jeanpaullopes
Well-Known Member
- Joined
- May 17, 2016
- Messages
- 1,824
- Reaction score
- 737
Opa, obrigado pela resposta Jean.
Sobre sua recomendação n1, para essa minha escala básica de OG (1,50~1,068) sempre utilizo 2 pacotes de fermento para 20L. Já é uma quantidade bem razoável de células iniciais, vai ficar em torno de 1.0 de pitch rate. Mas, sua recomendação é válida, vou considerar fazer um starter com esses dois pacotes para essa minha próxima brassagem. starter de 1L de mosto
com DME com OG de 1,040. Padrão.
ressalva n2. Fiz uma boa limpeza geral no meu equipamento a pouco tempo. Panelas, fermentadores e mangueiras foram limpos mecanicamente com o lado macio da bucha e detergente neutro. Mangueiras foram limpas internamente com uso de um desincrustante em pó (vanish branco). Depois disso ainda não brassei.
Ressalva n3. Pode ser que seja percepção pessoal minha, não escuto relatos de terceiros sobre esse off-flavor, mas também não pergunto especificamente... Só que em excelentes IPAs/APAs comerciais não sinto nada desse sabor. Lembrando, é uma coisa sutil que lembra Jaca passada, banana passada de madura, certo adocicado frutado e enjoativo, por aí. Por ser esse tipo de sabor/aroma percebido tendo a crer que se trata de um problema na fermentação, seja por qual for o motivo. Não sou um especialista em off-flavor, um sommelier, mas creio que ésteres frutados ou o diacetyl estão envolvidos, um ou outro, ou os dois. Mas estou completamente aberto a novas percepções.
Com o tempo, esse off tende a se manter como inicial. Não percebo piora ou melhora. Mas isso é impreciso, pois minhas IPAs são consumidas com 20 dias ou menos, depois de pronto todo o processo.
experimente deixar uma garrafa uns 40 dias parada a temperatura ambiente.
No mais havia percebido o esmero e cuidado no processo (muito maior que o meu). Se tu estivesse usando outra levedura, apostaria nela, mas a US-05 é uma santa.
Me ocorreu agora, tu já aferiu teu controlador?