• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Posso adicionar mais levedura para atingir FG

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Percebi estes dias que muitas pessoas estão passando pelo mesmo problema (inclusive eu passei pelo mesmo problema com duas levas a algumas semanas atrás). Fiz 4 levas em um final de semana (1 de 50 litros e 3 de 20 litros cada, todas estilos diferentes), e em duas levas (de 20 litros), tive problemas na gravidade final.
Ambas travaram a 1020, e nada que eu fizesse faria a levedura voltar a comer (chacoalhar, açúcar invertido, ect..). Em uma delas identificamos que a temperatura da mostura passou dos 70º por alguns minutos, e isto foi o suficiente para que não extraísse muito os açúcares fermentáveis.
Na segunda, havia muito açúcar fermentável disponível (Belgian Dark Strong Ale), proveniente da rapadura. Nesta situação a levedura "come" o açúcar mais fácil, e deixa a maltose em segundo plano, já que é mais complexo, e o resultado foi este. Não inoculei mais uma levedura, pois o custo final não vale a pena. O aprendizado fica para as próximas levas, onde teremos mais cuidado com estes detalhes.

Sempre calculo a viabilidade da fermentação antes de fazer a cerveja, pelo brewersfriend, nunca tive problema.
Nas situações que citei acima, a primeira coisa que pensei foi a viabilidade do fermento, mas aí fui considerando as outras hipóteses, que podem ter influenciado para este resultado.

Bem, como você mesmo disse, é na base dos acertos e erros, esta é a graça do negócio.

Blz Guilherme?!

Então, não tive problemas de temperatura. E mesmo passando um pouco dos 70ºC, desde que não inicie já em mais de 70º e que não fique por muito tempo, não há problemas. Irá apenas ficar com um pouco mais de corpo. Eu inclusive faço uma parada de 15' em 72ºC para trabalhar melhor a alfa amilase.

Mas é isso aí, vamos tentando que chegamos lá hehehe importante é que bebemos tudo, com açúcar ou sem, explodindo garrafa ou não hehehe

Fla _Mó_! Antes de mais obrigado pela sua partilha,

Falando no primeiro ponto,

A percentagem de atenuação... não sei fazer o calculo, eu usei o US-05 que tem uma atenuação máxima de 81% deixando um total 11g/l de açucares residuais dos quais 3g/l de maltotriose.... Mas acho que tendo açucares fermentaveis a levedura come... e o facto é que tem bastantes açucares porque eu provei e sinto uma solução bastante açucarada...

Outra questão é que não falta levedura no fermentador sinal disso foi na amostra que eu tirei para a proveta deixei ela parada um dia e decantou uns bons 3 cms de levedura.... Agora uma coisa que você falou e eu desconhecia por completo foi desse composto libertado pela levedura... e poderá ser isso que está limitando a minha atenuação... será???

Eu vou fazer o seguinte... vou dar mais dois dias e vou tirar nova amostra caso não veja grande diferença vou fazer como você disse.... vou fazer um cold crash e uma transfega e vou ver o resultado... se ela não arrancar vou inocolar a tal levedura de champanhe que falei... Tem de ser uma levedura resistente ao alcool... é que mesmo a atenuação não sendo a esperada já tenho um mosto/cerveja com 8,5% ABV....

Já agora caso venha a fazer a inocolação desta levedura devo fazer nova oxigenação do mosto? é que tenho receio de caso o mosto não fermente mais estar a deixar oxigénio que depois será prejudicial para minha cerveja... eu nunca oxigenei o mosto depois da oxigenação inicial antes da inoculação....

Magno,
A lactose aumenta sim a sua FG... agora a questão é deveria ser tanto? eu só para ter uma ideia fui no BeerSmith e na minha receita desta Imperial Stout coloquei meio kilo (para 60 litros) e houve um aumento e 0.002 de densidade... Quanto de lactose você colocou?

Márcio acho que há alguma ligação com o uso de maltes torrados.
Vou medir a acidez para tentar perceber se o mosto está muito acido.
Uma coisa é certa toda a gente diz que relativamente ao priming as stouts se tornam em bombinhas muitas vezes com pequenas quantidades de açucares... isso só pode ser havendo açucares por serem consumidos na cerveja....

_Mó_ a quantidade que você está a usar não dá overpiching para essa quantidade e densidade de cerveja mesmo considerando como best-case scenario de ter 10 biliões de células / grama ...
Veja aqui https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
Eu fiz um starter de 2 steps o primeiro de 3 litros e o segundo de 5 litros resultando numa inoculação com cerca de 2000 biliões de células.
Outra coisa importantíssima é a aeração que vai garantir a multiplicação das leveduras.
No meu caso o problema não é a quantidade de levedura...

