• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Perda de CO2 com contrapressão ao servir a cerveja

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Prezados,

Tenho utilizado o sistema de contrapressão e estou com problema com perda de CO2 ao servir a cerveja.

Pressurizo, carbonato de forma lenta e resfriado, utilizo um pouco a mais do que a tabela recomenda. Nessa última leva o barril estabilizou a 1,3 kgf e a linha de envase foi de 1,5kgf. Não tenho problema com espuma ou vazamento.

Quando extraio a cerveja diretamente do keg ou post mix, a carbonatação da cerveja está de acordo com que planejei.

A questão é depois que envaso com contrapressão. A cerveja está perdendo gás ao servi-la, algumas ficam com um pouco e outras quase nada.

Onde posso estar perdendo gás ou tem um "pulo do gato" que não possa estar fazendo? Pensei na temperatura da garrafa, será que pode ser isso?

Enfim, há alguma outra dica para evitar o problema?

Abraços.

Prezados,

Tenho utilizado o sistema de contrapressão e estou com problema com perda de CO2 ao servir a cerveja.

Pressurizo, carbonato de forma lenta e resfriado, utilizo um pouco a mais do que a tabela recomenda. Nessa última leva o barril estabilizou a 1,3 kgf e a linha de envase foi de 1,5kgf. Não tenho problema com espuma ou vazamento.

Quando extraio a cerveja diretamente do keg ou post mix, a carbonatação da cerveja está de acordo com que planejei.

A questão é depois que envaso com contrapressão. A cerveja está perdendo gás ao servi-la, algumas ficam com um pouco e outras quase nada.

Onde posso estar perdendo gás ou tem um "pulo do gato" que não possa estar fazendo? Pensei na temperatura da garrafa, será que pode ser isso?

Abraços.

Como vc procede para o enchimento... vc tira a pressão do barril antes de usar o contra-pressão pra evitar espumar?

Edit: opa, li atrasado que vc usa 1,5kgf na linha. Não deveria perder o gás então... vc espera pra tampar as garrafas? Ou talvez tampinha velha que não veda direito...

Prezados,

Abraços.
Estabilizou em 1,3kg depois de quantos dias parado, e em qual temperatura?

Já tive esse problema e era o arrolhador que estava ruim, vale a pena verificar também.

Abraços!

Prezados,

Abraços.
Um problema que pode ser é a tampinha, as tampinhas que comprei daquelas mais baratas tive problemas de vedação. Outro problema pode ser este que o Tiago falou, ou seja, você baixou a pressão do Keg antes de envasar e esperou muito tempo daí perdeu gás durante o processo, mas eu aposto mais na qualidade da tampinha.

Já tive problemas com garrafas da Oi. Elas tem um diâmetro do bico um pouco maior do que as da Saint Gobain (que sempre usei). Moral da história: Várias garrafas da Oi perderam pressão com o tempo. Voltei para o fornecedor antigo e não tive mais problemas.

Ela estabilizou 1,3kg por dois dias antes do envase a 6 graus.

Quanto as tampinhas, eu costumo comprar sempre no Lamas de SP ou Campinas e são novas. Garrafas eu reutilizo de um amigo cervejeiro que envasa na Dádiva, portanto é a segunda utilização.

Como vc procede para o enchimento... vc tira a pressão do barril antes de usar o contra-pressão pra evitar espumar?

Edit: opa, li atrasado que vc usa 1,5kgf na linha. Não deveria perder o gás então... vc espera pra tampar as garrafas? Ou talvez tampinha velha que não veda direito...

Olá Tiago,

De fato não alivio pressão. Assim que encho a garrafa meu colega ja arrolha. E as tampinhas são novas.

Abraço

Ela estabilizou 1,3kg por dois dias antes do envase a 6 graus.

Quanto as tampinhas, eu costumo comprar sempre no Lamas de SP ou Campinas e são novas. Garrafas eu reutilizo de um amigo cervejeiro que envasa na Dádiva, portanto é a segunda utilização.
Sim, tampinhas novas que comprei no Lamas, daquelas de cor metálica mais baratas, me dão problemas de vedação, dependendo da garrafa. Já fiz teste comparativo com outros modelos de tampinha nova, se eu envaso com as tampinhas metálicas a vedação é ruim e, ao mesmo tempo, se envaso com tampinhas melhores (aquelas com a inscrição CERVEJA por exemplo) NUNCA dá problema de vedação, infelizmente.

Sim, tampinhas novas que comprei no Lamas, daquelas de cor metálica mais baratas, me dão problemas de vedação, dependendo da garrafa. Já fiz teste comparativo com outros modelos de tampinha nova, se eu envaso com as tampinhas metálicas a vedação é ruim e, ao mesmo tempo, se envaso com tampinhas melhores (aquelas com a inscrição CERVEJA por exemplo) NUNCA dá problema de vedação, infelizmente.

Que coisa hein Cleber, mas não deveria perder tanto CO2. Enfim, vou fazer um teste na próxima então, não custa né. Valeu!

Que coisa hein Cleber, mas não deveria perder tanto CO2. Enfim, vou fazer um teste na próxima então, não custa né. Valeu!
Talvez com um arrolhador melhor, pois o meu já uso há bastante tempo, funcione nessas tampinhas mas é fato que eu tenho um monte encostadas em casa pois não dá pra confiar, uma vez ofereci a um amigo duas garrafas e ele me disse depois que a cerveja estava choca, aí pega mal.

Back