos. Indica que o problema é com a chave mesmo...
 
Amigo está bem complicado mesmo de entender e essa "zona" ai pode ser um dos motivos do ruído.
Organize melhor seus cabos, vai ajudar a resolver problemas e garantir uma instalação duradoura.
Sobre o seu esquema, é como o amigo ai disse, está faltando algo.

Passa aqui a lista de componentes que vc tem e oq pretende fazer, ai assim que possível faço um esquema elétrico pra vc refazer sua instalação.

Eu tenho um outro ardbir instalado em uma caixa steck que está organizado e apresenta o mesmo problema.
 
Amigo, te aconselho a colocar 2 chaves, uma para auto/man e outra para on/off. Você colocou umas das fases no comum da chave, uma das saidas indo para o relé e depois para a bomba e a outra saida não indicou para onde vai, deduzo eu que vai para a bomba direto. Dessa forma mesmo quando você coloca em manual o ardbir ainda controla o relé o que pode gerar interferência.
Faz o seguinte teste, desliga o cabo que alimenta o relé e liga em manual para ver se o problema some. Caso funcione você coloca uma chave na alimentação do relé como auto/man e outra na fase como on/off.

Sim faltou uma ligação para a bomba. Desenhei agora. Coloquei tbm como fiz a ligação do filtro que não resolveu (capacitor + resistor)
 

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A ligação é conforme você indicou.
Já fiz a instalação eliminando o automatico, deixando só o manual (chave gangorra de 2 posições). Mesmo problema. Já testei outros modelos de chave gangorra, e mesmo problema. Quando o acionamento é feito automatico pelo relé muito raro dar pau. de 2x só em anos. Indica que o problema é com a chave mesmo...
Confirma pelos esboços que fiz e tenta fazer o que sugeri no teste para ver se resolve.
Outra coisa, o relé que está usando é shield do arduino ou vc montou?
 

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Confirma pelos esboços que fiz e tenta fazer o que sugeri no teste para ver se resolve.
Outra coisa, o relé que está usando é shield do arduino ou vc montou?

Relé convencional de placa mesmo 12V 10A
Sim a ligação está correta. Como eu falei acima, eu já testei desligando o relé. mesma coisa.
Vou fazer esse teste desligando apenas o positivo do relé.
Outro teste que fiz foi acionando a bomba encostando um cabo no outro. Também dá pau após alguns acionamentos (acredito que deva gerar bastante ruido).
 
Relé convencional de placa mesmo 12V 10A
Sim a ligação está correta. Como eu falei acima, eu já testei desligando o relé. mesma coisa.
Vou fazer esse teste desligando apenas o positivo do relé.
Outro teste que fiz foi acionando a bomba encostando um cabo no outro. Também dá pau após alguns acionamentos (acredito que deva gerar bastante ruido).
Teu aterramento está ok?
Como tua instalação está uma emaranhado do cão, pode ser problema de indução. tenta envolver os cabos de alimentação do relé, alimentação do ardbir e sensor com ferrite (se não souber o que é, em cabos dados de monitores e fontes de notebooks tem aquela parte cilíndrica na extremidade do cabo, desencapa e retira eles e passa teus cabos de alimentação por dentro dando uma volta). E se não tiver aterramento tenta aterrar pra ver se soluciona.
 
Sim faltou uma ligação para a bomba. Desenhei agora. Coloquei tbm como fiz a ligação do filtro que não resolveu (capacitor + resistor)

Vc comentou que ligou apenas o relé mecânico, não utilizou nenhum módulo relé. Se fez isso vc tomou o cuidado de colocar um diodo de rodagem (anti-paralelo) nos contatos da bobina?
Se não fez isso, provavelmente os contatos de potencia do relé estão induzindo uma corrente reversa na bobina do relé e essa tensão gerada (de polaridade invertida) está voltando pro seu arduino e ferrando com ele.

Uma outra coisa que vc pode fazer pra ajudar, é adicionar próximo a fonte de alimentação um varistor de pelo menos 10k/250V e um capacitor X2 100nF/400V, ambos em paralelo e ligados Fase-Fase.
Se sua fonte é de boa procedência, então nela já deve ter esse circuito de proteção, pois é indispensável em fontes SMPS.
 
Vc comentou que ligou apenas o relé mecânico, não utilizou nenhum módulo relé. Se fez isso vc tomou o cuidado de colocar um diodo de rodagem (anti-paralelo) nos contatos da bobina?
Se não fez isso, provavelmente os contatos de potencia do relé estão induzindo uma corrente reversa na bobina do relé e essa tensão gerada (de polaridade invertida) está voltando pro seu arduino e ferrando com ele.

Uma outra coisa que vc pode fazer pra ajudar, é adicionar próximo a fonte de alimentação um varistor de pelo menos 10k/250V e um capacitor X2 100nF/400V, ambos em paralelo e ligados Fase-Fase.
Se sua fonte é de boa procedência, então nela já deve ter esse circuito de proteção, pois é indispensável em fontes SMPS.

