flaviocb22
Active Member
- Reaction score
- 1
uma dúvida... se eu fizer o FWH vou precisar fazer a adição de 60min? o lupulo Columbus seria uma boa para FWH?
Rodfon, fiz isto na minha penúltima produção, fiz uma blonde ale bem simples, mas ao desligar a fervura adicionei o Chinook (27g com 10,8% AA - para 52L de cerveja).
Dividi esses 52L de cerveja pronta para fermentar em dois baldes de 25L, sendo que no balde A coloquei a levedura Fermentis T-58 e no balde B coloquei a levedura Mangrove M-36.
O Chinook puxa para perfis como: Picante/Herbal e para Fruta Vermelha. Entendo este fruta vermelha como Toranja, vi esta referência em algumas tabelas.
O resultado foi: cerveja do balde A com gosto/aroma puxando para Pinus e o do balde B puxando para Toranja, ou seja, a cerveja é a mesma, da mesma brassagem, apenas com leveduras diferentes, em mesmo ambiente de fermentação, 18C durante todo o tempo, e foram para o cold e embarrilamento juntas.
Como chegar a essa conclusão de qual lúpulo vai dar qual aroma? pois entendo que a levedura muda tudo, no meu caso deu dois perfis completamente diferentes. Dá pra se ter uma idéia, mas só com experimentação, fazendo uma, duas, três vezes, acredito que isto dará base para você saber qual perfil vai puxar de acordo com a levedura.
Desculpe-me se falei besteira, mas tive como base esta experiência que fiz, justamente para identificar o que mudaria.
@Guenther , preciso de ajuda e vou perguntar diretamente a você porque eu segui todas as suas instruções aqui desse tópico e não deu muito certo não:
Fiz 20L de IPA com 83% malte Pilsen, 12% aveia, 5% carafoam e nada de malte caramelo ou cristal. Fermento US05. Adicionei apenas lúpulos americanos e australianos, todos cítricos, alto AA e apenas a partir de 15min finais: 50g em 15min, 100g em 7min e mais 100g no whirlpool. No final da primária, quando o airlock começou a ficar bem lento eu coloquei 50g do dry hopping e comecei a aumentar a temperatura até chegar em 24°C para absorver qualquer diacetil.
Depois de 4 dias a fermentação já tinha acabado há dois dias, e eu engarrafei apenas duas garrafas com priming para ver como estava ficando e guardei. Depois disso abaixei a temperatura para 14°C e acrescentei mais 50g como dry hopping. Passados 5 dias as duas garrafas já estavam carbonatadas de acordo com o manômetro parado já há dois dias (acredito que foi rápido porque essas duas garrafas não tinha passado por coldcrash e portanto ainda tinha muito fermento). Quando abri as garrafas fiquei maravilhado com a explosão de aroma frutado lembrando maracujá e pêssego. Aroma muito intenso como nunca tinha conseguido antes e visto em poucas comerciais. Estava tão bom que eu desisti de fazer mais dry hopping como eu pretendia, e já mandei pro coldcrash para engarrafar a cerveja o quanto antes. Fiz o coldcrash e engarrafei, e depois de 5 dias abri uma delas para ver como estava ficando (ansiedade). Pensei que como dessa garrafa tinha recebido um dry hopping adicional no secundário estaria ainda melhor. Mas para a minha surpresa essa cerveja já estava bem menos aromática. O perfil aromático continuava o mesmo, frutado lembrando maracujá, mas estava bem menos intenso do que das duas garrafas de teste. Pensei que pudesse ser porque abri rápido demais, esperei completar 15 dias de refermentação na garrafa para abrir outra, e para a minha surpresa continuou com pouco aroma. Agora passou mais 15 dias, abri uma garrafa ontem e o aroma frutado simplesmente desapareceu.
