• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Projeto ardbir

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ótima explicação Paulo, só uma dúvida, se torna mais eficiente este controle, não seria mais eficiente ter a saída por PWM?

Eu tenho a mesma dúvida, kkkk. Se dá para usar no manual pq não usar também no PID????

Só existe pro Uno e Nano

Pessoal, o que ocorre se utilizar no Mega? Que tipo de incompatibilidade há?

Eu tentei ontem por para operar e um dos botões não funcionou bem. Seria isso? Em tempo, a ligação dos botões é nas portas digital, certo?

Sds,

Fabiano da Mata

Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?

Sds,

Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?

Sds,

No modo automatico, ele pede se quer iniciar o cozimento, clique em nao...
E eu contiuo ainda sem conseguir atrasar o inicio da mostura em mais que 2:40min...:(

Sds,

Com o Mega você teria que rescrever o código, muito provavelmente alterar os pinouts nele. No Github tem esse aqui que diz que foi portado para o Mega:

https://github.com/wizbrewery/wiz-Open-ArdBir

No modo automatico, ele pede se quer iniciar o cozimento, clique em nao...
E eu contiuo ainda sem conseguir atrasar o inicio da mostura em mais que 2:40min...:(

Faça as seguintes modificações e teste. É mais ou menos isso.

1) LCD20x4_POR.h

void ImpostaTempo(unsigned long Time){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F("Configurar atraso"));

//CountDown(Time*60,6,2,2);
CountDown(Time*300,6,2,2);

LCD_SGEO();
}

2) Open-ArdBir.ino

void WaitStart() {
boolean Procedo = true;
TimeLeft = 0;

while (Procedo) {
ImpostaTempo(stageTime);
LeggiPulsante(Verso, Timer);

//Set((stageTime), 1440, 15, 15, Timer, Verso);
Set((stageTime), 1440, 15, 3, Timer, Verso); // 15 em 15 min

if (btn_Press(Button_enter, 50)) Procedo = false;

if (btn_Press(Button_start, 50)) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();
Procedo = wait_for_confirm(2, 2, 2);

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;

start_time();

while(stageTime > 0) {
//StartDelay(TimeLeft);
StartDelay(TimeLeft*300); //Precisa ser o mesmo número utilizado para multiplicar o Countdown no arquivo LCD20x4_POR.h

Timing(0, true, 1);

quit_mode(Procedo);
if (!Procedo) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}

}
Buzzer(5, 250);
Clear_2_3();

} else {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

Faça as seguintes modificações e teste. É mais ou menos isso.

1) LCD20x4_POR.h

lcd.setCursor(2,1);

LCD_SGEO();
}

2) Open-ArdBir.ino

void WaitStart() {
boolean Procedo = true;
TimeLeft = 0;

while (Procedo) {
ImpostaTempo(stageTime);
LeggiPulsante(Verso, Timer);

Set((stageTime), 1440, 15, 3, Timer, Verso); // 15 em 15 min

Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;

start_time();

while(stageTime > 0) {
//StartDelay(TimeLeft);
StartDelay(TimeLeft*300); //Precisa ser o mesmo número utilizado para multiplicar o Countdown no arquivo LCD20x4_POR.h

Timing(0, true, 1);

quit_mode(Procedo);
if (!Procedo) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}

}
Buzzer(5, 250);
Clear_2_3();

} else {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

Fabiano, Obrigado pela ajuda.

Da forma abaixo funcionou bem:

Set((stageTime), 1440, 3, 3 , Timer, Verso); // 15 em 15 minutos

Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 300; // Ajusta retardo em mais de 10 horas
//TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;
start_time();

No LCD:

lcd.setCursor(2,1);

LCD_SGEO();
}

void StartDelay(unsigned long Tempo){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F(" Inicio em... "));
CountDown(Tempo,6,2,2);

Boa noite pessoal

Desculpem eu procurei mas nao achei.

Vcs poderiam me passar a lista completa de componentes pra eu montar 1 ardbir?

Quero montar o meu próprio ardbir.

