Bortola
Member
Boa, estamos aé sem previsão para a chegada do DME na cidade, então lá se vai alguns meses esperandoNão tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
Boa, estamos aé sem previsão para a chegada do DME na cidade, então lá se vai alguns meses esperandoNão tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
DME é extrato já convertido e fervido. Não basta moer o malte até virar pó.Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
DME é extrato já convertido e fervido. Não basta moer o malte até virar pó.
Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
Outra coisa que já fiz, é adicionar fermento de pão na fervura desse mini mosto, as leveduras irão morrer, mas elas isto irá garantir mais nutrientes ao mosto, deixando o starter mais eficiente.
Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.
Eu acho que pro cervejeiro caseiro tudo é valido. Ali é sua receita e vale os experimentos. O que vale é você estar satisfeito. Inclusive estou afim de testar a água da minha cidade e preocupado mas com este post vou arriscar. A qualidade de aroma e sabor dela é muito boa e tenho um filtro de carvão ativado simples. Experimente, acerte, erre e descubra as coisas. O importante nesse meio é a interação das experiências!Não irei entrar ou querer causar discussão, porem na teoria todas as grandes cervejarias deveriam usar produtos de alta qualidade, mas nem sempre é assim.
Fiz uma Ale fermentada com o Fleischmann a 15°C e ficou bem neutra, nada de off-flavor ou gosto que remetia a pão.
Ja adiantando, sou iniciante.
Porem como disse nos comentarios acima, acompanho amigos fazendo cerveja a 1 ano mais ou menos, e sempre ficamos ''discutindo'' alguns processos e tals...fermento de pão era um deles, não tinham coragem de experimentar, porem quando provaram a minha com fermento fleischmann mesmo, não notaram nada de diferente.
Não fugindo do topico do amigo, outro ponto para exemplo, era a filtragem de agua, esses amigos juravam e brigavam dizendo que era impossivel fazer usando apenas o filtro simples de carvão ativado, que no curso que fizeram ( de uma Loja Famosa em Sp, os ''mestres cervejeiros'' ) sempre diziam de deveria ser o tribloco de filtragem que se não fosse não iria sair cerveja e tals.
O que eu fiz foi comprar o filtro simples de carvao ativado e usei para fazer a breja e saiu um otima cerveja. Obvio que com correção da agua ficaria incrivel e totalmente diferente a cerveja, porem a nivel caseiro, para churrasco,aniversarios e datas festivas, acho alguns investimentos desnecessarios a esse nivel.
Porem nada que um teste simples para mudar alguns conceitos.
Abracos