Márcio Mônego, o refratometro é muito preciso antes da fermentação mas super impreciso com a presença de álcool para precisão tem mesmo de usar um densimetro.

> Sobre o cálculo, precisamos dos dados:

OG: 1,089
Atenuação do fermento: 81%
Gravidade atual: 1,024 (apenas para comparação de resultado)

Você multiplica apenas as duas casas decimais da OG por 0,81 (referente ao cálculo de porcentagem).

89x0,81=72,09 (vamos arredondar para 72)

Feito isso, subtrai-se esse resultado das casas decimais da OG.

89-72=17

Ou seja, como a calculadora lhe indicou, a densidade deve chegar a 1,017.

Mas a questão é que o US-05 não indica uma faixa de X a Y de atenuação, como a Mangrove faz por exemplo. Digo isso porque veja bem, sua fermentação atenuou aproximadamente 73%.

89x0,73=64,97 (vamos arredondar para 65)
89-65=24
Densidade atual de 1,024 com atenuação de 73%.

A questão então é: se hipoteticamente o valor mínimo de atenuação fosse 70% (hipoteticamente) sua fermentação estaria completa.

> Sobre o cold crash:

Sim, é uma possibilidade a ser tentada em último caso pelo trabalho e riscos envolvidos.

Além de movimentar o mosto com cuidado para não oxigenar, já tentou subir ou diminuir gradativamente e temperatura?

Se for fazer o cold crash, faça a transfega com uma mangueira de forma que o novo fermentador seja cheio de baixo para cima para não oxigenar o mosto.

Quanto ao fermento, sugiro fermento seco por não necessitar de oxigenação por já vir com os nutrientes necessários à reprodução.

Feito isso, muita, mas muita paciência! A refermentação, devido as circunstâncias, se dá de forma lenta e suave. Talvez seja preciso ir trabalhando a temperatura para mais e para menos gradativamente e sentindo a reação no fermentador. Ao identificar uma atividade, teste 1 ou 2 graus para menos ou para mais e, caso precise volte a temperatura em que houve identificação de atividade - lembrando que será uma atividade suave.

> 8,5% ABV:

Cara, não guie-se pelo volume de álcool!

Nessas condições atuais você até pode estar com uma boa cerveja, mas ao fazer o priming corre o risco de haver excesso de açúcares fermentáveis e suas garrafas irão explodir ou no mínimo causar gushing.

> Bombinhas stout's:

Não diria nem bombinhas, diria verdadeiras bombas de alto risco!!! Isso é um perigo e deve-se dar o devido cuidado!

Cara, isso só confirma a nossa discussão aqui: tem muita gente tendo problemas com fermentação de stout's! Envasam sem a devida atenuação e aí é praxe virarem bombas. Mesmo que seja carbonatada na pressão, um postmix ou keg estocado que volte a fermentar pode virar uma puta bomba!

> Pitching rate:

Também estou utilizando a calculadora do brewersfriend de referência. O que estou a considerar é dimunuir as células viáveis da calculadora. Parti da lógica que talvez os sachês não tenham os 100 bilhões de células viáveis e sim, apenas 60 bilhões, logo, ao fazer essa redução nos presets da calculadora, para o mesmo volume de mosto que fiz vai no mínimo 3 sachês a mais!

> Aeração:

Sim, isso é um fato a ser considerado. Mas tratando-se de levedura seca, teoricamente aeração não é tão importante porque as leveduras já possuem os nutrientes necessários para a multiplicação inicial - apesar que você fez starter e aí sim, seria interessante aerar o mosto para inocular, pois as leveduras já consumiram suas reservas ao serem hidratadas. Aliás, é importante a hidratação da levedura seca antes do starter. Hidrata e depois inocula no mosto do starter.

Voltando a aeração, um dos primeiros sintomas de falta de oxigênio é o atraso do início da fermentação. Outro fator de atraso inicial é o under pitching. E esse não foi nosso caso, pois os 3 primeiros dias a fermentação voou!

Agora, tratando-se de starter ou de levedura líquida, aí sim, a oxigenação deve ser tratada com mais zelo.