Obrigado

Boa noite pessoal

Desculpem eu procurei mas nao achei.

Vcs poderiam me passar a lista completa de componentes pra eu montar 1 ardbir?

Quero montar o meu próprio ardbir.

Obrigado

No próprio Dropbox que está tudo do ardbir tem a lista de componentes para fazer a PCB.

Mas segue lista que colocaram aqui nesse tópico mesmo

BORNE PASSO 5MM - 3 TERMINAIS Quantidade: 2
BORNE PASSO 5MM - 2 TERMINAIS Quantidade: 7
DIODO 1N4007 Quantidade: 2
TRANSISTOR BC337 Quantidade: 3
RESISTOR 470R 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 10K 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 4K7 1/4W 5 % Quantidade: 1
TRIMPOT HORIZONTAL 10K Quantidade: 1
RESISTOR 120R 1/4W 5 % Quantidade: 1
CONECTOR BARRA DE PINOS MACHO Quantidade: 1
Interruptor* MINI PUSHBOTTOM* Quantidade: 4
LCD DISPLAY HD44780 20X4 ou 16X2 Quantidade: 1

Ou compra kit com placa e componentes ou já montada no ML, tem com preço bom e preço ruim ;)

No ML tem o kit com a placa montada já, pronta para você terminar de montar, já vem com os reles,.placa do Danielxan e arduino já configurado, soldada já display.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Alguém aqui do grupo tem placa para vender? Eu queria a do Daniel Xan.

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk

Alguém aqui do grupo tem placa para vender? Eu queria a do Daniel Xan.

Sou fabricante de PCIs, posso lhe fornecer essa placa.

Eu estou desenvolvendo meu próprio ardbier, já com o SSR e relé na placa.
Foda que já faz mais de um mês que meus componentes estão vindo pelos correios e sem eles não consigo testar e comprovar o funcionamento dela.
Tem umas fotos a alguns posts atrás. srsrsr

Muito agradecido pelo retorno.
Comprei neste final de semana os outros componentes como:
Rele 12V
Rele estado sólido
LCD 20x4
Sensor Temp.
Caixa (painel)
Arduino
Botões
Etc.
Um colega comentou de usar uma placa protobord, mais sinceramente prefiro essa placa pra interligar o LCD e o Arduino.

Oi Pessoal,

Novamente vou pedir uma ajuda pra vocês, não estou conseguindo chegar a fervura, seja em 97, 100 ou qualquer outra temperatura superior

Eu faço levas pequenas. Tenho uma panela numero 28 de 15.3L com resistencia de 1600W em 110V (14.54A). (comprei a resistencia baseando no topico do forum sobre resistencia - Fervura 1000W p/ 10 litros)

Hoje testei com 13L de agua o sistema com o Ardbir e foi muito demorada as rampas e não consegui chegar a fervura. Cheguei no maximo a 96 graus.

Eu vi varias referencias na internet para configuração do PID, e cheguei a deixar tbm somente o P =100 e o I/D zerados. Mas não consegui passar de 96 graus.

Apenas para constar, depois de algumas horas, de 13L estava na panela fiquei com 8 a 9 litros no maximo, e mesmo com a evaporação, não passei dos 96 graus.

Vocês saberiam me dizer o que pode estar de errado?

Obrigado,
Luiz Gabriel

Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira

Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira

Ué, mano...
Quando você chega na etapa de fervura, a resistência fica o tempo todo ligada e mesmo assim a temperatura não sobe o suficiente ou a resistência fica ligando e desligando?
Se ela fica ativando e desativando, o problema está na configuração dos parâmetros PID.
Se a resistência fica ligada o tempo todo e mesmo assim ela não ferve, é questão de equipamento mesmo. Tipo, a resistência não tem potência suficiente, a panela perde muita temperatura pro meio externo, este tipo de coisa....
Esse negócio de 1000w para cada 10L é uma aproximação. Em alguns casos isso pode não dar bem certo.
Eu recomendo é usar uma resistência com o dobro da potência recomendada por essa regrinha.
Como o sistema é PID, ele só vai usar a resistência o quanto for necessário, não correndo o risco de caramelizar o mosto ou algo assim (sem contar que a recirculação constante também reduz drasticamente este risco).

