• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

otimização no Primming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lschmitz

Member
Reaction score
5
Bom dia, Pessoal. Eu tenho tentado otimizar todo o processo da produção de ceva em casa. No envase, fiz uma máquina para limpeza, e outra para sanitizar as garrafas. Mas a etapa do primming de garrafa por garrafa está me incomodando. Alguém montou alguma engenhoca de forma que agilize este processo?

Bom dia, Pessoal. Eu tenho tentado otimizar todo o processo da produção de ceva em casa. No envase, fiz uma máquina para limpeza, e outra para sanitizar as garrafas. Mas a etapa do primming de garrafa por garrafa está me incomodando. Alguém montou alguma engenhoca de forma que agilize este processo?

Nenhuma engenhoca necessária, apenas sifone para dentro de um outro recipiente bem limpo e sanitizado, veja quanto de volume vc tem, adicione a totalidade do priming ali dentro, misture bem com uma colher sanitizada e então engarrafa a partir dalí.

Abraço

Nenhuma engenhoca necessária, apenas sifone para dentro de um outro recipiente bem limpo e sanitizado, veja quanto de volume vc tem, adicione a totalidade do priming ali dentro, misture bem com uma colher sanitizada e então engarrafa a partir dalí.

Abraço

Durante o envase eu costumo homogenizar suavemente conforme o volume baixa, pois pode ocorrer de o açúcar ir decantando e as últimas garrafas ficarem com mais gás...pelo menos comigo já aconteceu isso...

POIs é. Eu tenho um certo receio de fazer de uma só vez em um balde. Me sinto mais confiante fazer nas garrafas.
Obrigado pelas sugestões.

Durante o envase eu costumo homogenizar suavemente conforme o volume baixa, pois pode ocorrer de o açúcar ir decantando e as últimas garrafas ficarem com mais gás...pelo menos comigo já aconteceu isso...

Boa técnica também. Eu já fiz de tudo que é jeito, sifonando a cerveja em cima do priming, colocando o priming em cima da cerveja e aos poucos. Todas as formas deram certo. Mas sempre misturei muito bem.... exceto uma vez, que pensei que talvez o negócio se misturasse sozinho, daí aconteceu o problema que vc relatou.

Minha preferencia pessoal hoje em dia seria colocar o priming após, pois assim conseguiria manter a tampa do recipiente semi-fechada enquanto faço a transferência. Sou paranóico com exposição "vertical" de mosto frio e cerveja pronta ao ambiente.

Boa técnica também. Eu já fiz de tudo que é jeito, sifonando a cerveja em cima do priming, colocando o priming em cima da cerveja e aos poucos. Todas as formas deram certo. Mas sempre misturei muito bem.... exceto uma vez, que pensei que talvez o negócio se misturasse sozinho, daí aconteceu o problema que vc relatou.

Minha preferencia pessoal hoje em dia seria colocar o priming após, pois assim conseguiria manter a tampa do recipiente semi-fechada enquanto faço a transferência. Sou paranóico com exposição "vertical" de mosto frio e cerveja pronta ao ambiente.

Eu quebrei a cara com um post aqui do fórum...nem lembro que postou...falaram para colocar o priming no balde encostar a mangueira no fundo e fazer a transfega da cerveja em cima sem mexer, pois o próprio fluxo homogeniza...Resultado: Várias garrafas com carbonatação zero e umas 10 garrafas supercarbonatadas (sorte que não estouraram)...O pior de tudo é que foi a Weiss mais incrível que eu já fiz...Algumas estavam com a carbonatação correta, mas outras foi muito frustrante.

O que eu fiz nesses casos foi colocar o açúcar invertido ainda um pouco quente e a cerveja a 0c...sendo assim cristaliza o açúcar...

Hoje eu pego a panelinha do priming e vou adicionando cerveja nela aos poucos e misturando até que resfrie próximo da temperatura da cerveja...

Aí sim coloco no fundo do balde e faço a transfega, porém mexo após completado e durante o envase...bem de leve pra não oxigenar....

Depois disso, não tive mais problemas.

Back