Leandropomim
Member
- Reaction score
- 2
Boa tarde galera vamos lá a minha dúvida
Quinta feira passada fiz uma kolsch
Uma cerveja que já fiz mais de 10 vezes e sempre foi perfeitamente bem
Porém dessa única vez graças a um problema de família tive que sair o mais rápido possível e inoculei o fermento devidamente hidratado porém devido a pressa para sairmos
Quando inoculei o fermento o mosto ainda estava em 55 graus
Eu uso um chiller de placas para refrigerar o mosto
Fico circulando por ele até atingir a temperatura abaixo dos 30 para só depois colocar o mosto no fermentador
Porém dessa vez devido a preço não pude fazer como de costume
Já faz quatro dias que está fermentando e não há nenhuma atividade no airlock e a densidade ainda está estabilizada nos 1050
Queria saber o que posso fazer
Se acham que eu deveria jogar outro fermento ao apenas adicionar mais do mesmo ou se deveria esperar mais
Lembrando que sanitizei tudo perfeitamente e oxigenei muito bem também
Dados da cerveja
Kolsch
Densidade inicial 1050
Densidade final esperada 1015
60 litros de kolsch
Fiz rapaz de temperatura em 55 por dez minutos
66 até confirmar o teste do iodo
E desativação em 78 por 10 minutos
Usei malte pilsen cargil
Malte Vienna
Lúpulo Magnum e mandarina Bavária
Água mineral
100 gramas de raspas de laranja azeda adicionados na fervura
E três sachês de fermento us-04
Pra ser sincero e a primeira vez que utilizo esse fermento pois sempre utilizo o s-35 porém estava em falta dessa vez
Mais acredito que o erro foi na temperatura de inoculação do fermento e gostaria de saber se existe algo a fazer para salvar minha levar
O mosto está com um aroma e sabor maravilhoso e estou quase jogando mais alguns sachês de fermento pois acredito eu que tenha matado os primeiros fermentos devido a temperatura que o mosto se encontrava quando o inoculei
Desde Ja obrigado galera
Quinta feira passada fiz uma kolsch
Uma cerveja que já fiz mais de 10 vezes e sempre foi perfeitamente bem
Porém dessa única vez graças a um problema de família tive que sair o mais rápido possível e inoculei o fermento devidamente hidratado porém devido a pressa para sairmos
Quando inoculei o fermento o mosto ainda estava em 55 graus
Eu uso um chiller de placas para refrigerar o mosto
Fico circulando por ele até atingir a temperatura abaixo dos 30 para só depois colocar o mosto no fermentador
Porém dessa vez devido a preço não pude fazer como de costume
Já faz quatro dias que está fermentando e não há nenhuma atividade no airlock e a densidade ainda está estabilizada nos 1050
Queria saber o que posso fazer
Se acham que eu deveria jogar outro fermento ao apenas adicionar mais do mesmo ou se deveria esperar mais
Lembrando que sanitizei tudo perfeitamente e oxigenei muito bem também
Dados da cerveja
Kolsch
Densidade inicial 1050
Densidade final esperada 1015
60 litros de kolsch
Fiz rapaz de temperatura em 55 por dez minutos
66 até confirmar o teste do iodo
E desativação em 78 por 10 minutos
Usei malte pilsen cargil
Malte Vienna
Lúpulo Magnum e mandarina Bavária
Água mineral
100 gramas de raspas de laranja azeda adicionados na fervura
E três sachês de fermento us-04
Pra ser sincero e a primeira vez que utilizo esse fermento pois sempre utilizo o s-35 porém estava em falta dessa vez
Mais acredito que o erro foi na temperatura de inoculação do fermento e gostaria de saber se existe algo a fazer para salvar minha levar
O mosto está com um aroma e sabor maravilhoso e estou quase jogando mais alguns sachês de fermento pois acredito eu que tenha matado os primeiros fermentos devido a temperatura que o mosto se encontrava quando o inoculei
Desde Ja obrigado galera