• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem (blonde ale)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

menezes

Member
Reaction score
0
Boa noite amigos cervejeiros. Gostaria das dicas que todos puderem me passar, estou para fazer minha primeira brassagem mas já ando estudando há bastante tempo sobre cervejas e receitas e também estou usando bastante o beer Smith. A minha cerveja escolhida foi uma blonde ale onde não quero um amargor equilibrado e um abv menor possível para o estilo. Minha receita:

5 kg de malte pilsen alemão
250g de malte Vienna
250g de caramunich
350g de aveia

30g de east golding 5,5%. 60 min
12g s. Golding. 5,5%. 10 min
20g s. Golding. 5,5%. 0 min

Fermentação com fermento t 58 ou outra belga, ainda em dúvida (2 pacotes).

Escolhi 14,5 l para maturação e 20 l para lavagem, essa quantidade que ainda me preocupa para ter no fim no fermentador 20l.

Rampa de temperaturas:

50 mim a 65°
20 min a 72°
10 min a 78°

Lavagem a 76°

Fermentação de 7 a 10 dias a 22° e maturação de 25 dias a 12° e priming de açúcar branco normal e na garrafa elevar a 20° para carbonatar

Pensei em talvez adicionar duas cascas de canela a 30min da fervura pra ver se consigo algum sabor diferente e seco.

Qualquer conselho será muito bem vindo e levado em consideração. Obrigado.

Boa noite amigos cervejeiros. Gostaria das dicas que todos puderem me passar, estou para fazer minha primeira brassagem mas já ando estudando há bastante tempo sobre cervejas e receitas e também estou usando bastante o beer Smith. A minha cerveja escolhida foi uma blonde ale onde não quero um amargor equilibrado e um abv menor possível para o estilo. Minha receita:

250g de malte Vienna
250g de caramunich
350g de aveia

Escolhi 14,5 l para maturação e 20 l para lavagem, essa quantidade que ainda me preocupa para ter no fim no fermentador 20l.

Rampa de temperaturas:

50 mim a 65°
20 min a 72°
10 min a 78°

Lavagem a 76°

Fermentação de 7 a 10 dias a 22° e maturação de 25 dias a 12° e priming de açúcar branco normal e na garrafa elevar a 20° para carbonatar

Pensei em talvez adicionar duas cascas de canela a 30min da fervura pra ver se consigo algum sabor diferente e seco.

Sua principal dúvida é quanto a água? Bem, geralmente, recomenda-se um valor d
entre 2,4 kg / L a 3,0 kg / L de água na mostura. Já a água de lavagem seria de 1,5 vezes a quantidade de água de mostura. Quanto a canela, recomendo que você use nos últimos 10/5 minutos da fervura...

250g de malte Vienna
250g de caramunich
350g de aveia

Rampa de temperaturas:

50 mim a 65°
20 min a 72°
10 min a 78°

Lavagem a 76°

Primeira brassagem?

Deixe para se preocupar com a canela quando você souber quanto de água usar. A probabilidade de você estragar a cerveja usando ingredientes diferentes é muito maior quando você não tem domínio sobre o básico.

Outra dica: não conte fermentação em dias, mas em décimos de Gravidade. Use o densímetro para determinar o começo e fim da fermentação, e não o calendário.

Por ultimo, se não Leu o How to Brew, leia. Esse fórum é um dos melhores que frequentei nos ultimos 5 anos, mas não substitui literatura especializada. :)

De resto, faça o que lhe convém. :D

Abraços,

Primeira brassagem?

Deixe para se preocupar com a canela quando você souber quanto de água usar. A probabilidade de você estragar a cerveja usando ingredientes diferentes é muito maior quando você não tem domínio sobre o básico.

Outra dica: não conte fermentação em dias, mas em décimos de Gravidade. Use o densímetro para determinar o começo e fim da fermentação, e não o calendário.

Por ultimo, se não Leu o How to Brew, leia. Esse fórum é um dos melhores que frequentei nos ultimos 5 anos, mas não substitui literatura especializada. :)

De resto, faça o que lhe convém. :D

Abraços,

Obrigado pelas dicas. No que estudei essa relação é sempre a mais usada, 2,5x para mosturação e 1,5x a água para lavagem em relação a água usada na mosturacao. Sei que deve sempre observar no densímetro a densidade e ver se já se alcançou o objeto para aquela receita, os dias foi só uma estimativa baseada na experiência de muitos aqui. E este fórum está sendo meu último recurso pois quanto a literatura específica já li e tenho muitos livros, inclusive os estrangeiros . Espero contar com a ajudar daqueles que já estão na estrada há mais tempo. Quanto a água devo usar 14,5 l e 21l para a lavagem. A canela eu li que deveria se adicionar até 4 lascas pra 20 l a 30 min da fervura, pensei q como seria um teste usar 2 lascas, mas agora com o conselho q me foi dado de usar com menos tempo para o fim da fervura fiquei meio ba dúvida é vou estudar mais sobre o assunto.

