Pilsen Agrária em IPA...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tenho usado muito o pilsen agrária e não posso falar mal dele.

Não vi muita diferença contra o Ireks e o global malte no papel de base.
 
Tenho usado muito o pilsen agrária e não posso falar mal dele.

Não vi muita diferença contra o Ireks e o global malte no papel de base.

O diferença do Agraria para Muntons por exemplo está na limpeza do malte.
no Agraria encontra-se de tudo...já achei até barbante, pedrinha, .....

o mais importante em verificar quando compra-se estes maltes é pedir ao brewshop o certificado de qualidade do lote... Já vi certificado de um malte pilsen Argentino falando de 120 Lintner...
 
Bem eu compro quase sempre na MalteShop de Porto Alegre, fisicamente na loja e já compro moído na quantidade fracionada que preciso para a receita, então não sei dizer de como vem na saca. Do ponto que pego para mim já está bem limpo.
 
... é economia porca ou estratégia pra fazer os lúpulos brilharem mais?

Cara, porca jamais, porque o malte pilsen agraria não tem nada de porco em termos de qualidade. É um ótimo malte.

De qualquer forma não deixa de ser também economia, é uma questão de seguir pro mais óbvio, usar um bom malte base, que tem um bom custo.

Em uma IPA o malte base vai fazer bem menos diferença do que talvez em algum outro estilo.
 
... é economia porca ou estratégia pra fazer os lúpulos brilharem mais?

o termo usado "porca" está muito errado...

muitas cervejas do concurso de Blumenau, que ganharam medalha, usaram malte Agraria....
 
o termo usado "porca" está muito errado...

muitas cervejas do concurso de Blumenau, que ganharam medalha, usaram malte Agraria....

@Danielsantos e @Tiago, foi mal pelo termo "porca". Estava me referindo à economia e não à qualidade do malte. Acontece que a gente vê as receitas americanas utilizando o American 2-row, que é mais parecido com o Pale Ale e o Maris Otter do que com o Pilsen, então pra mim faz mais sentido usar PA ou MO como base.

Eu já fiz IPA com malte Pilsen com o objetivo de deixar os lúpulos mais evidentes. De fato eles ficam mais evidentes, mas eu ainda prefiro as IPAs que faço com Pale Ale ou Maris Otter como base.

Será que não estou utilizando os maltes especiais corretamente?
 
Pilsen e Munich fazem uma boa dupla.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
@Danielsantos e @Tiago, foi mal pelo termo "porca". Estava me referindo à economia e não à qualidade do malte. Acontece que a gente vê as receitas americanas utilizando o American 2-row, que é mais parecido com o Pale Ale e o Maris Otter do que com o Pilsen, então pra mim faz mais sentido usar PA ou MO como base.

Eu já fiz IPA com malte Pilsen com o objetivo de deixar os lúpulos mais evidentes. De fato eles ficam mais evidentes, mas eu ainda prefiro as IPAs que faço com Pale Ale ou Maris Otter como base.

Será que não estou utilizando os maltes especiais corretamente?

Os maltes acabam tendo suas diferenças... o 2-row não é pilsen nem maris otter.. O malte pale ale feito de cevada maris otter é diferente de outros maltes pale ale... o malte pilsen brasileiro é diferente do pilsen europeu.

Usar maris otter no lugar de pilsen agrária certamente agrega no sabor maltado da base, mas nem sempre isso é relevante ou perceptivel.

Isso pode ser mais ou menos impactante na sua IPA, dependendo do restante da receita. Acho muito difícil isso fazer diferença numa NE IPA com 15g/L de lúpulo, malte de centeio, etc... numa English IPA, mais moderada, pode até fazer alguma diferença.

Pode jogar com os maltes de acordo como o Jean sugeriu acima, adicionar maltes mais escuros pra aumentar o sabor de malte, o munich é talvez o mais usado pra isso. A questão é... qual o ponto do seu tópico? Melhorar a base da IPA? O que vc tá usando de maltes especiais na sua IPA?
 
A questão é... qual o ponto do seu tópico? Melhorar a base da IPA? O que vc tá usando de maltes especiais na sua IPA?

