• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas com uma American Pale Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emerson Pereira

Cervejaria Forasteiros
Reaction score
3
Eu ganhei uma garrafa de American Pale Ale e achei estranho umas coisas.
Eu procurei nas especificações dela e dizia que uma APA tem uma IBU de 30 - 45 mas ela era uma cerveja bem suave, quase não sentia o amargor. Eu até percebi o caráter mais cítrico dos lúpulos americanos e também ela tinha a cor de uma APA (Pelo menos as da imagens da internet) PORÉM nas especificações diz que ela tem normalmente uma ABV de 4,5% - 6,2% Mas eu que sou até um pouco fraco com álcool, nem senti o efeito dele. Eu achei uma Witbier que eu tomei, mais forte em questão de sabor e de álcool do que ela.
Qual foi o problema dessa cerveja?

Meu amigo, isso é muito subjetivo. Quanto a cor concordo que se possa analisar no "olhometro", mas os fatores que podem alterar sua percepção de ABV e IBU são tantos que é mais provável que o problema esteja na sua análise do que na cerveja.

Ja tive algumas experiencias assim também, comprei uma cerveja com IBU alto quando fui beber praticamente não tinha amargor, o que eu acho... das duas uma ou é propaganda enganosa ou estão usando lúpulo com um amargor pouco intenso, mês passado fiz uma APA com simcoe ibu 45 parecia que tinha 20, pode ter algo a ver com o cohumulona baixo do lúpulo que na teoria deixa um amargor mais suave.

O tempo da cerveja também influencia. Percebo nas minhas que o amargor vai ficando menos intenso. Acho que quanto mais "fresca" é a cerveja, maior o IBU real dela.

O amargor percebido dependem muito do conjunto FG, maltes e IBU.

Fiz uma Session NEIPA com 13 IBU e ela é infinitamente mais amarga que uma Dry Stout de 40 IBU (de onde não se percebe o amargor).

O equilíbrio entre gravidade e amargor é muito importante.

Também há a percepção de amargor vinda do aroma e sabor. Cervejas com dry hopping tem amargor percebido maior do que uma sem com o mesmo IBU calculado. Hoje aposto muito em adições a 0 min ou mesmo abaixo de 80ºC e mesmo assim minhas APA´s tem um amargor perceptível, mesmo que o calculado não seja assim tão elevado.

O amargor percebido dependem muito do conjunto FG, maltes e IBU.

Fiz uma Session NEIPA com 13 IBU e ela é infinitamente mais amarga que uma Dry Stout de 40 IBU (de onde não se percebe o amargor).

O equilíbrio entre gravidade e amargor é muito importante.

Também há a percepção de amargor vinda do aroma e sabor. Cervejas com dry hopping tem amargor percebido maior do que uma sem com o mesmo IBU calculado. Hoje aposto muito em adições a 0 min ou mesmo abaixo de 80ºC e mesmo assim minhas APA´s tem um amargor perceptível, mesmo que o calculado não seja assim tão elevado.

Eu esperava uma cerveja mais marcante, mas acho que houve alguns erros tanto de escolha dos lúpulos quanto de produção. Mas como eu ainda sou um novato nessa área, eu só fiquei com mais vontade experimentar outras marcas artesanais que fazem esse estilo.
Obrigado pela resposta

Latest posts

Back