Poi é Gutto. Quando vi esse problema a primeira coisa que fiz foi trocar a fonte. Mas continuou o problema. Ainda assim achei que era uma fonte meia boca e comprei uma fonte top. Não resolveu. Eu usei esse capacitor que você falou na chave como filtro, mas não resolveu. Usei o mesmo capacitor com um resistor ligado da mesma forma, mas não resolveu.

O relé que estou usando é esse da foto. (não é modulo mesmo) e não coloquei nenhum diodo (será que está aí a cagada? kkkk). Vou fazer um teste hoje retirando ele e só usando a chave gangorra.
Que diodo eu poderia colocar no relé para testar? no positivo e negativo do relé?
 

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Poi é Gutto. Quando vi esse problema a primeira coisa que fiz foi trocar a fonte. Mas continuou o problema. Ainda assim achei que era uma fonte meia boca e comprei uma fonte top. Não resolveu. Eu usei esse capacitor que você falou na chave como filtro, mas não resolveu. Usei o mesmo capacitor com um resistor ligado da mesma forma, mas não resolveu.

O relé que estou usando é esse da foto. (não é modulo mesmo) e não coloquei nenhum diodo (será que está aí a cagada? kkkk). Vou fazer um teste hoje retirando ele e só usando a chave gangorra.
Que diodo eu poderia colocar no relé para testar? no positivo e negativo do relé?

Com certeza então é a falta do diodo de rodagem.
Veja que é um diodo anti-paralelo, vc vai ligar ele invertido que é pra ele "bloquear" tensão reversa, que é oq provavelmente está bugando tudo.
Pode usar o 1n4001 a 1n4007, são diodos comuns e fáceis de achar.
Apenas enfatizando, a ligação é Catodo no positivo (+) e Anodo no negativo (-).
 
Com certeza então é a falta do diodo de rodagem.
Veja que é um diodo anti-paralelo, vc vai ligar ele invertido que é pra ele "bloquear" tensão reversa, que é oq provavelmente está bugando tudo.
Pode usar o 1n4001 a 1n4007, são diodos comuns e fáceis de achar.
Apenas enfatizando, a ligação é Catodo no positivo (+) e Anodo no negativo (-).

Gutto,
Assim que você falou sobre o diodo no relé eu pesquisei e entendi como funcionava.
Não cheguei a testa os diodos, pois o primeiro teste que fiz foi tirar o relé fora e testar a chave da bomba. Acredite se quiser deu problema mesmo sem o relé. Eu já estava convencido que seria o relé, porém fazendo esse teste se o relé deu problema, tudo indica que não é o relé. Voltei a estaca zero...
 
Gutto,
Assim que você falou sobre o diodo no relé eu pesquisei e entendi como funcionava.
Não cheguei a testa os diodos, pois o primeiro teste que fiz foi tirar o relé fora e testar a chave da bomba. Acredite se quiser deu problema mesmo sem o relé. Eu já estava convencido que seria o relé, porém fazendo esse teste se o relé deu problema, tudo indica que não é o relé. Voltei a estaca zero...

Primeiro passo, vamos refazer sua instalação, pois corrente alternada gera campo magnético e elétrico que são os conceitos físicos utilizados em transformadores de energia, cujo são isolados "galvanicamente" o primário do secundário e isso quer dizer que um enrolamento não tem contato elétrico com o outro, a transformação de energia é por meio de indução. Entendeu? :D
Dentro do primeiro passo, vamos trocar sua chave tbm, ela pode ser uma das fontes do problema.

Se acaso essas coisas não deem certo, eu começo a acredita que possa ser sua placa ArdBir, ai negociamos uma pra vc testar e ver se o problema não é nela.
Eu já vendi varias placas e nenhuma apresentou problemas até hj, inclusive uma das primeiras foi vendida pra um amigo aqui da cidade que tinha problemas e utilizava uma igual a sua.
A montagem da placa é importante, se quem montou não tem experiencia com solda, então provavelmente deve ter alguma solda fria no seu circuito e isso gera mal contato, ruido, entre outras coisas. ;)
 
Primeiro passo, vamos refazer sua instalação, pois corrente alternada gera campo magnético e elétrico que são os conceitos físicos utilizados em transformadores de energia, cujo são isolados "galvanicamente" o primário do secundário e isso quer dizer que um enrolamento não tem contato elétrico com o outro, a transformação de energia é por meio de indução. Entendeu? :D
Dentro do primeiro passo, vamos trocar sua chave tbm, ela pode ser uma das fontes do problema.