Foda que já faz mais de um mês que meus componentes estão vindo pelos correios e sem eles não consigo testar e comprovar o funcionamento dela.
Tem umas fotos a alguns posts atrás. srsrsr

E eu já estou a mais de dois meses esperando meu arduino e os componentes, comprei final de fevereiro :(:mad::(

Obrigado!

Hugo Moreira
Eu ainda no uso o Ardbir, mas estou estudando o bichinho. Me parece que o controle na fervura não é por PID e sim por PWM. Dois parâmetros importantes dá configuração são: a temperatura de fervura informada e o tamanho do PWM. Primeiro, tente dizer para o Ardbir que a temperatura de fervura é 105 graus. Assim o PWM só entra em atuação próximo festa temperatura. Se ainda assim não ferver, aí a questão é a resistência mesmos.

SDS,

Fabiano da Mata

P.S. conte para nós se a elevação da temperatura de fervura na configuração do Ardbir funcionou.

Obrigado!

Hugo Moreira

Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais... Na fervura o arduino usa apenas a modulação de saida (PWM) para definir a potência máxima que você quer. O que siginifica isso? Bem, no ajuste dos parametros do ArdBir tem um parametro que chama "PMW %" que você pode mudar de 0-100 %, que significa o percentual de potência que será aplicada a sua resistência na hora da fervura, se você manter esse parâmetro em 80%, no exemplo de sua resistência de 1500 W, só terá a ela aplicado 1200W na fervura.

Então primeiro ponto de checagem: Veja no set up inicial qual seu PWM %, eu uso em 100 mesmo.

Outra questão, o parametro "Boiling" ou Fervura, ele tem como padrão de 95-105 ºC, bem normalmente o pessoal usa 102, pois considerando atingido os 102 graus garantidamente já ferveu... acontece que aqui em casa quando chega a 99,5 começa a ferver..e iniciado a fervura, como fisicamente está ocorrendo uma mudança de fase a temperatura não aumenta mais e o controlador não entende que começou a ferver para fazer a contagem do tempo... Ai eu setei o meu como temperatura de fervura em 99 ºC, ai quando se está na iminencia de começar a ferver o tempo já começa a contar. Se o seu problema for que visualmente está fervendo mas o tempo não conta é só baixar o parametro "Boiling".

Por último: isolamento térmico da panela: Sou eng Mecânico e pela minha teoria de estudo eu não achava que o isolamento térmico fosse tão necessário, mas faço cerveja em um AP, numa varanda no 15 andar e venta pra cacete aqui, no verão sim não tem muita diferença... mas quando está mais fresco demora muito pra ferver... comprei então um pedaço de EVA de 6 mm e fiz uma manta que cubro o costado da panela.... melhorou muito!!!

Veja esses pontos e espero ter ajudado.

Grato.

Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais... Na fervura o arduino usa apenas a modulação de saida (PWM) para definir a potência máxima que você quer. O que siginifica isso? Bem, no ajuste dos parametros do ArdBir tem um parametro que chama "PMW %" que você pode mudar de 0-100 %, que significa o percentual de potência que será aplicada a sua resistência na hora da fervura, se você manter esse parâmetro em 80%, no exemplo de sua resistência de 1500 W, só terá a ela aplicado 1200W na fervura.

Então primeiro ponto de checagem: Veja no set up inicial qual seu PWM %, eu uso em 100 mesmo.

Outra questão, o parametro "Boiling" ou Fervura, ele tem como padrão de 95-105 ºC, bem normalmente o pessoal usa 102, pois considerando atingido os 102 graus garantidamente já ferveu... acontece que aqui em casa quando chega a 99,5 começa a ferver..e iniciado a fervura, como fisicamente está ocorrendo uma mudança de fase a temperatura não aumenta mais e o controlador não entende que começou a ferver para fazer a contagem do tempo... Ai eu setei o meu como temperatura de fervura em 99 ºC, ai quando se está na iminencia de começar a ferver o tempo já começa a contar. Se o seu problema for que visualmente está fervendo mas o tempo não conta é só baixar o parametro "Boiling".

