• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

O que fazer com litros e litros de cerveja?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Um pouco da minha experiência:

Eu e um amigo resolvemos testar a água do sitio dele que fica a 5min da cidade e tem um poço com 147m.de profundidade. (escolhemos fazer ales com essa água)

Começamos em novembro de 2015 e não paramos mais de fabricar.
Nosso equipamento é para 40lt. e geralmente temos uns 8 baldes de 20lt. na câmara fria.(pra nossa sorte ele tem uma câmara fria gigante lá pois trabalha com abate de cordeiros pra consumo e venda)

Elaboramos nosso rótulo e compramos sempre garrafas virgens (caçula 600ml)

Conseguimos ficar com mais ou menos dois engradados por mês, pois o restante é tudo vendido para os amigos do serviço e parentes. (uns 150 a 200lt por mês)

Com o dinheiro da venda compramos mais insumos equipamentos e bebemos de graça. Preço da garrafa de 600ml - R$15,00

Não nos preocupamos com "estar vendendo" pois as pessoas são sempre as mesmas e conhecidas inclusive quando essas não gostaram do estilo, algum defeito, trocamos as garrafas de boa pra eles. (E se der caganeira, é tudo amigo.kkkk)

Kkkkk
Gostei muito desse topico
Fazia com amigos em um equipamento alugado. Porem, sempre bebia tudo antes da proxima leva estar pronta para beber (goiano gosta do meeé).
Pra mim sempre bebo tudo. E qdo vem um broder na minha casa nunca amarro cerveja das minhas. Bebo geral.
Tem ate um cabra no meu trampo q queria comprar, mas tem 4 5 meses nunca nem sobra pra "repassar o custo dos insumis".
Mas minha meta eh chegar no fim do ano com um mega estoque de breja, qdo minha filha nascer queri ter breja geral pra comemorar.
Um dia chego no nivel do Guenter (nao no tecnico), de ter garrafas de brejas de dois anos atras pra abrir...

Das levas de 40 litros que faço eu disponibilizo/libero algumas garrafas (cerca de 20 litros) para os amigos levarem - mediante uma contribuição para comprar eu comprar mais insumos. Acabei de descrever que vendo cerveja, mas não me vejo assim, não quero isso!
Quando uma receita fica pronta eu aviso (apenas amigos) por e-mail, quem vem aqui em casa buscar ainda experimenta uma ou duas comigo, sem problemas. Só permito levar umas 5 garrafinhas de 300 ml, o parceiro devolve a garrafa e assim vamos tocando. Não tenho sócio para dividir os 40 litros, não vou beber tudo sozinho em casa (e não posso dar para todos, muitos, que me pedem). Me preocupo em não caracterizar como comercialização, mas em difundir a arte - até por que só tem 2 cervejeiros na minha cidade.

Putz, comigo rola a mesma coisa.. Faço levas de 60 lts, e na minha cidade só eu que faço... já veio dono de Hamburgueria, Food Trucks e Serv-Festas querendo comprar, mas digo que sou caseiro etc... hehehe

Fiz sob encomenda pra festa de alguns amigos...
Mas o equipo de 20L faz o role todo virar um desafio de tempos de geladeira e pa xD

Prevejo expandir pelo menos a bombona em breve pra fazer 40 em duas brassagens hehe.

Mike,

Vender cerveja caseira sem registro é contra a lei e vejo que isso só pode atrapalhar o crescimento do hobby no Brasil, portanto, não faça isso por favor.

Já com relação a dar de presente ou trocar com amigos, acho super válido.

Porém, como só faço 20 litros por semana, acabo bebendo tudo sozinho mesmo.
Tem esse abaixo assinado que, assim que o autor tiver todas as assinaturas (faltam apenas cento e poucas, acho), fará o pedido junto ao Congresso Nacional para reconhecer a profissão "cervejeiro artesanal" como MEI (Micro Empreendedor Individual), categoria abaixo da microempresa mas que pode ser um ótimo começo para quem quer vender sua breja. Segue o link abaixo:
Comitê Gestor do Simples Nacional & Presidente do CGSN: Incluam a Atividade de Micro Produtor de Cervejas Artesanais no MEI (avaaz.org)

Tem esse abaixo assinado que, assim que o autor tiver todas as assinaturas (faltam apenas cento e poucas, acho), fará o pedido junto ao Congresso Nacional para reconhecer a profissão "cervejeiro artesanal" como MEI (Micro Empreendedor Individual), categoria abaixo da microempresa mas que pode ser um ótimo começo para quem quer vender sua breja. Segue o link abaixo:
Comitê Gestor do Simples Nacional & Presidente do CGSN: Incluam a Atividade de Micro Produtor de Cervejas Artesanais no MEI (avaaz.org)
Assinado.
Uma vez um amigo dono de um restaurante me disse que há uma lei que permite você vender sua cerveja no seu próprio estabelecimento, procede?

Assinado.

Assinado.
Uma vez um amigo dono de um restaurante me disse que há uma lei que permite você vender sua cerveja no seu próprio estabelecimento, procede?

Acho que, nesse caso, você poderia vender se tivesse registro de Microempresa como produtor e dono de estabelecimento mas, para quem é MEI, os custos são altos. Já como Micro Empreendedor Individual é possível fazer uma pequena produção mensal e pagar de imposto apenas uma taxa mensal que não costuma ser alta (em torno de R$50 em média). E dá para ser dono de boteco sendo MEI :cool:

Abraços

bom, ja que reviveram o topico, eu bebo tudo rs
faço levas de 20 litros, envaso em postmix e tenho um kegerator..
acho que em dois anos e meio, da pra contar nos dedos as pessoas que ja beberam minha cerveja. Eu nao tenho amigos, nao vou em festas, nao vou em churrascos, minha namorada não bebe e a pandemia dificultou os encontros em casa..

enfim, nunca nem tive com quem compartilhar a breja kkkk

Back