> Próximos testes:

Como havia dito, partirei para dois novos testes:

1º: over pitching. Irei repetir a mesma receita mas ao invés de 4, utilizarei 7 sachês!
2º: aeração. Caso o 1º não funcione, irei fazer outra receita e irei emprestar um cilindro de oxigênio para aerar o mosto. Aí voltarei a pitch rate anterior para testar realmente a oxigenação.

Infelizmente tudo isso leva tempo. Afinal, terei 40 litros de stout para beber em breve hehehe

> Sobre o cálculo, precisamos dos dados:

OG: 1,089
Atenuação do fermento: 81%
Gravidade atual: 1,024 (apenas para comparação de resultado)

Você multiplica apenas as duas casas decimais da OG por 0,81 (referente ao cálculo de porcentagem).

89x0,81=72,09 (vamos arredondar para 72)

Feito isso, subtrai-se esse resultado das casas decimais da OG.

89-72=17

Ou seja, como a calculadora lhe indicou, a densidade deve chegar a 1,017.

Mas a questão é que o US-05 não indica uma faixa de X a Y de atenuação, como a Mangrove faz por exemplo. Digo isso porque veja bem, sua fermentação atenuou aproximadamente 73%.

89x0,73=64,97 (vamos arredondar para 65)
89-65=24
Densidade atual de 1,024 com atenuação de 73%.

A questão então é: se hipoteticamente o valor mínimo de atenuação fosse 70% (hipoteticamente) sua fermentação estaria completa.

> Sobre o cold crash:

Sim, é uma possibilidade a ser tentada em último caso pelo trabalho e riscos envolvidos.

Além de movimentar o mosto com cuidado para não oxigenar, já tentou subir ou diminuir gradativamente e temperatura?

Se for fazer o cold crash, faça a transfega com uma mangueira de forma que o novo fermentador seja cheio de baixo para cima para não oxigenar o mosto.

Quanto ao fermento, sugiro fermento seco por não necessitar de oxigenação por já vir com os nutrientes necessários à reprodução.

Feito isso, muita, mas muita paciência! A refermentação, devido as circunstâncias, se dá de forma lenta e suave. Talvez seja preciso ir trabalhando a temperatura para mais e para menos gradativamente e sentindo a reação no fermentador. Ao identificar uma atividade, teste 1 ou 2 graus para menos ou para mais e, caso precise volte a temperatura em que houve identificação de atividade - lembrando que será uma atividade suave.

> 8,5% ABV:

Cara, não guie-se pelo volume de álcool!

Nessas condições atuais você até pode estar com uma boa cerveja, mas ao fazer o priming corre o risco de haver excesso de açúcares fermentáveis e suas garrafas irão explodir ou no mínimo causar gushing.

> Bombinhas stout's:

Não diria nem bombinhas, diria verdadeiras bombas de alto risco!!! Isso é um perigo e deve-se dar o devido cuidado!

Cara, isso só confirma a nossa discussão aqui: tem muita gente tendo problemas com fermentação de stout's! Envasam sem a devida atenuação e aí é praxe virarem bombas. Mesmo que seja carbonatada na pressão, um postmix ou keg estocado que volte a fermentar pode virar uma puta bomba!

> Pitching rate:

Também estou utilizando a calculadora do brewersfriend de referência. O que estou a considerar é dimunuir as células viáveis da calculadora. Parti da lógica que talvez os sachês não tenham os 100 bilhões de células viáveis e sim, apenas 60 bilhões, logo, ao fazer essa redução nos presets da calculadora, para o mesmo volume de mosto que fiz vai no mínimo 3 sachês a mais!

> Aeração:

Sim, isso é um fato a ser considerado. Mas tratando-se de levedura seca, teoricamente aeração não é tão importante porque as leveduras já possuem os nutrientes necessários para a multiplicação inicial - apesar que você fez starter e aí sim, seria interessante aerar o mosto para inocular, pois as leveduras já consumiram suas reservas ao serem hidratadas. Aliás, é importante a hidratação da levedura seca antes do starter. Hidrata e depois inocula no mosto do starter.

Voltando a aeração, um dos primeiros sintomas de falta de oxigênio é o atraso do início da fermentação. Outro fator de atraso inicial é o under pitching. E esse não foi nosso caso, pois os 3 primeiros dias a fermentação voou!

Agora, tratando-se de starter ou de levedura líquida, aí sim, a oxigenação deve ser tratada com mais zelo.

> Próximos testes:

Como havia dito, partirei para dois novos testes:

1º: over pitching. Irei repetir a mesma receita mas ao invés de 4, utilizarei 7 sachês!
2º: aeração. Caso o 1º não funcione, irei fazer outra receita e irei emprestar um cilindro de oxigênio para aerar o mosto. Aí voltarei a pitch rate anterior para testar realmente a oxigenação.

