• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem: OB baixa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arthurgeek

New Member
Reaction score
0
Galera,

Tudo bem?

Depois de estudar bastante (ainda não terminei, mas li bastante do How to Brew do John Palmer, e li bastante o fórum e outros sites na internet), finalmente comprei meu kit (5L do Lamas, já que vou fazer em apartamento) e fiz a primeira brassagem ontem.

Sei que cometi alguns erros, já estudei e espero melhorar com esses erros aprendidos. Venho aqui pedir ajuda para analisar o que mais posso ter errado no processo, e assim melhorar ainda mais com a ajuda de vocês.

Ainda não tenho controle de temperatura, devo comprar uma geladeira até o final do ano.

A cerveja que fiz foi a Pale Ale que vem no kit, no futuro pretendo eu mesmo fazer a receita usando o Beersmith e comprar tudo separado, sem ser um kit.

Primeiramente: notei que os maltes que já vieram moídos no kit, continham alguns grãos inteiros ainda. Não era muitos, mas estavam lá. Eu tenho um moedor, mas decidi não moer de novo, com medo de deixar fina demais, já que eram alguns poucos grãos que estavam inteiros.

Fiz uma mostura de 60min, sempre à 68º. Fiz o teste de iodo, e saiu tranquilo. Fiz algumas recirculações, até o mosto sair bem claro. Depois, fiz um batch sparge, e aqui eu sei que errei, já que usei 2L pro sparge, mas não deixei a água na panela, coloquei 1L, tirei, coloquei mais 1L tirei. Sei que na próxima devo deixar pelo ~30min. É isso mesmo? Devo mexer o malte após o sparge?

Fiz uma fervura de 60min, e acredito que deveria ter evaporado mais, já que dos ~6,5L que iniciaram a fervura, saí com algo bem próximo de 5L. Estou certo? Ou essa evaporação está correta? Sei que depende do equipamento, mas aqui eu queria mais ter uma ideia.

Decidi não reidratar o fermento para dimuinuir as chances de contaminamento, já que foi minha primeira brassagem.

Aerei bem, fechei o fermentador, inoculei o fermento (meio pacote de US-05) e fui medir a densidade. Deveria ter medido antes de inocular o fermento, né? De qualquer maneira, o densímetro apontou uma OG de 1034, quando o esperado pela receita seria 1051.

Durante a noite o fermentador estava borbulhando bem, e hoje durante o dia continua fermentando, só que mais lentamente.

Essa OG bem abaixo do esperado, se deve somente por não ter feito o sparge corretamente ou posso ter errado em algum outro ponto? Da próxima além do teste de iodo, vou medir a densidade antes da fervura, assim eu analiso se preciso passar mais tempo no sparge ou não.

Pretendo fazer minha segunda brassagem no mês que vem, quando estarei de férias, e até lá espero aprender com os erros dessa primeira! Dicas para melhorar o processo?

Pra um batch sparge, o ideal é que cada extração(incluindo a primeira) seja de mesmo volume. Por exemplo, se vc usou 3kg de malte e quer 6l finais com 3 batches, cada extração vai ter que ser de 2l. Pra isso, vc mostura com 2l+absorção dos graos+dead space da panela. Absorção geralmente é 1l/kg e supondo que não tenha dead space, vc deveria mosturar com 5l. Daí extrai 2l, joga mais 2l, mistura, extrai, e repete uma terceira vez.

Variar um pouco abaixo ou acima disso não faz tanta diferença, mas extremos fazem.

Sua leva não é de 5l? Qual problema de terminar com quase 5l?

Meio pacote não hidratado foi ok pra sua cerveja, mas só porque ela ficou com OG baixo. Metade do fermento morre se não hidratar, então se quiser não hidratar, use o dobro de fermento na próxima(até porque nem é tão legal ficar guardando fermento seco aberto).

A eficiência baixa tem influência da moagem que aparentemente não foi ideal, mas precisaria de mais informações sobre como vc fez essa lavagem e tal quantos kg de grão, eficiência que vc atingiu realmente e tal.

Pra um batch sparge, o ideal é que cada extração(incluindo a primeira) seja de mesmo volume. Por exemplo, se vc usou 3kg de malte e quer 6l finais com 3 batches, cada extração vai ter que ser de 2l. Pra isso, vc mostura com 2l+absorção dos graos+dead space da panela. Absorção geralmente é 1l/kg e supondo que não tenha dead space, vc deveria mosturar com 5l. Daí extrai 2l, joga mais 2l, mistura, extrai, e repete uma terceira vez.

Foi 1kg de malte pilsen, e 0,2kg de Caramalt. Comecei a mostrarão com 7L, ao final da recirculação, retirei ~5L da panela, e coloquei mais 2L no sparge. Chegando com ~7L na fervura.

Sua leva não é de 5l? Qual problema de terminar com quase 5l?

Sem problema algum! É que em vários relatos eu vejo que é comum, principalmente em levas menores, ter que adicionar água no fermentador. Aí fiquei em dúvida se deveria ter evaporado mais. E também não sei se a baixa OG tem influência disso.

A eficiência baixa tem influência da moagem que aparentemente não foi ideal, mas precisaria de mais informações sobre como vc fez essa lavagem e tal quantos kg de grão, eficiência que vc atingiu realmente e tal.

Sei que a lavagem foi onde mais errei no processo, já que após a recirculação, eu apenas fiz a lavagem com 1L, não mexi, e praticamente não esperei, já saí extraindo. Fiz esse processo mais uma vez, com mais 1L de água.