Nesse meio tempo, enquanto a refermentação ocorria eu fiz uma nova brassagem, dessa vez uma black ipa. Segui a mesma lógica da primeira receita, mas adicionei carafa special usando cold steeping apenas para dar cor. No final das contas o carafa foi pouco porque ficou marrom escuro em vez de preto. No final da primária o aroma estava fantástico (provando direto do balde), maracujá intenso com um aroma de chocolate bem discreto. Estava ótimo, porém não fiz garrafa de teste dessa vez e adicionei logo 100g no dry hopping. Para a minha surpresa depois de 5 dias o aroma pareceu foi diminuir em vez de aumentar, adicionei mais 60g e depois de 1 dia o aroma pareceu ficar um pouquinho presente (mas nada comparado ao aroma do final da primária), mas depois de mais 2 dias o aroma sumiu. No momento esta leva está fazendo coldcrash, então não sei como ela realmente vai ficar, mas já estou com as espectativas lá em baixo.
Todos os lúpulos das duas receitas foram armazenados congelados. Quase todos de 2015, alguns 2014, maioria a vácuo, comprados em locais variados. Os 2014 eu usei em 15min, os de whirlpool e dry hopping eram todos 2015.
Onde eu poderia estar errando?
Cara..... teu texto ficou muito longo com um monte de informação misturada...... não consegui entender tua dúvida.
Pode reescrever de forma simples e objetiva tuas dúvidas separadamente? 1.. 2.. 3... etc?
Abraço,
Basicamente o meu problema é conseguir um bom aroma de lúpulo. A única vez que consegui de maneira satisfatória foi quando engarrafei direto do primário, sem dry hopping no secundário, apenas 2 dias depois do airlock parar. Aparentemente fazer dryhopping está é removendo aroma da cerveja e não adicionando como deveria. O que eu poderia ter errado pra isso acontecer?
Existe alguma chance de você estar confundindo o aroma de acetaldeído com o do lúpulo?
Sem chances. É um aroma de maracujá inconfundível, me lembrou muito as New England nacionais. É exatamente o aroma que se espera de uma boa american IPA bem fresca.
OK. Quando o aroma de lúpulo some, o de malte predomina? Ou some também?
O aroma como um todo passa a ter pouca intensidade. Mas descrever exatamente como fica o aroma é difícil porque fica algo bem sem personalidade, nada de aroma maltado, e o pouquinho de lúpulo que ainda sinto não tem nada a ver com maracujá, parece mais uma casca de laranja. Não sei se deu pra entender...
Edit: Posso garantir que não fica aroma de diacetil nem DMS.
Existe alguma chance de ser oxidação?
@Guenther , preciso de ajuda e vou perguntar diretamente a você porque eu segui todas as suas instruções aqui desse tópico e não deu muito certo não:
Fiz 20L de IPA com 83% malte Pilsen, 12% aveia, 5% carafoam e nada de malte caramelo ou cristal. Fermento US05. Adicionei apenas lúpulos americanos e australianos, todos cítricos, alto AA e apenas a partir de 15min finais: 50g em 15min, 100g em 7min e mais 100g no whirlpool. No final da primária, quando o airlock começou a ficar bem lento eu coloquei 50g do dry hopping e comecei a aumentar a temperatura até chegar em 24°C para absorver qualquer diacetil.
Depois de 4 dias a fermentação já tinha acabado há dois dias, e eu engarrafei apenas duas garrafas com priming para ver como estava ficando e guardei. Depois disso abaixei a temperatura para 14°C e acrescentei mais 50g como dry hopping. Passados 5 dias as duas garrafas já estavam carbonatadas de acordo com o manômetro parado já há dois dias (acredito que foi rápido porque essas duas garrafas não tinha passado por coldcrash e portanto ainda tinha muito fermento). Quando abri as garrafas fiquei maravilhado com a explosão de aroma frutado lembrando maracujá e pêssego. Aroma muito intenso como nunca tinha conseguido antes e visto em poucas comerciais. Estava tão bom que eu desisti de fazer mais dry hopping como eu pretendia, e já mandei pro coldcrash para engarrafar a cerveja o quanto antes. Fiz o coldcrash e engarrafei, e depois de 5 dias abri uma delas para ver como estava ficando (ansiedade). Pensei que como dessa garrafa tinha recebido um dry hopping adicional no secundário estaria ainda melhor. Mas para a minha surpresa essa cerveja já estava bem menos aromática. O perfil aromático continuava o mesmo, frutado lembrando maracujá, mas estava bem menos intenso do que das duas garrafas de teste. Pensei que pudesse ser porque abri rápido demais, esperei completar 15 dias de refermentação na garrafa para abrir outra, e para a minha surpresa continuou com pouco aroma. Agora passou mais 15 dias, abri uma garrafa ontem e o aroma frutado simplesmente desapareceu.
