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Projeto ardbir

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Outro problema que tenho com os 2 ardbirs que tenho montados, é:

Na Bomba, eu tenho uma chave interruptora de 3 posições. Desligado / Automático / Ligado
Desligado: Desliga a bomba
Automático: O ardbir quem controla o liga e desliga da bomba
Ligado: liga a bomba diretamente constantemente. (sem o ardbir controloar o liga e desliga)

No modo automático funciona tudo normalmente, sem problemas.
Quando coloco no Ligado, que é um modo manual, quase sempre a tela do ardbir apaga (a cor do display verde fica acesa, mas os caracteres somem). Para volta preciso desligar e ligar para voltar o processo. Dá a impressão que ao ligar a bomba a tensão cai um pouco e o ardbir acaba dando erro. Porém quando o liga e desliga da bomba é controlado pelo relé não acontece esse problema.
Achei que pudesse ser a fonte, mas eu tenho fontes diferentes de 2A nos 2 ardibirs que tenho.

Alguém tem um interruptor na bomba e tem esse problema?
 
Pessoal,

Gostaria de saber são alguém já usou um outro relé sem ser o SSR. Estava pensando naquelese reles automotivos para altas correntes.
A panela que estou hoje o rele fica em baixo dela. Ali a temperatura é muito alta e na última brassagem ele começou a derreter. Será que o automotivo aguenta o pau?
 
Pessoal,

Gostaria de saber são alguém já usou um outro relé sem ser o SSR. Estava pensando naquelese reles automotivos para altas correntes.
A panela que estou hoje o rele fica em baixo dela. Ali a temperatura é muito alta e na última brassagem ele começou a derreter. Será que o automotivo aguenta o pau?

SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.
 
SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.

A bomba está com uma chave como essa da imagem anexa. Acredito que seja isso mesmo que falou, ruido na alimentação. Só não tenho ideia de como corrigir isso.
 

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Se vc nos envias fotos da sua instalação, facilita pra gente te ajudar.
 
Pessoal, boa noite!
Comprei um display 16x2 keyboard shield.
Meu arduino é um mega 2680 carreguei o ardbir 2.8.3RC e não apareci nada no display fica os quadrados brancos.
O ardbir só inicia se estiver montado completo com a placa de DanielXan?
Alguém pode me ajudar?
 
Pessoal, boa noite!
Comprei um display 16x2 keyboard shield.
Meu arduino é um mega 2680 carreguei o ardbir 2.8.3RC e não apareci nada no display fica os quadrados brancos.
O ardbir só inicia se estiver montado completo com a placa de DanielXan?
Alguém pode me ajudar?

Ardbir funciona com qualquer placa, normalmente utiliza os Arduinos com o microcontrolador Atmega328.
Oq deve estar ocorrendo no seu é configuração de pinos ou incompatibilidade com o microcontrolador Atmega2560 (o do Mega)
Um outra coisa que pode ser é o contraste do LCD, deve estar alto e vc deve regular.
 
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....
 
Amigos, consegui resolver o problema do meu display. Tive que modificar o seguinte arquivo : #include "Pcb_ArdBir_DanielXan.h"
ANTES
LiquidCrystal lcd(A4, A5, 2, 3, 4, 5);
DEPOIS
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

Agora vou partir para fazer funcionar os botões do meu display.
 
Você configurou no código para ser o 16x2? Não precisa ser completa para ver o display, mas tem que ligar
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....

Não é o display, você mesmo fez a placa? Pode ser algum problema nas trilhas, os valores dos resistores e trimpot estão corretos, não precisa ficar trocando por outros.

Quando forem carregar o o código pela IDE do Arduino, usem a IDE 1.6.9, qualquer versão mais nova vai trazer problemas pois o código não teve mais atualização e a IDE sim.


Amigos, consegui resolver o problema do meu display. Tive que modificar o seguinte arquivo : #include "Pcb_ArdBir_DanielXan.h"
ANTES
LiquidCrystal lcd(A4, A5, 2, 3, 4, 5);
DEPOIS
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

Agora vou partir para fazer funcionar os botões do meu display.

Para os botões é nesse mesmo arquivo, ou você usa as portas originais ou altera elas para o seu projeto.