Ah! A temperatura dessa agua da lavagem estava também à 68º, li que ela deveria estar um pouco acima. É isso mesmo?

Obrigado pelas dicas! :)

Foi 1kg de malte pilsen, e 0,2kg de Caramalt. Comecei a mostrarão com 7L, ao final da recirculação, retirei ~5L da panela, e coloquei mais 2L no sparge. Chegando com ~7L na fervura.

1.034 e 5l no fermentador te dá uma eficiência de 47% até o fermentador, isso é BEM baixo mesmo.

Sem problema algum! É que em vários relatos eu vejo que é comum, principalmente em levas menores, ter que adicionar água no fermentador. Aí fiquei em dúvida se deveria ter evaporado mais. E também não sei se a baixa OG tem influência disso.

Adicionar água é geralmente ruim, você tem uma pior utilização dos lúpulos e o menor volume na fervura acaba afetando negativamente a eficiência. Lado bom seria poder usar panelas menores e a possibilidade de ferver água e depois congelar pra resfriar o mosto depois da brassagem.

Sei que a lavagem foi onde mais errei no processo, já que após a recirculação, eu apenas fiz a lavagem com 1L, não mexi, e praticamente não esperei, já saí extraindo. Fiz esse processo mais uma vez, com mais 1L de água.

Qual o seu elemento filtrante? Bazuca? Fundo falso? Você podia fazer um fly sparge na próxima e ver se tem melhor rendimento. E se for fazer o batch mesmo faz o que falei antes. Nessa receita teria sido:

1l/kg de absorção dos grãos= 1.2l
7l pra fervura/3 = 2.33l +- em cada extração.
1.2l+2.3l=3.5l na mostura
2.35l*2 = 4.7l pra lavagem
extrai 2.3l(se der menos, essa diferença é seu dead space da panela, e na próxima você acrescenta isso à mostura)
adiciona metade da água de lavagem
mistura, recircula e extrai
adiciona o restante da água de lavagem

Ah! A temperatura dessa agua da lavagem estava também à 68º, li que ela deveria estar um pouco acima. É isso mesmo?

Costuma-se elevar pra uns 76 graus pra desativar as enzimas e diminuir a viscosidade do mosto. A água de lavagem também nessa temperatura. Não passa de 78 porque dependendo pode extrair taninos das cascas do malte.

Qual o seu elemento filtrante? Bazuca? Fundo falso?

Bazooka.

Você podia fazer um fly sparge na próxima e ver se tem melhor rendimento. E se for fazer o batch mesmo faz o que falei antes. Nessa receita teria sido:

1l/kg de absorção dos grãos= 1.2l
7l pra fervura/3 = 2.33l +- em cada extração.
1.2l+2.3l=3.5l na mostura
2.35l*2 = 4.7l pra lavagem
extrai 2.3l(se der menos, essa diferença é seu dead space da panela, e na próxima você acrescenta isso à mostura)
adiciona metade da água de lavagem
adiciona o restante da água de lavagem

Valeu! Vou fazer assim na próxima. Vou aprendendo à trabalhar com meu equipamento :).

Uma última dúvida: após adicionar a água da lavagem e misturar, devo esperar algum tempo, ou já parto para recircular?

Bazooka.

Valeu! Vou fazer assim na próxima. Vou aprendendo à trabalhar com meu equipamento :).

Uma última dúvida: após adicionar a água da lavagem e misturar, devo esperar algum tempo, ou já parto para recircular?

Pode recircular imediatamente, a mistura é pra homogeneizar o mosto.

Galera, usando fundo falso, na hora da lavagem. Preciso mexer o mosto ou somente jogar a água e ficar recirculando?

Galera, usando fundo falso, na hora da lavagem. Preciso mexer o mosto ou somente jogar a água e ficar recirculando?

Na lavagem você não mexe no mosto, nem na cama de grãos e também não recircula.

Você vai acrescentando a água por cima, usando uma escumadeira para não "cavar" a cama de grãos e vai drenando lentamente o mosto pela válvula.

Na lavagem você não mexe no mosto, nem na cama de grãos e também não recircula.

Você vai acrescentando a água por cima, usando uma escumadeira para não "cavar" a cama de grãos e vai drenando lentamente o mosto pela válvula.

Num batch sparge você mexe no mosto, na cama de grãos e recircula a cada nova adição de agua. Isso que você tá falando é uma forma de lavar.

Então,
eu não mexo na cama de grãos. Uso a escumadeira

Porém, quando o liquido chega ao fundo, eu coloco em uma jarra e despejo novamente usando a escumadeira.
Isso é correto?

Acho que não é o mais recomendável.

Pelo que eu entendi, você drena o mosto todo e depois começa a lavagem. É isso?

Se for, não está de acordo com o método de Fly Sparge.

Pelo método de Fly Sparge, você deveria sempre manter uma camada de água acima da cama de grãos.

Você vai drenando o mosto e acrescentando água por cima, para sempre manter essa camada de água de alguns centímetros sobre a cama de grãos.

Acho que não é o mais recomendável.

Pelo que eu entendi, você drena o mosto todo e depois começa a lavagem. É isso?

Se for, não está de acordo com o método de Fly Sparge.

Pelo método de Fly Sparge, você deveria sempre manter uma camada de água acima da cama de grãos.

Você vai drenando o mosto e acrescentando água por cima, para sempre manter essa camada de água de alguns centímetros sobre a cama de grãos.

hmm, era isso mesmo. Eu esperava acabar todo o mosto, e começava a lavagem.
Acho que isso vai melhorar muito meu problema de alcançar a og desejada.

Obrigado pelas informações

Back