Nos próximos meses vou fazer uma série de single-hops pra avaliar lúpulos americanos e processos de lupulagem.
Preciso definir uma receita base que dê o máximo de evidência para o lúpulo, mas quero que as cervejas fiquem equilibradas também.
Por isso pensei numa Session IPA com uns 95% de malte base e 1 malte especial mais claro, tipo o Munich, Victory, Biscuit...
Daí veio a dúvida de qual malte base utilizar.
 
Nos próximos meses vou fazer uma série de single-hops pra avaliar lúpulos americanos e processos de lupulagem.
Preciso definir uma receita base que dê o máximo de evidência para o lúpulo, mas quero que as cervejas fiquem equilibradas também.
Por isso pensei numa Session IPA com uns 95% de malte base e 1 malte especial mais claro, tipo o Munich, Victory, Biscuit...
Daí veio a dúvida de qual malte base utilizar.

Leandro,

tão importante quanto os maltes neste caso é a temperatura de sacarificação, pois dar mais ou menos cor vai afetar na percepção do malte.

Para comparação, fiz uma Session IPA com Pilsen Agrária (80%) e Munich (20%), com cascade e Amarillo com +/-40 IBU (mantendo um bitter ratio de IPA). Tudo aparecia bem e dava para tomar muito. Inclusive a cor fico legal.

P.S.: tinha feito o rótulo antes de pesar um pouco mais a mão nos lúpulos. e o ABV subiu também um pouco, indo para uns 4,5%
 

Attachments

  • IMG-20161227-WA0009.jpg
    IMG-20161227-WA0009.jpg
    112.9 KB · Views: 98
Só para acrescentar que já vi uma galera usando até Golden Promise para APA, IPA e NEIPA...tudo depende do seu objetivo e das suas intenções.
 
primeiro tem a coisa do americanizar, pois os gringos são melhores! já bebi muita ipa boa com pilsen agrária, e umas até melhores que ipas feitas com maris Otter.
Não é apenas um malte que vai mudar tudo, são vários fatores!

bancário l produtor l cervejeiro
 
Nos próximos meses vou fazer uma série de single-hops pra avaliar lúpulos americanos e processos de lupulagem.
Preciso definir uma receita base que dê o máximo de evidência para o lúpulo, mas quero que as cervejas fiquem equilibradas também.
Por isso pensei numa Session IPA com uns 95% de malte base e 1 malte especial mais claro, tipo o Munich, Victory, Biscuit...
Daí veio a dúvida de qual malte base utilizar.

Então, desses eu optaria mais pelo munich II, de 5% a 20% na receita dependendo do que vc quer. O Victory é difícil de encontrar, o biscuit tem um sabor muito marcante e é um pouco amargo, pode ser mais difícil de acertar com ele.

De resto concordo com o que o pessoal tem dito.
 
Nos próximos meses vou fazer uma série de single-hops pra avaliar lúpulos americanos e processos de lupulagem.
Preciso definir uma receita base que dê o máximo de evidência para o lúpulo, mas quero que as cervejas fiquem equilibradas também.
Por isso pensei numa Session IPA com uns 95% de malte base e 1 malte especial mais claro, tipo o Munich, Victory, Biscuit...
Daí veio a dúvida de qual malte base utilizar.

ola Leandro Costa,

eu já faço este experimentos a tempo....desde então, ja testei Citra, Nelson, Amarilo, Sorachi, Mosaic, Centennial.... Eu uso muito pouco nos 60 minutos e bastante nos 15 e 5 minutos e DR de 4gr/litro, dividindo 2gr/litro no ultimo grau plato de fermentação e 2gr/litro a 4 graus..

Te sugiro usar um grist de 70% pilsen / 30% Pale e fermento neutro. em nenhuma receita usei maltes cara....se dane o bjcp quanto a cor...

vai postando para nos a sua experiência..
 
A Agrária Malte está entre as 10 maiores e melhores maltarias do mundo. Uma coisa bacana que aprendi por aqui, foi fazer um chá de malte (extração quente ou fria) para uma pequena análise sensorial: visual, aroma e sabor.

Simples, rápido e que deixará em evidência as características do malte a ser utilizado.

Quer incrementar o sabor da sua cerveja, faça um mix com maltes especiais. E se puder, dê preferência ao produtor local, já temos algumas maltarias "craft" no Brasil, como a Maltes Catarinense, a Malteria Blumenau e o Atelier do Malte.

Saúde.
 
Back
Top