• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas na fermentação...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bruzulu

Active Member
Reaction score
5
Olá a todos, estou na minha primeira brassagem -uma Cream Ale- e tive alguns problemas(apesar de ter estudado uns 3 meses direto...kk).

Primeiro a moagem dos grãos ficou mais fina do q o esperado e a cerveja não clarificou corretamente na circulação (até porque entupiu 2 vezes meu chuveiro). Em seguida, não consegui baixar a temp. até 20 graus+ou- e inoculei a 30 e poucos graus (US-05)...mas o maior problema foi no início da fermentação, onde meu TIC17 estava com mal contato e só fui perceber o problema após 24 hs de fermentação (ligando e desligando direto a temp. ficou por volta de 29 graus no primeiro dia). Após o problema resolvido, mantive a 19 graus e percebi q com 3 dias já não havia mais atividade no airlock (aferi a densidade por mais 3 dias seguidos e a atenuação continuava inalterada/bem próxima do objetivo).
Após 4 dias de secundária elevando grau a grau a temp. parti para a clarificação...ocorre que: a cerva está muito turva (com aparência de witbier) e a cada amostra q tiro para análise sensorial tenho certa azia/sensação ácida (quase refluxo). Qual seria o off flavor produzido?...Esse primeiro lote tem conserto?..

Obrigado a todos pela atenção!!!

Obs.: tanto a OG 1,048 qto a FG 1,015 estão bem próximos do esperado.

Relaxa.

Primeiro, a cerveja pode ser turva.
Seguindo, se você hidratou o fermento antes, inocular até uns 35°C não é problema, caso o mosto esfrie logo.
A fermentação (primária)ter acabado em 4 dias não é nada anormal (não confie Air Lock para aferir o andamento da fermentação).

A azia nada mais é que o fermento que tu tomou. Hehehehe.

Não procure cabelo em ovo. Tem gosto de cerveja? Cheira bem como cerveja? Vai dar para tomar? Então é a tua primeira cerveja.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Olá a todos, estou na minha primeira brassagem -uma Cream Ale- e tive alguns problemas(apesar de ter estudado uns 3 meses direto...kk).

Primeiro a moagem dos grãos ficou mais fina do q o esperado e a cerveja não clarificou corretamente na circulação (até porque entupiu 2 vezes meu chuveiro). Em seguida, não consegui baixar a temp. até 20 graus+ou- e inoculei a 30 e poucos graus (US-05)...mas o maior problema foi no início da fermentação, onde meu TIC17 estava com mal contato e só fui perceber o problema após 24 hs de fermentação (ligando e desligando direto a temp. ficou por volta de 29 graus no primeiro dia). Após o problema resolvido, mantive a 19 graus e percebi q com 3 dias já não havia mais atividade no airlock (aferi a densidade por mais 3 dias seguidos e a atenuação continuava inalterada/bem próxima do objetivo).
Após 4 dias de secundária elevando grau a grau a temp. parti para a clarificação...ocorre que: a cerva está muito turva (com aparência de witbier) e a cada amostra q tiro para análise sensorial tenho certa azia/sensação ácida (quase refluxo). Qual seria o off flavor produzido?...Esse primeiro lote tem conserto?..

Pelo que você relatou não ficou claro se a cerveja mesma está ácida ou é esse só o efeito que te causa.Mas,eu intui que você está sentindo uma sensação alcoólica "!queimante";nesse caso,seria resultado da produção de álcoois superiores,consequência do descontrole de temperatura do início da fermentação.
Quanto à turbidez,te aconselho fazer uso de gelatina para clarificação;Já existe tópico aqui no forum explicando a técnica.

Sobre se há salvação ou não,é difícil dizer;com envelhecimento há diminuição desse nível de álcoois superiores,supondo que esse seja mesmo o caso,embora nem sempre "limpe" completamente a cerveja.

De qualquer forma,é recomendável você sempre esperar a temperatura certa para inocular a levedura:termine o resfriamento na geladeira,até bater a temperatura que deseja,só depois inocule.Não há grande risco de contaminação nisso e faz grande diferença no produto.

Bom,aguardo você esclarecer melhor o paladar da cerveja em si.

Obrigado pela atenção Jean...Hidratei o fermento sim, mas demorou 24hs para chegar até 19 graus (como havia dito).
Qto a azia, ainda hoje, no quarto dia de clarificação estou sentido...normal?!

Mas tem gosto e cheiro de cerva!!!..kkk

Obrigado de novo!!!

Olá Hopdevils...a sensação ao paladar é esse queimante mesmo q vc relatou..

Qto a gelatina, adicionei ao mosto hoje e espero que melhore a aparência (para o estilo desejado).

Essa técnica de manter o fermentador na geladeira até atingir a temp desejada e só depois inocular eu desconhecia até uns 2 dias atrás..kkk..

Mas obrigado pelas dicas..

Olá Hopdevils...a sensação ao paladar é esse queimante mesmo q vc relatou..

Qto a gelatina, adicionei ao mosto hoje e espero que melhore a aparência (para o estilo desejado).

Essa técnica de manter o fermentador na geladeira até atingir a temp desejada e só depois inocular eu desconhecia até uns 2 dias atrás..kkk..

Mas obrigado pelas dicas..
Tem que ver se a sensação é tipo calor como cachaça/whisky ou azia tipo pão caseiro/bolo quente.

Ainda aposto em fermento. Se clarifica, ele está no fundo é tu está tirando pelo fundo.

Tem que ver se a sensação é tipo calor como cachaça/whisky ou azia tipo pão caseiro/bolo quente.

Ainda aposto em fermento. Se clarifica, ele está no fundo é tu está tirando pelo fundo.

Ta mais pra fermento mesmo...estou tirando pelo fundo do fermentador (a torneira fica a uns 3,5cm do fundo da bombona), mas ai fica a pergunta: qdo for engarrafar, esse fermento vai todo para as garrafas ou terei q comprar um sifão para evitar isso?!

Obrigado.

Ta mais pra fermento mesmo...estou tirando pelo fundo do fermentador (a torneira fica a uns 3,5cm do fundo da bombona), mas ai fica a pergunta: qdo for engarrafar, esse fermento vai todo para as garrafas ou terei q comprar um sifão para evitar isso?!

Obrigado.

a que temperatura tu está clarificando ?

Uma coisa é a quantidade de fermento do fundo em um copo, outra é esta quantidade em suspensão dissolvida em todo o balde que usará para o priming e engarrafar.

depois quando gelar a cerveja deixe ela de pé que o fermento vai para o fundo.

Ok, obrigado, então deve ter churrasco pra comemorar!!!...kkk...

Estou clarificando em 0,5 graus...

Visto que teve bastante problema na fermentação, eu deixaria na secundária por um período maior.
Usando esse fermento, normalmente eu faço a secundária a 25c por uns 4 dias, isso com uma fermentação redonda...mas como vc teve problemas, eu deixaria no mínimo uma semana. Só então partiria para a clarificação.

Qt a "azia" pode ser muita coisa...excesso de alcoois superiories, lupulo, mt levedura em suspensão e etc...

Capricha na secundária até que vc perceba que a cerveja perdeu um pouco desse efeito...se é que vai perder :p

[ ]´s

Back