Obrigado pelas dicas. No que estudei essa relação é sempre a mais usada, 2,5x para mosturação e 1,5x a água para lavagem em relação a água usada na mosturacao. Sei que deve sempre observar no densímetro a densidade e ver se já se alcançou o objeto para aquela receita, os dias foi só uma estimativa baseada na experiência de muitos aqui. E este fórum está sendo meu último recurso pois quanto a literatura específica já li e tenho muitos livros, inclusive os estrangeiros . Espero contar com a ajudar daqueles que já estão na estrada há mais tempo. Quanto a água devo usar 14,5 l e 21l para a lavagem. A canela eu li que deveria se adicionar até 4 lascas pra 20 l a 30 min da fervura, pensei q como seria um teste usar 2 lascas, mas agora com o conselho q me foi dado de usar com menos tempo para o fim da fervura fiquei meio ba dúvida é vou estudar mais sobre o assunto.

Eu também li pra caramba antes de iniciar a produção, isso a dois anos atrás.

Olhando, percebo que toda a literatura do mundo vai por agua abaixo quando a gente taca fogo nas panelas pela primeira vez. Pelo menos foi assim comigo. A cerveja ficou ótima, mas me enrolei pra caramba com coisas simples. Por isso dei essas dicas. :)

Quanto ao uso de adjuntos (fervura, dry hop, etc...), eu gosto de prosseguir com cautela. Um descuido e você vai tomar chá de canela com cerveja ao invés de cerveja com toques de canela. O mesmo para raspas de laranja, hortelã, etc.

Eu já tomei suco de chips de carvalho com um leve toque de Russian Imperial Stout, por isso a dica.

E sim, o pessoal daqui é fera mesmo. É um bom lugar pra aprender.

Abraço!

Oi Amigo!
Em relação as quantidades de agua:
É muito difícil logo na primeira brassagem você atingir certinho a OG pretendida + a quantidade de litros (20 no seu caso) no fermentador.
Digo isso porque nas primeiras brassagens é quando você vai conhecendo o seu equipamento melhor. Quando fiz minha primeira cerveja (por coincidência uma Belgian Blond Ale) consegui levar pouco mais de 17 litros para o fermentador, dos 20 que gostaria de ter levado. A cerveja ficou com uma OG maior, e consequentemente mais alcoólica.

Coisas que seriam interessantes você anotar:
1 - A quantidade de agua absorvida pelo malte
2 - A quantidade de agua perdida na evaporação ( considerando 1 hora de fervura)

A questão é que você precisa considerar a sua litragem pré-fervura.
Não sei qual o seu equipamento, mas vou te passar o meu caso:

Eu uso uma panela. Consequentemente preciso mosturar e ferver no mesmo equipamento. Portanto:

1 - Considerando 5kg de malte (em geral é essa a quantidade para 20 litros)
para eu atingir 20 litros no fermentador, eu preciso de 26 litros de mosto pré-fervura, pois sei que em uma hora tenho 6 litros de evaporação. Como sei isso? Anotando minhas perdas brassagem por brassagem.

2 - No meu caso, dos 15 litros iniciais de agua na mosturação, eu perco cerca de 7 litros para a absorção de agua pelo malte.

Portanto, para uma leva de 20 litros, preciso de 32 litros sendo que 15L eu uso na mosturação e os 17 restantes na lavagem.

Conta:
15L(mostura) - 7L(absorção) + 17L (Lavagem) - 6L (evaporação) = 20L

Esses valores de absorção do malte e evaporação você só vai conseguir precisão depois de algumas brassagens. Depois de você ter estes valores, fica fácil jogar estes parâmetros em sofwares como o BeerSmith ou o brewersfriend (é o que eu uso e tudo bate certinho). Que vão te retornar quase com exatidão os paramêtros/litragem esperados na sua leva.

Espero ter ajudado,
Abçs e boas brejas!!

vi que ninguém falou sobre fermento. O ponto de partida para fermentação de ales é 18ºC. Isso seria o básico dos básicos. O resto é experiência. Eu recomendaria fazer a primeira a 18ºC, que é uma temperatura que dificilmente te trará problemas. Depois, nas próximas pode experimentar, com o mesmo fermento, trabalhar em faixas mais altas (mais esteres, mas maior possibilidade de off flavors) e mais baixas (mais neutras e menor probabilidade de off flavors).
21ºC no início da fermentação é uma temperatura considerada alta. Pode te trazer bons resultados, mas pode te trazer diacetil, álcool superior e lá vai pedrada.
Eu faria 18ºC até baixar a atividade do airlock (geralmente uns 3 dias) e depois subiria 1ºC por dia até os 25ºC.

Ao menos, a quantidade de fermento parece correta (tu não colocou OG), que é o erro da maioria dos iniciantes, que acreditam no fabricante e efetivamente usam 1 pacote pra ~ 20 litros.

Quanto à canela, concordo com o jalexandre. Parcimônia é amiga do cervejeiro caseiro. A boa cerveja com especiarias geralmente é feita por cervejeiros experientes. Antes de usar, na minha opinião, é bom ter bastante fontes (quando possível) e se errar, errar pra menos.

Com certeza só vou saber do meu equipamento quando usar, mas pelo que vi estou com uma boa estimativa em usar 14,5 l e 20 l, e a taxa de evaporação vou descobrir mas creio que fique entre 4l e 6l. A dica do fermento foi boa, vou tentar essa rampa. E quanto a canela vi que era no máximo 4 lascas, mas isso não é preciso é tb o abv, ibu, estilo influenciam, e aí não dá msm pra saber se 2 lascas vai dominar a cerveja ou nem aparecer. Obrigado a todos.

Latest posts

Back