• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pobre Ale com Milho 20L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
DME é extrato já convertido e fervido. Não basta moer o malte até virar pó.

Ok, ok, não é o ideal, mas na emergência serve como DME de pobre, afinal como disse Einstein “Eu não tenho nenhum talento especial, sou apenas profundamente curioso.”

Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....

Extrato é uma coisa, moer malte até virar pó é outra.
Mas sim, dá para fazer um starter com o malte, basta fazer uma mini mostura, com 1 kg de malte, e inocular as leveduras (após o resfriamento).
Já fiz isto várias vezes, compensa e muito em relação ao custo do DME.

Outra coisa que já fiz, é adicionar fermento de pão na fervura desse mini mosto, as leveduras irão morrer, mas elas isto irá garantir mais nutrientes ao mosto, deixando o starter mais eficiente.

Se você não tiver necessidade de multiplicar muito as células, basta retirar um pouco de mosto antes da fervura da sua brassagem, resfriar e fazer um "mini starter" antes de inocular a levedura. Enquanto você faz a fervura e resfriamento do seu mosto, a levedura já está se preparando pra entrar em cena, desta forma a levedura não cai de cara, despreparada, para um frenesi descontrolado (afinal, vai ter muito açúcar para ela consumir).

Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....

Quando não tenho DME faço isso. Só que utilizo mais ou menos 70% a mais do que utilizaria de DME, para dar a mesma densidade, e deixo decantar bem para eliminar o trub.

Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.

Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.

Realmente bateu FG 1.015 hoje, ficou legal bem neutra, um leve Furtado e notas de cravo,canela e banana bem de leve, bem seca, porém sinto que aumentou o H2S no final mas vou deixar matutando por uns 5 dias a 3°C, Dry Hop com 50g de cascade, sábado que vem já envaso.
E até que ficou bem clarificada no final decantou bem.

Attachments

• 20191109_222905.jpg
    20191109_222905.jpg
    32.1 KB
  • 20191109_222842.jpg
    20191109_222842.jpg
    26.7 KB
Não irei entrar ou querer causar discussão, porem na teoria todas as grandes cervejarias deveriam usar produtos de alta qualidade, mas nem sempre é assim.
Fiz uma Ale fermentada com o Fleischmann a 15°C e ficou bem neutra, nada de off-flavor ou gosto que remetia a pão.
Ja adiantando, sou iniciante.
Porem como disse nos comentarios acima, acompanho amigos fazendo cerveja a 1 ano mais ou menos, e sempre ficamos ''discutindo'' alguns processos e tals...fermento de pão era um deles, não tinham coragem de experimentar, porem quando provaram a minha com fermento fleischmann mesmo, não notaram nada de diferente.
Não fugindo do topico do amigo, outro ponto para exemplo, era a filtragem de agua, esses amigos juravam e brigavam dizendo que era impossivel fazer usando apenas o filtro simples de carvão ativado, que no curso que fizeram ( de uma Loja Famosa em Sp, os ''mestres cervejeiros'' ) sempre diziam de deveria ser o tribloco de filtragem que se não fosse não iria sair cerveja e tals.
O que eu fiz foi comprar o filtro simples de carvao ativado e usei para fazer a breja e saiu um otima cerveja. Obvio que com correção da agua ficaria incrivel e totalmente diferente a cerveja, porem a nivel caseiro, para churrasco,aniversarios e datas festivas, acho alguns investimentos desnecessarios a esse nivel.
Porem nada que um teste simples para mudar alguns conceitos.
Abracos
Eu acho que pro cervejeiro caseiro tudo é valido. Ali é sua receita e vale os experimentos. O que vale é você estar satisfeito. Inclusive estou afim de testar a água da minha cidade e preocupado mas com este post vou arriscar. A qualidade de aroma e sabor dela é muito boa e tenho um filtro de carvão ativado simples. Experimente, acerte, erre e descubra as coisas. O importante nesse meio é a interação das experiências!

Back