• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira APA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nuiquer

Member
Reaction score
1
Bom dia cervejeiros, bom dia mestre Gunther. Pessoal, minha APA brassada em 03/6/17, a primeira, ficou no fermentador por 14 dias a 19ºC, quando fiquei meio frustrado porque não dava sinais de que tinha fermentado (sem movimentação alguma), embora tivesse baixado de 1040 para 1018; após, transferi para o maturador e lá está há 12 dias a 17,8ºC; pretendo envasar no sábado dia 01/7 e hoje me arrisquei a tirar um copo americano para experimentar sabor, enfim...Para minha surpresa ao abrir a torneira do maturador, embora sabedor de que a sedimentação estaria na parte de baixo, saiu quase que como chopp, com pressão e carbonatação! Amarguinha. Alcóolica. Um pouco turva (parte de baixo). Vejam a foto! Pergunto: é necessário fazer o primming? Caso positivo, qual a dosagem por litro em razão da aparência de carbonatação atual pré-envase? Ajudem ai amigos cervejeiros! Estou transbordando de felicidade!

Attachments

• primeira APA pré-envase sem primming em 29062017.jpg
    primeira APA pré-envase sem primming em 29062017.jpg
    114.1 KB
Bom dia cervejeiros, bom dia mestre Gunther. Pessoal, minha APA brassada em 03/6/17, a primeira, ficou no fermentador por 14 dias a 19ºC, quando fiquei meio frustrado porque não dava sinais de que tinha fermentado (sem movimentação alguma), embora tivesse baixado de 1040 para 1018; após, transferi para o maturador e lá está há 12 dias a 17,8ºC; pretendo envasar no sábado dia 01/7 e hoje me arrisquei a tirar um copo americano para experimentar sabor, enfim...Para minha surpresa ao abrir a torneira do maturador, embora sabedor de que a sedimentação estaria na parte de baixo, saiu quase que como chopp, com pressão e carbonatação! Amarguinha. Alcóolica. Um pouco turva (parte de baixo). Vejam a foto! Pergunto: é necessário fazer o primming? Caso positivo, qual a dosagem por litro em razão da aparência de carbonatação atual pré-envase? Ajudem ai amigos cervejeiros! Estou transbordando de felicidade!

Opa!

Estou realmente intrigado com essa sua cerveja já carbonatada! hehehe.
Como está esse seu fermentador? Tá usando airlock?
Ou vedou o balde 100% e pronto?
Pergunto isso pq não vejo como haver pressão no fermentador sem que ele tenha sido vedado completamente, fazendo com que o CO2 não fosse expulso.

fischer, já tirei do fermentador onde não dava sinais de carbonatação (mas atenuou de 1040 para 1018) e fiz a trasfega para o maturador onde está vedado, razão da referida pressão; vou envasar amanhã; pergunto mais uma vez, adiciono o primming ou não?

Bem vamos lá.

Pegue uma amostra e a agite bem e meça a densidade. Provavelmente deve estar abaixo dos 1.018.

Como tu coloco a cerveja em um "maturador" lacrado, o que ocorreu foi simplesmente que ela não tinha atenuado tudo e continuou "fermentando" (estava consumindo os açúcares do líquido) e liberando CO2. Como não tinha por onde libera-lo, o CO2 foi reabsorvido pelo líquido e estabilizando-se em uma solução. Basicamente o processo de carbonatação por priming ou mesmo carbonatação forçada.

Agora tu está uma sinuca de bico pois não tem noção de quanto tens volume de CO2 dissolvido no balde, o que pode tornar arriscado calcular o priming e engarrafar assim pode resultar em baixa carbonatação.

Lição: Balde "maturador" também tem air-lock.

para evitar surpresas, tanto de não ficar flat sem carbonatação e também para evitar explosão de garrafas, segui a recomendação de outro post aqui no forum e adicionei a quantidade mínima no primming...vamos ver

para evitar surpresas, tanto de não ficar flat sem carbonatação e também para evitar explosão de garrafas, segui a recomendação de outro post aqui no forum e adicionei a quantidade mínima no primming...vamos ver

Boa sorte !!!!
Depois nos conte :)

Back