• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brasagem - bichinhos no airlock - contaminação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lipex

New Member
Reaction score
0
Bom dia Pessoal

Sou inicante e queria ver se podem me dar uma ajuda...

Fiz a primeira brassagem de witbier seguindo exatamente a receita que veio junto com um kit que comprei. O único problema é que não consegui fazer o whirpool direito e foi um pouco de sujeira pra dentro do balde fermentador.

Sanitizei tudo com iodofor 0,5 ml/ L
Sanitizei tudo até demais.

Coloquei no fermentador, temperatura controlada a 18, e o airlock borbulhou nos três primeiros dias depois parou, até ai normal.

Hoje é o sexto dia de fermentação, abri o frigobar e verifiquei que tinha uns bichinhos no álcool do airlock, segue as fotos.

Tirei uma amostra da cerveja e o aroma ta bem parecido com uma wit, a cor mudou também, mas o gosto não... ainda ta bem esquisito o gosto meio azedo com amargo.

O que poderia ser isso, será que deu algum problema de contaminação?

Como o airlock tava fechado em cima esses bichinhos só podem ter vindo de dentro, a não ser que entraram pelo buraquinho da tampa do airlock e morreram no álcool 70.

O que acham?

Muito obrigado

Attachments

• 533D3FF2-A932-46EF-8EB0-C19AA79A054A.jpeg
    533D3FF2-A932-46EF-8EB0-C19AA79A054A.jpeg
    69.9 KB
  • 2613A77A-0D0B-4EF8-9472-4C462B9B549E.jpeg
    2613A77A-0D0B-4EF8-9472-4C462B9B549E.jpeg
    81.4 KB
  • 682A6497-B42B-44B1-ACD9-FA5ACF36411B.jpeg
    682A6497-B42B-44B1-ACD9-FA5ACF36411B.jpeg
    76.5 KB
quanto a amostra, como tu tirou de baixo pela torneira, tu pegou muito fermento, dai o gosto e a cor.

Quanto aos bichinhos, se estão no air-lock, eles vieram de fora para dentro e não chegaram na cerveja. Mas vale revisar a geladeira.

Como já está para o final da fermentação, tua cerveja já está com uma boa concentração de álcool e CO2 dentro do fermentador, um ambiente que inibe boa parte dos contaminantes.

Relaxa e aprenda com o que aconteceu. No final vai ser cerveja, boa ou ruim.

Edit:... achei melhor editar por conta da resposta do jeanapaullopes... eu não tava achando muito boa a situação mas concordo com ele...
"Relaxa e aprenda com o que aconteceu. No final vai ser cerveja, boa ou ruim."

Edit:... achei melhor editar por conta da resposta do jeanapaullopes... eu não tava achando muito boa a situação mas concordo com ele...
"Relaxa e aprenda com o que aconteceu. No final vai ser cerveja, boa ou ruim."

Valeu!!! vou continuar seguindo os passos até o final e ver no que dá! :/

Amigo, gostaria de saber qual kit você comprou ? Sou iniciante também, gostaria de adquirir um kit.

Amigo, gostaria de saber qual kit você comprou ? Sou iniciante também, gostaria de adquirir um kit.

Comprei um kit iniciante na brew head, mas falta muita coisa...
É melhor montar o Kit mesmo!

Witbier muda muito da fermentação para a garrafa, segue o jogo que vai dar boa. :)

Fala cara, vi que vc é de Gaspar/SC. Não te aconselho a comprar kit pela internet se tem Brewshop bem perto. Em Brusque tem a Central do Cervejeiro, vai lá e conversa com o Carlos (Carlão). Ele vai te ajudar a pensar a sua receita e tirar as suas dúvidas.

Valeuuu...

Witbier muda muito da fermentação para a garrafa, segue o jogo que vai dar boa. :)

Pode crer, minha preocupação maior era esses bichinhos estarem dentro do balde fermentador... mas acho difícil mesmo!

Latest posts

Back