Fala Pessoal,
Como já existia um tópico para esta questão vou aproveita-lo....
Então é assim, fiz uma Imperial Stout OG 1,089 e esperava que atenua-se até aos 1,017... acontece que me parece que estacionou nos 1,024....
Foi inoculada exactamente à uma semana, até com um overpiching de 20% teve um inicio de fermentação brutal, eu não estive em casa nos 3 dias seguintes por motivos de trabalho e ao 2 dia o aspecto era o que se pode ver na foto anexada.... (foto enviada pela minha mulher)... quando cheguei e fui limpar aquela bagunça tinha cerca de 3mm de lama na tampa.....
A geladeira estava setada para os 18º e foi essa também a temperatura de inoculação mas a fermentação estava tão ativa que quando a minha mulher mandou a foto o mosto/cerveja estava a 19,8ºC...
Ao 6º dia medi a densidade e estava nos 1,024 e não me parece que esteja a fermentar grande coisa, digo isto porque o airlock está com pouquíssima actividade e essa activada parece-me que vem não da fermentação mas sim da libertação do CO2 incorporado na cerveja que é bastante... provei a cerveja e ela está bastante doce... o que me leva a pensar que não foi tudo fermentado....
Fiz a mostura numa temperatura inicial de 67º e esteve com o fogo desligado com circulação permanente até baixar aos 62ºC (demorou cerca de 1 hora) depois voltei a elevar a temperatura até aos 65 - 66ºC e esteve cerca de mais 30 a 45 min com fogo desligado e depois subi para o mashout nos 77 - 78 ºC....
Agora subi a temperatura do mosto para os 24ºC dei uma agitação com a minha colher cervejeira devidamente satanizada devagar só para levantar a levedura que já tinha decantado preferi fazer assim e não agitar o fermentador porque não queria agitar muito o mosto para que não volta-se aquela craca que ficou na parede do fermentador resultante daquele krausen tipo vulcão ... e vou deixar assim mais uns dias para perceber se há evolução....
Caso não haja estava a pensar inocular uma levedura de champanhe "Bioferm Champ" muito tolerante ao álcool produz poucos sub-produtos e chega a ser usada para reiniciar fermentações de cerveja que tenham parado....
O que acham?
Blz Ramadham?!
Cara, primeiro calcule se a porcentagem de atenuação que a fermentação atingiu - de 1,089 para 1,024 - está na porcentagem de atenuação do fermento que você utilizou. Se tiver atenuado o indicado pelo fabricante o fermento fez a parte dele já e nesse caso, não se trata de fermentação presa.
Talvez para atenuar mais possa incluir uma nova levedura com porcentual de atenuação maior, mas para isso é preciso haver açúcares fermentáveis ainda.
Segundo, tenha muita paciência no processo e faça de tudo para não oxigenar o mosto.
Recentemente destravei uma stout que está no fermentador.
Com OG 1,064 travou em 1,020 com US-05+M42, não atingindo a porcentual de atenuação do fermento. Movimentei o fermentador com cuidado para colocar em suspensão novamente sem oxigenar, aumentei temperatura, diminuí e nada...
Bom, as coisas ficam meio complicadas quando o problema é fermentação realmente presa. Li em minhas pesquisas que a levedura estressada libera um componente que, mesmo inoculando uma nova levedura ela será imediatamente inibida de agir por esse tal componente resultante do estresse da primeira fermentação.
Assim sendo, fiz o cold crash e a transfega do mosto para outro fermentador para minimizar os efeitos da primeira fermentação sobre a segunda a ser feita.
E então, inoculei mais 2 US-05 a 26ºC e nada de atividade... conforme fui baixando a temperatura para 18ºC, percebi que em 18ºC voltou a fermentar mas insuficientemente... aí vem a parte interessante: a medida que fui subindo a temperatura novamente, ao chegar nos 27ºC voltou a fermentar vagarosamente mas com estabilidade! E assim mantive por uns 5 dias e desde sexta-feira está a 28ºC e até então a densidade havia chegado a 1,008! Mas nesse processo já se foram mais de 30 dias!
Hoje continua em 28ºC quase parada já, mas acredito que tenha chegado em 1,005.
Quanto ao perfil da cerveja, tudo certo! Aroma e sabor de café e cacau conforme maltes utilizados, maltado médio baixo com leve adocicado e retrogosto mais amargo, seco de médio para alto e um pouco de quente do álcool. Absolutamente nada de oxidado ou qualquer off-flavors indesejados. Bom, isso sem finalizar e provada aos 20ºC hehehehe!
Tenho tido problemas de fermentação com minhas stouts, já estudei muita coisa, pesquisei muito e estou para fazer um último teste: fazer um over pitching sem medo! Se na próxima travar com over pitching, aí partirei para oxigenação do mosto.
Boa sorte com sua leva e muita paciência! No fim, tudo acaba bem! hehehehe