// push buttons
const char Button_dn = A3;
const char Button_up = A2;
const char Button_enter = A1;
const char Button_start = A0;
 
Você configurou no código para ser o 16x2? Não precisa ser completa para ver o display, mas tem que ligar


Não é o display, você mesmo fez a placa? Pode ser algum problema nas trilhas, os valores dos resistores e trimpot estão corretos, não precisa ficar trocando por outros.

Quando forem carregar o o código pela IDE do Arduino, usem a IDE 1.6.9, qualquer versão mais nova vai trazer problemas pois o código não teve mais atualização e a IDE sim.




Para os botões é nesse mesmo arquivo, ou você usa as portas originais ou altera elas para o seu projeto.

// push buttons
const char Button_dn = A3;
const char Button_up = A2;
const char Button_enter = A1;
const char Button_start = A0;

Não sei como fazer pois o display por ser um keyboard ele usa a porta A0 para todos os botões, ficando assim uma leitura por resistor quando pressionado. Não tenho este nivel. Comprei 4 botões e já apliquei as alterações neste arquivo.
 
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!
 
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!

O Arduino UNO trabalha entre 7-12V como recomendação, mas suporta entre 6-20V, é que não é recomendado usar por muito tempo acima dos 12V. 12,6V não é o problema, tem alguma coisa a mais aí e também não é por ser "chinês".
 
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!
Boa tarde, isso aconteceu comigo quando liguei invertido + e - mas aí troquei o regulador e está funcionando até hoje.
 
SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.

Guto,

Desculpe a demora.
Fiz um croqui bem básico a mão de como está ligado.
Já troquei a fonte por uma de 5A achando que era a fonte que eu tinha colocado anteriormente de 1A que era fraca, mas nada. Mesmo problema. Já testei outras chaves de 3 posições e nada também.
Não sei mais o que fazer. A maioria das vezes dá problema quando aciona a chave para o manual. mas as vezes dá problema também quando a chave está no modo automático, assim que o relé aciona.
A tela lcd fica cheia de caracteres estranhos ou simplesmente fica com a cor verde acessa mas apaga todos os caracteres. Outro detalhe é que apesar de apagar os caracteres, ele parece estar trabalhando normal, mantendo a temperatura e contando o tempo.
Acredito que possa realmente ser um ruido como falou, mas não tenho ideia de como resolver isso.

Pesquisando encontrei que instalar um capacitor de 10uF retira esse ruido conforme instalado na foto anexa. Confere?
 

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Boa Noite a Todos!
Leandro acho que vc. resolve este problema colocando um capacitor de 4 microFarad 250V na entrada da alimentação da bomba ( entre Fase Neutro 127vac ou entre fase e fase 220va.

Saudações
Carlos Barros

Carlos,

Tenho o mesmo problema e 2 ardbirs que tenho.
Coloquei uma chave de liga e desliga na bomba e toda vez que aciono essa chave os caracteres de tela apagam. O guto informou que pode ser algum ruido na rede que dá a falha no microcontrolador, porém não tenho idéia de como corrigir. Conseguiu resolver seu problema?
 
Podem colocar um filtro supressor que irá resolver na maioria dos casos, podem comprar um já pronto da full gauge ou icos, algo entre 15 e 18 reais.
 
Podem colocar um filtro supressor que irá resolver na maioria dos casos, podem comprar um já pronto da full gauge ou icos, algo entre 15 e 18 reais.

Tenho em casa um capacitor de 10uF 250V. Acha que eu colocando ele em paralelo com a chave ele irá atuar como um filtro de ruído? Me indicaram fazer isso. O que acha? se não der certo ai vou comprar um filtro supressor da full gauge.
 
Tenho em casa um capacitor de 10uF 250V. Acha que eu colocando ele em paralelo com a chave ele irá atuar como um filtro de ruído? Me indicaram fazer isso. O que acha? se não der certo ai vou comprar um filtro supressor da full gauge.

Esqueci de um detalhe. O capacitor que tenho para teste é eletrolítico. Teria que ser de poliéster por ser corrente alternada correto?
 
