• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem amanhã! (05/03/16)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pois é, não tinha comprado o refratômetro ainda ($$$$), não vou usar densímetro pois eu estou fazendo quantidades muito pequenas de cerveja, então não quero que haja muito desperdício. Já encomendei o refratômetro, estou esperando chegar. O problema é que estou um pouco perdido no que tange às temperaturas, pois em vários lugares tem muitas informações diferentes...

Boa noite, adicionei o mosto no fermentador sábado e o manti na geladeira até hoje (quinta-feira), foram 5 dias em temperaturas entre 13-18ºC, infelizmente não tenho um controle efetivo de temperatura.

A literatura que estou seguindo, fala pra eu deixar ele até sábado nessa temperatura (7 dias) e após, subir para 20ºC para fermentação secundária. Porém aqui no fórum, em vários posts (inclusive no tópico fixo do Guenther) é aconselhável deixar em temperaturas mais baixas por uns 4-5 dias, e depois subir gradativamente até uns 20-22ºC e deixar assim por uns 7 dias, depois baixar novamente à 0ºC para o coldcrash e envasar.

O que vocês sugerem que eu faça?

Ah, uma amostrinha que tirei agora há pouco:
https://drive.google.com/file/d/0B10dw2KCLBWldnhEZG9QX3BJSjA/view?usp=sharing

Cara, 13ºC é muito baixo pra Ales. Vc pode colocar o fermento em dormência e interromper a fermentação. O ideal é começar mais baixo sim, como indica o Guenther, mas depois do primeiro ou segundo dia de fermentação, deixe a temperatura ir subindo gradativamente até uns 25ºC. Se a atividade do seu air-lock já diminuiu, deixe subir a partir de agora. O que pode ocorrer com a sua fermentação é atenuar pouco devido à baixa temperatura. Por isso, como vc não tem densímetro o ideal é prolongar o tempo pra garantir. Deixe a 25ºC uns 5 ou 7 dias. Vá provando a cerveja. Ele não deve ficar docinha. Depois disso parte pro resfriamento e maturação.
Bem, essa é a minha opinião. Valeu

Deu uma abrida no fermentador agora e tirei uma foto (abaixo), não é o que eu esperava (não sei se está certo), mas acho que deveria ter alguma espuma mais densa em cima...

Será que vou ter que jogar fora?

https://drive.google.com/file/d/0B10dw2KCLBWleXY4UEdKZmkwZ0U/view?usp=sharing

Cê é loko cachoêra?!!! Jogar fora? A cor está linda, a espuminha está normal. E tem outra, cerveja, mesmo que seja ruim, os amigos ajudam a beber e mentem pra vc que ficou boa!!! Siga com o planejado até o final. Vai sair cerveja desse balde!!!! Boa sorte

Legal cara! Obrigado pelas dicas!

Vou fazer isso hoje então, já que amanhã fecha os 7 dias recomendados no livro. O problema é que não tenho um controle de temperatura fora da geladeira, vou ver o que posso fazer com uma caixa de isopor que tenho em casa. Vou deixar uns 7 dias dentro dela, e adicionar gelo de manhã e à noite.

Ao longo da semana vou postando aqui os resultados.

Obrigado!

Legal cara! Obrigado pelas dicas!

Vou fazer isso hoje então, já que amanhã fecha os 7 dias recomendados no livro. O problema é que não tenho um controle de temperatura fora da geladeira, vou ver o que posso fazer com uma caixa de isopor que tenho em casa. Vou deixar uns 7 dias dentro dela, e adicionar gelo de manhã e à noite.

Ao longo da semana vou postando aqui os resultados.

Obrigado!

Vc já leu este post do Guenther?

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

Sim, li umas 4x haha por isso que falei que existem várias informações que as vezes são muito diferentes umas das outras, e não sei qual acompanhar.

Sim, li umas 4x haha por isso que falei que existem várias informações que as vezes são muito diferentes umas das outras, e não sei qual acompanhar.

Legal. Tem também os tópicos fixos nos posts sobre fermentação. É muito bom ler. As recomendações do Guenther sobre fermentação são baseadas na experiência dele e leituras do livro Yeast. Fonte muito confiável. Vai na fé mano!

Cê é loko cachoêra?!!! Jogar fora? A cor está linda, a espuminha está normal. E tem outra, cerveja, mesmo que seja ruim, os amigos ajudam a beber e mentem pra vc que ficou boa!!! Siga com o planejado até o final. Vai sair cerveja desse balde!!!! Boa sorte

HAHAHAHA agora que vi esse teu comentário! Estava comentando com amigos que fazem cerveja e disseram que a minha está há "muito tempo" na geladeira, que é melhor aumentar um pouco a temperatura e deixar assim por um tempo, é o que vou fazer hoje quando chegar em casa!

Back