Nesse meio tempo, enquanto a refermentação ocorria eu fiz uma nova brassagem, dessa vez uma black ipa. Segui a mesma lógica da primeira receita, mas adicionei carafa special usando cold steeping apenas para dar cor. No final das contas o carafa foi pouco porque ficou marrom escuro em vez de preto. No final da primária o aroma estava fantástico (provando direto do balde), maracujá intenso com um aroma de chocolate bem discreto. Estava ótimo, porém não fiz garrafa de teste dessa vez e adicionei logo 100g no dry hopping. Para a minha surpresa depois de 5 dias o aroma pareceu foi diminuir em vez de aumentar, adicionei mais 60g e depois de 1 dia o aroma pareceu ficar um pouquinho presente (mas nada comparado ao aroma do final da primária), mas depois de mais 2 dias o aroma sumiu. No momento esta leva está fazendo coldcrash, então não sei como ela realmente vai ficar, mas já estou com as espectativas lá em baixo.
Todos os lúpulos das duas receitas foram armazenados congelados. Quase todos de 2015, alguns 2014, maioria a vácuo, comprados em locais variados. Os 2014 eu usei em 15min, os de whirlpool e dry hopping eram todos 2015.
Onde eu poderia estar errando?
Quais foram os lúpulos, as quantidades e os momentos de adição?
Quanto tempo dura o seu whirlpool e o resfriamento? Quanto tempo leva pro mosto chegar a 80,0C, 60,0C, 40,0C?
17.5 durante 12h, depois 18 durante 24H, depois mantive a 19 até as bolhas ficarem bem lentas (que foi quando coloquei o primeiro dryhopping) e então fui aumentando 1°C por dia até 24°CQual foi a temperatura de fermentação?
12h. Faço starter mesmo com levedura seca.Quanto tempo de lag time?
Quantos dias de fermentação?
Cara, me parece muito com contaminação.. Eu tive problema de contaminação que detonava todo o aroma e sabor da cerveja.. E depois de um tempo surgia o gushing..
Cara, me parece muito com contaminação.. Eu tive problema de contaminação que detonava todo o aroma e sabor da cerveja.. E depois de um tempo surgia o gushing..
Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Até hoje nunca perecbi aroma de lúpulo durante a fermentação mais evidente que após o envase.
FWH é para "amargor" e não aroma..muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5- 3g/litro
0- 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?
muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5 - 3g/litro
0 - 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?
Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.Basicamente o meu problema é conseguir um bom aroma de lúpulo. A única vez que consegui de maneira satisfatória foi quando engarrafei direto do primário, sem dry hopping no secundário, apenas 2 dias depois do airlock parar. Aparentemente fazer dryhopping está é removendo aroma da cerveja e não adicionando como deveria. O que eu poderia ter errado pra isso acontecer?
Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.
Se fazendo isso não está funcionando, é simples.... o lúpulo que está utilizando não é fresco o suficiente, ou a variedade não dá o resultado que tu espera pois não tem os óleos... etc.
Não há muitos outros mistérios ou dicas milagrosas...... aroma é algo que depende muito.... mas MUITO do frescor do lúpulo utilizado. Tem muitas situações onde antes de fazer Dry Hopping eu pego os lúpulos que tenho a disposição em casa, e fico um tempão cheirando pra sentir qual escolher. Digamos que eu tenha um Amarillo.. um Citra... e um Simcoe...... eu vou fazer com o que mais aparentar frescor... e não simplesmente porque eu tinha escolhido um previamente e pronto.... se eu sei que ele está com aroma fraco.
Abraço,
Cara, sendo sincero... não tem sentido algum.... e talvez isso seja uma impressão sua que nem seja realidade, ou seja, simplesmente uma impressão pessoal..... tal qual inúmeras vezes eu já provei cerveja junto com outras pessoas que me disseram sentir algo como, sei lá.... metálico.... e pra mim não tinha nada de metálico.Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?