Tenho em casa um capacitor de 10uF 250V. Acha que eu colocando ele em paralelo com a chave ele irá atuar como um filtro de ruído? Me indicaram fazer isso. O que acha? se não der certo ai vou comprar um filtro supressor da full gauge.

O filtro é um capacitor + resistor, que eu me lembre ligado em série que depois vc liga em paralelo. Sim, use um de poliéster.
 
O filtro é um capacitor + resistor, que eu me lembre ligado em série que depois vc liga em paralelo. Sim, use um de poliéster.
Sim. Pelos esquemas que eu vi é isso mesmo. Capacitor de poliester + resistor em série, e ligado em paralelo. Vou comprar o capacitor de poliester, montar e fazer um teste se resolve.
 
RESOLVIDO!

Instalei um capacitor de poliéster 100nF 250V em paralelo no interruptor da bomba. Fiz pelo menos uns 50 acionamentos sem apresentar problema. Antes com uns 5 acionamentos já dava pau.
Obrigado pela dica Dumpa e Guto.
 
RESOLVIDO!

Instalei um capacitor de poliéster 100nF 250V em paralelo no interruptor da bomba. Fiz pelo menos uns 50 acionamentos sem apresentar problema. Antes com uns 5 acionamentos já dava pau.
Obrigado pela dica Dumpa e Guto.

Não galera não resolveu... :(
Hoje iniciando a brassagem deu pau logo de cara... mesmo testando 50 vezes que não deu pau, hoje deu. Para tirar a teima desliguei e liguei a chave da bomba mais algumas vezes e deu pau. Sendo assim o capacitor não eliminou o problema. Vou tentar montar o capacitor com um resistor em série e testar e informo aqui.
 
Manda fotos detalhadas da sua ligação, pq assim fica mais fácil avaliar a sua situação e possível erro.
Um Snubber com capacitor e resistor elimina muito ruídos, mas as vezes o ruído só é atenuado com indutores.
Em ultimo caso dá pra adicionar um opto acoplador entre a central que envia o sinal e o relé (ou chave) da bomba.
 
Manda fotos detalhadas da sua ligação, pq assim fica mais fácil avaliar a sua situação e possível erro.
Um Snubber com capacitor e resistor elimina muito ruídos, mas as vezes o ruído só é atenuado com indutores.
Em ultimo caso dá pra adicionar um opto acoplador entre a central que envia o sinal e o relé (ou chave) da bomba.

Gutto,
Tirei uma foto mas não dá para entender nada. Muito fio. Por isso que eu tinha desenhado o esquema. Já imaginava que não ia dar para entender.
Montei o capacitor com o resistor em série e ligado em paralelo com a chave. Também não adiantou :(
 
Tire várias fotos, quem sabe eu não consiga avaliar melhor que vc suas próprias fotos. :D
 
Segue as fotos da bagunça kkkkk
Não sei se alterar o valor do capacitor para mais ou menos resolveria algo.
 

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Segue as fotos da bagunça kkkkk
Não sei se alterar o valor do capacitor para mais ou menos resolveria algo.
Amigo, te aconselho a colocar 2 chaves, uma para auto/man e outra para on/off. Você colocou umas das fases no comum da chave, uma das saidas indo para o relé e depois para a bomba e a outra saida não indicou para onde vai, deduzo eu que vai para a bomba direto. Dessa forma mesmo quando você coloca em manual o ardbir ainda controla o relé o que pode gerar interferência.
Faz o seguinte teste, desliga o cabo que alimenta o relé e liga em manual para ver se o problema some. Caso funcione você coloca uma chave na alimentação do relé como auto/man e outra na fase como on/off.
 
Segue as fotos da bagunça kkkkk
Não sei se alterar o valor do capacitor para mais ou menos resolveria algo.

Amigo está bem complicado mesmo de entender e essa "zona" ai pode ser um dos motivos do ruído.
Organize melhor seus cabos, vai ajudar a resolver problemas e garantir uma instalação duradoura.
Sobre o seu esquema, é como o amigo ai disse, está faltando algo.

Passa aqui a lista de componentes que vc tem e oq pretende fazer, ai assim que possível faço um esquema elétrico pra vc refazer sua instalação.
 
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