Infelizmente tudo isso leva tempo. Afinal, terei 40 litros de stout para beber em breve hehehe

_Mó_ Vlw pela explicação aí do calculo da atenuação.

> Sobre o cold crash:
Eu faço minhas transferencias sempre desse jeito, de torneira para torneira com uma mangueirinha.

> 8,5% ABV:
Claro que não, eu sei que este mosto ainda tem mais para fermentar.
Só tenho é de ter em conta caso vá fazer nova inoculação usar uma levedura super resitente.
Em caso de usar nova levedura vou usar essa https://www.brouwland.com/en/pdf/001.102.3.pdf

> Aeração:
Eu usei pela primeira vez agora uma bombinha de aquário para aerar... até aqui era chocalhando... mas chocalhar 60 litros é dose.... mas sempre sempre faço aeração do mosto.

Eu acabei de colocar a minha cerveja para cold crash... o airlock estava morto e medi eu devo ter-me enganado ou então a quantidade de levedura na proveta esta a alterar-me os valores desta vez deu 1.026... deixei a proveta com o densimetro por 1 hora paradas a levedura decantou um pouco e ja deu novamente 1.024... a quantidade de levedura que tenho no fermentador é absurda... para tirar a amostra eu joguei fora um pouco do mosto inicial já por causa da levedura que fica junto a zona da torneirinha e mesmo assim a amostra que tirei estava carregada de levedura nunca vi nada igual.... preciso mesmo de fazer o cold crash e tentar deixar para trás essa levedura toda.......

Deixo so aqui uma foto que tirei ao meu fermentador para verem a quantidade absurda de levedura. As marcas do fermentador são de 3 em 3 litros...
Vou ter de deixar ai uns 2 dias com temperatura perto dos 0ºC para ver se ela compacta um pouco se não tenho a torneira enterrada na levedura...
WhatsApp Image 2019-07-03 at 19.35.13.jpeg

Attachments

• WhatsApp Image 2019-07-03 at 19.35.13.jpeg
    WhatsApp Image 2019-07-03 at 19.35.13.jpeg
    29.4 KB
_Mó_ Vlw pela explicação aí do calculo da atenuação.

" deixei a proveta com o densimetro por 1 hora paradas a levedura decantou um pouco e ja deu novamente 1.024... a quantidade de levedura que tenho no fermentador é absurda... para tirar a amostra eu joguei fora um pouco do mosto inicial já por causa da levedura que fica junto a zona da torneirinha e mesmo assim a amostra que tirei estava carregada de levedura nunca vi nada igual.... preciso mesmo de fazer o cold crash e tentar deixar para trás essa levedura toda.......

> Essa alteração provavelmente é gás incorporado no líquido. Sempre faço uma agitação de um copo para outro - como se estivesse esfriando um líquido quente - por umas 4 vezes, não muito alto e deixo descansar por um tempo. O densímetro mensura o que está incorporado ao líquido - caso do açúcar - e não o que está em suspensão no líquido - caso do fermento. Esse volume de fermento que vai para a proveta não altera em nada. Por não estar incorporado ao líquido ele não deixa o líquido mais denso, ou seja, mais espesso, mais encorpado.

> Starter: estive olhando a calculadora do brewersfriends novamente... segundo indicação da própria calculadora, presetada para high gravity 1.0 - acima de 1,060 é considerado high gravity - e com 88 bilhões de células/sachê - viabilidade real do US-05 é de 8 bilhões/grama - realmente há enorme probabilidade de meu problema ser under pitching.

> Fermento: interessante esse fermento, pode ser uma boa escolha. E lembre-se, paciência! Faça alterações de temperatura gradativamente e conforme necessário, mas sempre analisando a reação no fermentador. A temperatura que provocar qualquer atividade, volte a ela e paciência. Na minha fui de 26ºC para 18ºC e está agora em 28ºC. Inoculei a 26ºC e nada de atividade, fui baixando e voltou a fermentar a 18,5ºC, parou, fui subindo e só aos 27ºC retomou e quando parou, subi mais 1º e assim está fazem uns 5 dias hehehe. Ainda há uma mínima atividade, não sei se é fermentação ou gás incorporado. Mas já que esperei até aqui, vamos aguardar hehehe.

Depois posta os resultados pra gente.

Valeu Ramadham!

Back