Ordinary bitter (água de burton)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioABC

Well-Known Member
Joined
Jan 4, 2017
Messages
67
Reaction score
16
Boa tarde

Farei uma Ordinary Bitter e quero "burtonizar" a água, porém pretendo ajustar os sais na medida para que fique 50% do sulfato de burton (aprox. 350 ppm).

Alguém tem alguma experiência/sugestão?
 
Boa noite...utilizo água bonafont leve de tudo.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk

Mesmo assim, seria interessante saber a concentração dos principais íons envolvidos, para melhor estimar a água final que pode obter. Posso sugerir um ajuste com base em 0 de concentração para tudo, mas seria irreal e poderia vir a causar defeitos na cerveja.
 
Carbobiach,

acho que a dúvida do amigo é como ficará uma água se ele fizer uma redução dos níves exigidos para a água de Burton. Ele quer saber como essa água de Burton pela metade afetará a qualidade da breja.

Assim, acho a água dele pouco importa.

A propósito, revivi outro tópico aí porque tenho dúvida também nesse perfil de água, principalmente quanto à grande concentração de cálcio, que no brewersfriend dá como perigosa pra saúde. Vou acompanhar as postagens aqui também.
 
Boa tarde

Farei uma Ordinary Bitter e quero "burtonizar" a água, porém pretendo ajustar os sais na medida para que fique 50% do sulfato de burton (aprox. 350 ppm).

Alguém tem alguma experiência/sugestão?

Acho válido já que muitas dessas cervejarias se esforçam há bastante tempo pra manter um nível mais baixo de alguns minerais na sua água evitando problemas.

A contribuição cloreto/sulfato pro sabor da cerveja tá mais ligada à proporção entre os dois. Então não é necessário subir os ppm a niveis astronômicos pra ter uma contribuição de sabor deles. Adições mais moderadas devem fazer o trabalho desde que vc mantenha um perfil proporcionalmente semelhante (Cl/SO4).

Abraço
 
Carbobiach,

acho que a dúvida do amigo é como ficará uma água se ele fizer uma redução dos níves exigidos para a água de Burton. Ele quer saber como essa água de Burton pela metade afetará a qualidade da breja.

Assim, acho a água dele pouco importa.

A propósito, revivi outro tópico aí porque tenho dúvida também nesse perfil de água, principalmente quanto à grande concentração de cálcio, que no brewersfriend dá como perigosa pra saúde. Vou acompanhar as postagens aqui também.

Então entendi completamente errado. Peço desculpas pela confusão e agradeço pela correção.
Nesse sentido, acredito que possa se diminuir pela metade, mas visar a relação sulfato/cloreto. Alguns outros íons também poderiam cair um pouco, para cortar este desbalanço e alinhar mais próximo do que propicia pro estilo.
Eu preferiria aplicar a proporção para tudo. Deixaria com fidelidade, mas um pouco mais suave.
 
Eu preferiria aplicar a proporção para tudo. Deixaria com fidelidade, mas um pouco mais suave.

Os íons que mais contribuem como tempero no sabor são sulfatos e cloretos.

Outros íons tem efeito secundário pra isso, mas são importantes pra química da mosturação. Cálcio e carbonatos são os mais influentes.

Nesse sentido eu acredito que é mais fácil de ter um bom resultado (e menor chance de ter problemas) seguindo a proporção Cl/SO4 desejada e utilizando o suficiente do restante pra ter uma boa mosturação/fermentação (basta seguir os níveis recomendados).

Mesmo que esse perfil de água seja verdadeiro do local, pode ser que as cervejarias que usem necessitem de ajustes de pH na mosturação adicionando ácido, ou removam parte dos minerais usados, ou as vezes as duas coisas.

Abraço
 
Os íons que mais contribuem como tempero no sabor são sulfatos e cloretos.

Outros íons tem efeito secundário pra isso, mas são importantes pra química da mosturação. Cálcio e carbonatos são os mais influentes.

Nesse sentido eu acredito que é mais fácil de ter um bom resultado (e menor chance de ter problemas) seguindo a proporção Cl/SO4 desejada e utilizando o suficiente do restante pra ter uma boa mosturação/fermentação (basta seguir os níveis recomendados).

Mesmo que esse perfil de água seja verdadeiro do local, pode ser que as cervejarias que usem necessitem de ajustes de pH na mosturação adicionando ácido, ou removam parte dos minerais usados, ou as vezes as duas coisas.

Abraço

De fato! Mas estão seria um ajuste desvencilhado do perfil da água do local, o que talvez não atenda o que o amigo quer.
Eu particularmente nunca experimentei um ajuste histórico, gosto de me guiar pela literatura do que temos, conforme o estilo e então adaptar ao meu gosto. Deste ponto, recomendaria fazer o que você disse.
 
Back
Top