Estou nesse dilema, usar a seringa por garrafa ou misturar no segundo balde. Ocorre que eu adaptei as torneiras nos baldes e e panelas, e o segundo balde não vedou 100%. Me preocupo tb em oxigenar muito na hora de misturar. É para tanto? (Obs.: abri ontem minha primeira cerveja/garrafa teste, com 6 dias carbonatando e 6 horas na geladeira - 8gr/l açucar invertido). Ficou show, gerou 3 dedos de espuma, que tb se incorporou no líquido, e o gás deu um grande upgrade no sabor. Uma sensação indescritível ouvir o tsss e provar sua primeira cerva. Valeu a pena! Amanhã engarrafarei o lote todo. Obrigado a todos pelas dicas.
Pode ter quem defenda o priming individual através de seringa, mas na minha opinião um priming feito (de maneira correta) no lote inteiro antes de engarrafar vai gerar resultados sempre mais consistentes e acertivos.
Em relação à oxidação também, a seringa costuma proporcionar um jato meio forte e difícil de controlar, isso pode difundir muito mais ar dentro da cerveja do que abrir a tampa do balde e misturar gentilmente a solução.
quanto a oxidação, isso não acontece se você colocar primeiro o primming na garrafa e depois encher com cerveja.
Eu faço como o Guilherme, porém coloco 2 gotinhas de limão na água, isso vai fazer com que a água não "caramelize" o açucar.
Pelo contrário, o ácido do limão (como qualquer ácido) aumenta a caramelização do açucar, porque desidrata ele (remove água).
Mas esse tipo de coisa não chega a acontecer na fervura do açucar se tem água o suficiente pra diluir ele.
Eu sempre fiz o primming seguindo os preceitos básicos do Palmer, que na minha opinião segue sendo o mais simples, seguro e efetivo. Fervo o açúcar com água até diluir completamente, coloco no outro balde que vou usar pra engarrafar, trasfego a cerveja do fermentador para este balde utilizando um sifão (assim posso pegar o máximo de cerveja possível), misturo tudo novamente no outro balde pra homogeneizar, e já era!
Abraço,
Lag time na refermentação ?
hehe, não há? pois acreditava que sim, sendo que o mosto estava a 0° e até as leveduras se retivarem não seria um lag time?
Bom, primeiro... lag-time nesse caso é praticamente inexistente. Lag-time é o tempo que o fermento que estava em um meio leva para se adaptar ao outro quando o inoculamos.Eu faço desse jeito tb, porém só faço a transferência para as garrafas depois de umas 8 a 12 horas, espero o lag time passar no balde. Isso gera algum problema? Ou é indiferente?
Eu faço o mais trabalhoso mesmo, meço a mistura de primming e com uma seringa coloco em cada garrafa a quantidade necessária. Acredito que isso evita o problema de distribuição diferente do primming e evita a contaminação e oxidação ao ficar transferindo e mexendo a cerva.
Galera... quanto de solução de açúcar invertido usar no priming garrafa por garrafa? Digo... quando for fazer a solução de priming, quantos ml usar na seringa(se for o mais eficaz), para cada garrafa. Vejo todo mundo falando que usou na seringa,mas ninguém diz quanto ou como se dá o processbrigado pessoal.
Fernando, o trabalho é mínimo. Eu acho muito prático e faço. Nunca tive problemas com primming no balde de envase, mas depois que testei na seringa não faço de outra forma.Cara imagina o trampo que é fazer o priming na seringa garrafa por garrafa. Só se gostasse de ter trabalho a toa que fazer priming assim. Com ctz o mais prático e vc fazer o priming direto no balde ou fermentador que tenha. Calcule a quantidade de açúcar para o estilo cerveja, procura no Google calculadora para priming, aí faça a solução do açúcar invertido e joga no balde antes da trasfega. Depois faça a trasfega e por fim de uma mexida suave por 1 min. Mari tem erro, depois envasa na sequência.
Fernando, o trabalho é mínimo. Eu acho muito prático. Nunca tive problemas com primming no balde de envase, mas depois que testei na seringa não faço de outra forma.Cara imagina o trampo que é fazer o priming na seringa garrafa por garrafa. Só se gostasse de ter trabalho a toa que fazer priming assim. Com ctz o mais prático e vc fazer o priming direto no balde ou fermentador que tenha. Calcule a quantidade de açúcar para o estilo cerveja, procura no Google calculadora para priming, aí faça a solução do açúcar invertido e joga no balde antes da trasfega. Depois faça a trasfega e por fim de uma mexida suave por 1 min. Mari tem erro, depois envasa na sequência.
Vlw Cláudio consegui encontrar um artigo comentado. Abraços.Felipe o calculo da quantidade é tranquilo. Eu preparo o primming em uma quantidade maior do que seria necessário. Uma vez pronto, aplico regra de três para saber quantas gramas de açúcar tenho por mililitro e quanto é necessário em cada garrafa.
Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
Não vejo nenhuma vantagem em fazer garrafa por garrafa.