Se acaso essas coisas não deem certo, eu começo a acredita que possa ser sua placa ArdBir, ai negociamos uma pra vc testar e ver se o problema não é nela.
Eu já vendi varias placas e nenhuma apresentou problemas até hj, inclusive uma das primeiras foi vendida pra um amigo aqui da cidade que tinha problemas e utilizava uma igual a sua.
A montagem da placa é importante, se quem montou não tem experiencia com solda, então provavelmente deve ter alguma solda fria no seu circuito e isso gera mal contato, ruido, entre outras coisas. ;)

Pois é Gutto. Eu ja testei 3 chaves diferentes.
O que mais me incomoda é ter o mesmo problema nos 2 ardbirs que tenho montado. Fui eu quem montou os 2 (você quem me deu umas dicas a anos atras). Um está organizadinho em um caixa steck. o outro é esse da panela que os cabos estão bagunçados. Se eu tirar a chave e usar no modo automático, só com o relé ele trabalha bem. Só travou 1 vez nos em todos esses anos que uso. Mas as vezes preciso desligar a bomba para poder mexer os grãos na panela, ou algum outro processo. Por esse motivo preciso de uma chave instalada. No processo automático não tem a opção de desligar a bomba durante a mostura.
 
Pois é Gutto. Eu ja testei 3 chaves diferentes.
O que mais me incomoda é ter o mesmo problema nos 2 ardbirs que tenho montado. Fui eu quem montou os 2 (você quem me deu umas dicas a anos atras). Um está organizadinho em um caixa steck. o outro é esse da panela que os cabos estão bagunçados. Se eu tirar a chave e usar no modo automático, só com o relé ele trabalha bem. Só travou 1 vez nos em todos esses anos que uso. Mas as vezes preciso desligar a bomba para poder mexer os grãos na panela, ou algum outro processo. Por esse motivo preciso de uma chave instalada. No processo automático não tem a opção de desligar a bomba durante a mostura.

Wagner vc é de onde?
Se houver possibilidade, poderia me enviar um equipamento e eu testo aqui e aponto o defeito, pois fica mais fácil ter em mãos e saber oq fazer, do que ficar supondo e lhe orientando em testes.
 
Olá amigos, meu sistema parou de repente de enviar sinal tanto pro SSR da resistência quanto para o led. Não sei o que fazer. Alguma recomendação ou sugestão? Obrigado.
 
Bug no Ardbir, transistores queimados, saídas do microcontrolador queimadas, ligação da alimentação e sinal dos relés e SSR com mal contato,.....
 
Bug no Ardbir, transistores queimados, saídas do microcontrolador queimadas, ligação da alimentação e sinal dos relés e SSR com mal contato,.....
Resoldei alguns componentes, aparentemente deu certo. Valeu obrigado!
 
Resoldei alguns componentes, aparentemente deu certo. Valeu obrigado!
Wagner vc é de onde?
Se houver possibilidade, poderia me enviar um equipamento e eu testo aqui e aponto o defeito, pois fica mais fácil ter em mãos e saber oq fazer, do que ficar supondo e lhe orientando em testes.
Boa noite.. e cumprimentos a todos estou rigorosamente com o mesmo problema do Wagner tambem com dois ardbirs e a ter esse prolema ja alguem sabe como o resolver ando nisto a anos e nao arranjo solução.. agradessia ajuda obrigado.
 
Boa Noite, Senhores!
Pessoal, tive problemas num Brewuno que montei num trivessel... Hora funcionava, hora não... As 3 indicações de temperatura hora funcionavam, as vezes congelava, às vezes uma delas ia para zero, hora a conexão wifi sumia, enfim, um inferno...
Tentei 3 placas Wemos diferentes e o problema continuava, troquei o módulo de relés, tentei filtros RC, troquei a fonte... Por último, troquei os 3 sensores de temperatura e nunca mais aconteceu nada de anormal, foi inacreditável a surra que levei, passei quase 2 semanas montando tudo e apanhando até descobrir...
Fica a dica!
 
Outra dica que alguém postou no início (#17) deste tópico:


Galera.. só um alerta pra que está trabalhando com esse tipo de sensor. Não sei se vcs estão atentos a isso, mas existem dois modelos desse sensor que confundem muito: DS18B20 e o DS18S20.

Basicamente a diferença é na resolução do conversor A/D deles.
Segue link com comparativo (inglês):

1-Wire Protocol PDF of DS18S20 vs DS18B20 Digital Themormete
 
Outra dica que alguém postou no início (#17) deste tópico:


Galera.. só um alerta pra que está trabalhando com esse tipo de sensor. Não sei se vcs estão atentos a isso, mas existem dois modelos desse sensor que confundem muito: DS18B20 e o DS18S20.

Basicamente a diferença é na resolução do conversor A/D deles.
Segue link com comparativo (inglês):

1-Wire Protocol PDF of DS18S20 vs DS18B20 Digital Themormete
o meu problema nao e os sensores .mas sim uma interferência qualquer quando desliga/liga ,tanto o rele da bomba quanto o relé das resistências . O display aparece uns caracteres estranhos sempre a passar de um lado para o outro . Mas o control continua a ser feito o display e que nada...
 
Boa tarde pessoal, faz tempo desde a ultima postagem nesse tópico. Mas alguém poderia me dizer se é possível utilizar um BTA40-600b no lugar do SSR para controlar a resistência? P.s. Estou utilizando ardbir.
Desde já muito obrigado.
 
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