Ótima explicação Paulo, só uma dúvida, se torna mais eficiente este controle, não seria mais eficiente ter a saída por PWM?
Eu tenho a mesma dúvida, kkkk. Se dá para usar no manual pq não usar também no PID????
Ótima explicação Paulo, só uma dúvida, se torna mais eficiente este controle, não seria mais eficiente ter a saída por PWM?
Já foi criado. Desculpe o off topic
Nem precisa pedir desculpa não. Mas você podia era postar o link pra nós![]()
Só existe pro Uno e Nano
Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?
Sds,
Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?
Sds,
No modo automatico, ele pede se quer iniciar o cozimento, clique em nao...
E eu contiuo ainda sem conseguir atrasar o inicio da mostura em mais que 2:40min...![]()
Faça as seguintes modificações e teste. É mais ou menos isso.
1) LCD20x4_POR.h
void ImpostaTempo(unsigned long Time){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F("Configurar atraso"));
//CountDown(Time*60,6,2,2);
CountDown(Time*300,6,2,2);
LCD_SGEO();
}
2) Open-ArdBir.ino
void WaitStart() {
boolean Procedo = true;
TimeLeft = 0;
while (Procedo) {
ImpostaTempo(stageTime);
LeggiPulsante(Verso, Timer);
//Set((stageTime), 1440, 15, 15, Timer, Verso);
Set((stageTime), 1440, 15, 3, Timer, Verso); // 15 em 15 min
if (btn_Press(Button_enter, 50)) Procedo = false;
if (btn_Press(Button_start, 50)) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}
LCD_Procedo();
Procedo = wait_for_confirm(2, 2, 2);
Clear_2_3();
if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;
start_time();
while(stageTime > 0) {
//StartDelay(TimeLeft);
StartDelay(TimeLeft*300); //Precisa ser o mesmo número utilizado para multiplicar o Countdown no arquivo LCD20x4_POR.h
Timing(0, true, 1);
quit_mode(Procedo);
if (!Procedo) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}
Buzzer(5, 250);
Clear_2_3();
} else {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}
Boa noite pessoal
Desculpem eu procurei mas nao achei.
Vcs poderiam me passar a lista completa de componentes pra eu montar 1 ardbir?
Quero montar o meu próprio ardbir.
Obrigado
Alguém aqui do grupo tem placa para vender? Eu queria a do Daniel Xan.
Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
Oi Pessoal,
Novamente vou pedir uma ajuda pra vocês, não estou conseguindo chegar a fervura, seja em 97, 100 ou qualquer outra temperatura superior
Eu faço levas pequenas. Tenho uma panela numero 28 de 15.3L com resistencia de 1600W em 110V (14.54A). (comprei a resistencia baseando no topico do forum sobre resistencia - Fervura 1000W p/ 10 litros)
Hoje testei com 13L de agua o sistema com o Ardbir e foi muito demorada as rampas e não consegui chegar a fervura. Cheguei no maximo a 96 graus.
Eu vi varias referencias na internet para configuração do PID, e cheguei a deixar tbm somente o P =100 e o I/D zerados. Mas não consegui passar de 96 graus.
Apenas para constar, depois de algumas horas, de 13L estava na panela fiquei com 8 a 9 litros no maximo, e mesmo com a evaporação, não passei dos 96 graus.
Vocês saberiam me dizer o que pode estar de errado?
Obrigado,
Luiz Gabriel
Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?
Obrigado!
Hugo Moreira
Foda que já faz mais de um mês que meus componentes estão vindo pelos correios e sem eles não consigo testar e comprovar o funcionamento dela.
Tem umas fotos a alguns posts atrás. srsrsr
Eu ainda no uso o Ardbir, mas estou estudando o bichinho. Me parece que o controle na fervura não é por PID e sim por PWM. Dois parâmetros importantes dá configuração são: a temperatura de fervura informada e o tamanho do PWM. Primeiro, tente dizer para o Ardbir que a temperatura de fervura é 105 graus. Assim o PWM só entra em atuação próximo festa temperatura. Se ainda assim não ferver, aí a questão é a resistência mesmos.Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?
Obrigado!
Hugo Moreira
Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?
Obrigado!
Hugo Moreira
Luiz Gabriel e Hugo,
explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais... Na fervura o arduino usa apenas a modulação de saida (PWM) para definir a potência máxima que você quer. O que siginifica isso? Bem, no ajuste dos parametros do ArdBir tem um parametro que chama "PMW %" que você pode mudar de 0-100 %, que significa o percentual de potência que será aplicada a sua resistência na hora da fervura, se você manter esse parâmetro em 80%, no exemplo de sua resistência de 1500 W, só terá a ela aplicado 1200W na fervura.
Então primeiro ponto de checagem: Veja no set up inicial qual seu PWM %, eu uso em 100 mesmo.
Outra questão, o parametro "Boiling" ou Fervura, ele tem como padrão de 95-105 ºC, bem normalmente o pessoal usa 102, pois considerando atingido os 102 graus garantidamente já ferveu... acontece que aqui em casa quando chega a 99,5 começa a ferver..e iniciado a fervura, como fisicamente está ocorrendo uma mudança de fase a temperatura não aumenta mais e o controlador não entende que começou a ferver para fazer a contagem do tempo... Ai eu setei o meu como temperatura de fervura em 99 ºC, ai quando se está na iminencia de começar a ferver o tempo já começa a contar. Se o seu problema for que visualmente está fervendo mas o tempo não conta é só baixar o parametro "Boiling".
Por último: isolamento térmico da panela: Sou eng Mecânico e pela minha teoria de estudo eu não achava que o isolamento térmico fosse tão necessário, mas faço cerveja em um AP, numa varanda no 15 andar e venta pra cacete aqui, no verão sim não tem muita diferença... mas quando está mais fresco demora muito pra ferver... comprei então um pedaço de EVA de 6 mm e fiz uma manta que cubro o costado da panela.... melhorou muito!!!
Veja esses pontos e espero ter ajudado.
Grato.
Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?
Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?
Luiz Gabriel e Hugo,
explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais...