• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

OG vs temperatura - burrada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Reaction score
27
Olá caros, ontem passei por um aprendizado. Tudo é aprendizado, hehe.

Nesse post explico, mas acho que como é coisa de principiante, vale a pena outros lerem tb.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408358

Em resumo: medi OG em temperatura de fervura e não converti pela
Temperatura! Moral da história: fiquei tentando referver para aumentar OG e acabei perdendo as características que tinha planejado para essa cerveja. Ok, vai sair uma IPA, até mais caraterística do que eu tinha planejado.

Mas perdi 1h a mais no processo, kkk

Valeu

Nesse post explico, mas acho que como é coisa de principiante, vale a pena outros lerem tb.

Temperatura! Moral da história: fiquei tentando referver para aumentar OG e acabei perdendo as características que tinha planejado para essa cerveja. Ok, vai sair uma IPA, até mais caraterística do que eu tinha planejado.

Valeu

Acontece! hehehehe.
Eu agora só uso refratômetro durante as brassagens. 2 gotinhas de mosto, que já esfriam na hora, e pronto!
É qualidade de vida! Vale o investimento.

Abraço!

Valeu

Eita...kkk

Sugiro não tentar ficar corrigindo...

É sempre bom tentar encontrar onde foi que erramos, para corrigir a causa do problema. Penso que só assim atingimos um padrão melhor...

Exatamente como o @tomazela falou. Ao tentar arrumar, pode piorar!
O negócio é anotar tudo que rolou, ver onde errou e mandar bala corretamente na próxima.

Pessoal, tendo em vista a alta OG medida, a FG acaba endoidou maior mesmo?

Acontece! hehehehe.
Eu agora só uso refratômetro durante as brassagens. 2 gotinhas de mosto, que já esfriam na hora, e pronto!
É qualidade de vida! Vale o investimento.

Abraço!

Refratômetro é vida. Só tem que lembrar de calibrar o bicho de tempos em tempos.

Já tirei medição errada por causa disso. Por sorte, eu sempre uso o densímetro como 'tira teima' quando desconfio de algo. :D

Abraços.

Back