Por último: isolamento térmico da panela: Sou eng Mecânico e pela minha teoria de estudo eu não achava que o isolamento térmico fosse tão necessário, mas faço cerveja em um AP, numa varanda no 15 andar e venta pra cacete aqui, no verão sim não tem muita diferença... mas quando está mais fresco demora muito pra ferver... comprei então um pedaço de EVA de 6 mm e fiz uma manta que cubro o costado da panela.... melhorou muito!!!

Veja esses pontos e espero ter ajudado.

Grato.

Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?

Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?

EVA eu não sei, mas eu uso um isolante branco vagabundo mais barato que EVA, e funciona bem.

Attachments

• 2017-02-12 12.18.17.jpg
    2017-02-12 12.18.17.jpg
    158.1 KB
Olá amigos cervejeiros, tudo na paz??? Aos colegas que estão tendo problema com a fervura, tive este problema, chegava a no máximo 96° com a panela aberta e a uma leve fervura com a panela tampada, quebrei muito a cabeça achando que era algum erro de configuração do ArdBir ou construção de todo o equipamento, revisei tudo umas 50x, acabei por descobri na pratica como já citado aqui, essa regra de 1000w por 10L é só aproximado mesmo, no meu caso para ferver 30L preciso de 4100w, com essa potencia consigo uma fervura vigorosa com a panela aberta.

Espero que possa ajudar a todos!!!

Vlwww galera e boas brassagens.

Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais...

Verdade, eu tinha ignorado o fato de que durante a fervura é o PWM que age.
Obrigado pela correção.
No mais, aquilo que eu falei ainda é valido (como o amigo aqui em cima comentou). A regrinha de potência tem que ser testada na prática, pq nem sempre funciona.
Sem contar que mesmo vindo de uma empresa de qualidade, dificilmente vamos conseguir garantir que a resistência está de fato entregando a potência que ela promete, né...

Agora, me tira uma dúvida: O PWM age limitando a potência que a resistência entrega. Mas isto é feito controlando o tempo que ela fica ativa ou ele realmente controla a entrada de energia da resistência?
O SSR consegue fazer este tipo de controle?

Obrigado!

PWM significa "pulse with modulation", o que na verdade ele faz é em um gráfico tensão x tempo (perido da senoide da onda), ele altera a quantidade de potencia entregue a resistencia, mantendo a tensão média quase constante!!! em resumo ele vai chaveando em frequencia muito ata de modo que a resistencia receba menos potencia mas a uma tensão "quase" constante. Já o SSR recebe esse sinal de baixa potencia vindo da saida do ArdBir e repete ele em uma saida de alta potencia, fazendo com que uma porta extremamente fraca do Arduino consiga controlar guandes potencias.

Abraço.

Obrigado a todos pelas observações!

Eu resolvi substituir as minhas resistências, de duas de 1500w por duas de 2200w. O meu controlador trabalha com duas resistências independentes. Durante a mostura ele ativa somente uma para melhor ajuste das rampas de temperatura. Na etapa de fervura ela aciona as duas.

Comprei este controlador no Mercado Livre e montei o equipamento, vou avaliar se esta alteração da programação do ArdBir feita pelo fornecedor é realmente válida. Caso eu julgue que não esta funcionando legal, resetarei e instalarei a programação original e ligarei as resistências em conjunto. Acredito que daqui uns 20 dias coloque o equipamento pra rodar novamente. Passo as informações para vcs.

Obrigado!

Att,

Hugo Moreira

Pessoal, desenvolvi uma PCI de interface BrewmaniacEX, estou organizando uma lista para viabilizar a produção das placas e compra dos componentes, se alguém tiver interesse entra lá no tópico referente ao projeto pra informações de como estamos procedendo.

Back