• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem - Problemas/Duvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nico12

New Member
Reaction score
1
Pessoal, boa tarde.
Preciso de uma ajuda, recentemente fiz minha primeira brassagem de 1 APA - 5L com kit.
Cometi alguns erros bem básicos que vou descrever aqui e queria uma ajuda de voces
1) Todo processo (brassagem / fervura) ocorreu normalmente, até a transferência para o balde fermentador (sanitzado) onde acabei deitando a panela apos o whirpool quando me dei conta ja tinha transferido todo o mosto....
2) Fervi a água para inocular o fermento, esperei baixar de 30graus e adicionei +- meio pacote...ai que acho que esta o problema....
não tinha densímetro/refratômetro então nao tive como medir a OG, ao colocar o fermento no balde e tampar não vi nenhuma ação do airlock no inicio achei que era por causa de headspace, mas ja tem uns 4 dias fermentando e não há atividade. Consegui um refratômetro e medi antes de ontem a densidade que esta em 104 medi 24hs depois com a mesma temperatura e nada mudou.

Tenho algumas duvidas, com o trub que foi para o balde, o que pode ocorrer? Off-flavor?
Posso/devo inocular mais um pouco de fermento e adicionar no balde?

Ou desisto e parto para a 2ª tentativa pq essa ja era?

Obrigado pela ajuda.
abs

Fala Nico, a quantidade de fermento parece certa. Da uma olhada no balde para ver se está bem vedado. Quanto ao trub, aconteceu comigo também, e pelo que eu li vai amargar mais a cerveja e pode ficar mais turva, dependo de como voce conseguir baixar a temperatura. Vai perder um pouco mais de cerveja, mas vai dar para tomar

Estou na primeira brassagem, o pessoal pode falar com mais propriedade, mas pelo que pesquisei é isso aí.

Abraço.

Nico12,

Não desistiria ainda. Está fermentando a que temperatura ? Você tem controle de temperatura na fermentação ? Você hidratou o fermento antes de inocular ?
Quanto ao trub, nem se preocupe. Pode alterar um pouco o gosto, mas nada que destrua sua cerveja.

Consegui um refratômetro e medi antes de ontem a densidade que esta em 104 medi 24hs depois com a mesma temperatura e nada mudou.

Tenho algumas duvidas, com o trub que foi para o balde, o que pode ocorrer? Off-flavor?
Posso/devo inocular mais um pouco de fermento e adicionar no balde?

Ou desisto e parto para a 2ª tentativa pq essa ja era?

Obrigado pela ajuda.
abs

Achei meio estranho essa medição de densidade aí... 104? Refratômetro é muito bom pra medir o mosto mas não é muito recomendado pra medir mosto fermentado, mas se usar deve usar calculadoras pra correção do álcool.

Sobre o trub tem nego que joga direto mesmo, depois vai decantar também boa parte. Mas dava pra resolver jogando de novo na panela, fazendo whirlpool de novo. O que pode dar é turbidez mesmo (chill haze), e tem gente que fala que é bom pra nutriente das leveduras até. Eu particularmente nem me importo com turbidez.

A quantidade de fermento também é bom usar uma calculadora, mesmo que não use agora no início mas é bom ir se acostumando. A temperatura de 30 graus não tem tanto problema se o fermento também estava nessa temperatura, o que não deve é ficar gerando choque térmico.

No mais, deu boa parabéns, só a densidade que é teu problema, tem que ter um mini densímetro pelo menos.

Abraço.

Nico12,

Não desistiria ainda. Está fermentando a que temperatura ? Você tem controle de temperatura na fermentação ? Você hidratou o fermento antes de inocular ?
Quanto ao trub, nem se preocupe. Pode alterar um pouco o gosto, mas nada que destrua sua cerveja.

É cara, acabei deixando la...no domingo teoricamente acaba a fermentação, vamos ver como estará.
toda a fermentação ficou na casa de 23/24º (temp ambiente), infelizmente não tenho (ainda) nenhum termostato para o controle, estou pensando em adquirir um...sim hidratei o fermento antes, esperei por 40 min antes de inocular.
Espero que sim.
valeu pela ajuda.

Achei meio estranho essa medição de densidade aí... 104? Refratômetro é muito bom pra medir o mosto mas não é muito recomendado pra medir mosto fermentado, mas se usar deve usar calculadoras pra correção do álcool.

Sobre o trub tem nego que joga direto mesmo, depois vai decantar também boa parte. Mas dava pra resolver jogando de novo na panela, fazendo whirlpool de novo. O que pode dar é turbidez mesmo (chill haze), e tem gente que fala que é bom pra nutriente das leveduras até. Eu particularmente nem me importo com turbidez.

A quantidade de fermento também é bom usar uma calculadora, mesmo que não use agora no início mas é bom ir se acostumando. A temperatura de 30 graus não tem tanto problema se o fermento também estava nessa temperatura, o que não deve é ficar gerando choque térmico.

No mais, deu boa parabéns, só a densidade que é teu problema, tem que ter um mini densímetro pelo menos.

Abraço.

Cara, acabei digitando errado é 1040...rsrs é vi na tabela, mas como tive que viajar a trabalho acabei nem fazendo a correção...
Mas pode dar alguma alteração no gosto, ou somente a turbidez?
Sobre a qtdade do fermento, acabei seguindo a receita, mas realmente deveria ter medido/pesado antes. Agora sobre a temperatura, fiquei realmente na duvida, pq acabei dando um choque termico nele, pois deixei o pacote na geladeira, fiz todo o procedimento de ferver a agua, esperar baixar a temp, e ai sim tirei da geladeira que devia estar a uns ~13~15 graus e "misturei" com a agua....sera que ta ai o erro?
Valeu pela ajuda.
Abs

Sobre o trub, já vi uma galera dizendo que pode dar uma alteração no gosto, mas também já vi dizendo que é imperceptível.
Dentre as coisas que você postou, acho que a que mais impacta é o choque térmico do fermento. Parece que pode matar uma boa parte das células do fermento. Normalmente eu tiro 1 da geladeira dia antes da brassagem.

[]s

Back