• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
uma dúvida... se eu fizer o FWH vou precisar fazer a adição de 60min? o lupulo Columbus seria uma boa para FWH?

Rodfon, fiz isto na minha penúltima produção, fiz uma blonde ale bem simples, mas ao desligar a fervura adicionei o Chinook (27g com 10,8% AA - para 52L de cerveja).

Dividi esses 52L de cerveja pronta para fermentar em dois baldes de 25L, sendo que no balde A coloquei a levedura Fermentis T-58 e no balde B coloquei a levedura Mangrove M-36.

O Chinook puxa para perfis como: Picante/Herbal e para Fruta Vermelha. Entendo este fruta vermelha como Toranja, vi esta referência em algumas tabelas.

O resultado foi: cerveja do balde A com gosto/aroma puxando para Pinus e o do balde B puxando para Toranja, ou seja, a cerveja é a mesma, da mesma brassagem, apenas com leveduras diferentes, em mesmo ambiente de fermentação, 18C durante todo o tempo, e foram para o cold e embarrilamento juntas.

Como chegar a essa conclusão de qual lúpulo vai dar qual aroma? pois entendo que a levedura muda tudo, no meu caso deu dois perfis completamente diferentes. Dá pra se ter uma idéia, mas só com experimentação, fazendo uma, duas, três vezes, acredito que isto dará base para você saber qual perfil vai puxar de acordo com a levedura.

Desculpe-me se falei besteira, mas tive como base esta experiência que fiz, justamente para identificar o que mudaria.

Bem, no site das empresas que produzem lúpulo tem os 'sabores' de cada lúpulo...é certo que lúpulos + ésteres provavelmente vai dar uma terceira coisa...

A levedura realmente dá uma diferença grande mesmo...se não fosse assim, a brewdog não lançaria uma série de cervejas que eles só alteram a levedura nas levas para saber a diferença entre elas...

Com certeza, por isso citei o chinook, as empresas falam em Herbal e Fruta Vermelha, beeeem diferentes. Como vou saber se vai dar um, ou outro, ou os dois? Me parece que cada levedura pode fazer o aroma/gosto puxar para um ou para outro, dentro do perfil do lúpulo.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

@Guenther , preciso de ajuda e vou perguntar diretamente a você porque eu segui todas as suas instruções aqui desse tópico e não deu muito certo não:

Fiz 20L de IPA com 83% malte Pilsen, 12% aveia, 5% carafoam e nada de malte caramelo ou cristal. Fermento US05. Adicionei apenas lúpulos americanos e australianos, todos cítricos, alto AA e apenas a partir de 15min finais: 50g em 15min, 100g em 7min e mais 100g no whirlpool. No final da primária, quando o airlock começou a ficar bem lento eu coloquei 50g do dry hopping e comecei a aumentar a temperatura até chegar em 24°C para absorver qualquer diacetil.

Depois de 4 dias a fermentação já tinha acabado há dois dias, e eu engarrafei apenas duas garrafas com priming para ver como estava ficando e guardei. Depois disso abaixei a temperatura para 14°C e acrescentei mais 50g como dry hopping. Passados 5 dias as duas garrafas já estavam carbonatadas de acordo com o manômetro parado já há dois dias (acredito que foi rápido porque essas duas garrafas não tinha passado por coldcrash e portanto ainda tinha muito fermento). Quando abri as garrafas fiquei maravilhado com a explosão de aroma frutado lembrando maracujá e pêssego. Aroma muito intenso como nunca tinha conseguido antes e visto em poucas comerciais. Estava tão bom que eu desisti de fazer mais dry hopping como eu pretendia, e já mandei pro coldcrash para engarrafar a cerveja o quanto antes. Fiz o coldcrash e engarrafei, e depois de 5 dias abri uma delas para ver como estava ficando (ansiedade). Pensei que como dessa garrafa tinha recebido um dry hopping adicional no secundário estaria ainda melhor. Mas para a minha surpresa essa cerveja já estava bem menos aromática. O perfil aromático continuava o mesmo, frutado lembrando maracujá, mas estava bem menos intenso do que das duas garrafas de teste. Pensei que pudesse ser porque abri rápido demais, esperei completar 15 dias de refermentação na garrafa para abrir outra, e para a minha surpresa continuou com pouco aroma. Agora passou mais 15 dias, abri uma garrafa ontem e o aroma frutado simplesmente desapareceu.

Nesse meio tempo, enquanto a refermentação ocorria eu fiz uma nova brassagem, dessa vez uma black ipa. Segui a mesma lógica da primeira receita, mas adicionei carafa special usando cold steeping apenas para dar cor. No final das contas o carafa foi pouco porque ficou marrom escuro em vez de preto. No final da primária o aroma estava fantástico (provando direto do balde), maracujá intenso com um aroma de chocolate bem discreto. Estava ótimo, porém não fiz garrafa de teste dessa vez e adicionei logo 100g no dry hopping. Para a minha surpresa depois de 5 dias o aroma pareceu foi diminuir em vez de aumentar, adicionei mais 60g e depois de 1 dia o aroma pareceu ficar um pouquinho presente (mas nada comparado ao aroma do final da primária), mas depois de mais 2 dias o aroma sumiu. No momento esta leva está fazendo coldcrash, então não sei como ela realmente vai ficar, mas já estou com as espectativas lá em baixo.

Todos os lúpulos das duas receitas foram armazenados congelados. Quase todos de 2015, alguns 2014, maioria a vácuo, comprados em locais variados. Os 2014 eu usei em 15min, os de whirlpool e dry hopping eram todos 2015.

Onde eu poderia estar errando?

@Guenther , preciso de ajuda e vou perguntar diretamente a você porque eu segui todas as suas instruções aqui desse tópico e não deu muito certo não:

Fiz 20L de IPA com 83% malte Pilsen, 12% aveia, 5% carafoam e nada de malte caramelo ou cristal. Fermento US05. Adicionei apenas lúpulos americanos e australianos, todos cítricos, alto AA e apenas a partir de 15min finais: 50g em 15min, 100g em 7min e mais 100g no whirlpool. No final da primária, quando o airlock começou a ficar bem lento eu coloquei 50g do dry hopping e comecei a aumentar a temperatura até chegar em 24°C para absorver qualquer diacetil.

Depois de 4 dias a fermentação já tinha acabado há dois dias, e eu engarrafei apenas duas garrafas com priming para ver como estava ficando e guardei. Depois disso abaixei a temperatura para 14°C e acrescentei mais 50g como dry hopping. Passados 5 dias as duas garrafas já estavam carbonatadas de acordo com o manômetro parado já há dois dias (acredito que foi rápido porque essas duas garrafas não tinha passado por coldcrash e portanto ainda tinha muito fermento). Quando abri as garrafas fiquei maravilhado com a explosão de aroma frutado lembrando maracujá e pêssego. Aroma muito intenso como nunca tinha conseguido antes e visto em poucas comerciais. Estava tão bom que eu desisti de fazer mais dry hopping como eu pretendia, e já mandei pro coldcrash para engarrafar a cerveja o quanto antes. Fiz o coldcrash e engarrafei, e depois de 5 dias abri uma delas para ver como estava ficando (ansiedade). Pensei que como dessa garrafa tinha recebido um dry hopping adicional no secundário estaria ainda melhor. Mas para a minha surpresa essa cerveja já estava bem menos aromática. O perfil aromático continuava o mesmo, frutado lembrando maracujá, mas estava bem menos intenso do que das duas garrafas de teste. Pensei que pudesse ser porque abri rápido demais, esperei completar 15 dias de refermentação na garrafa para abrir outra, e para a minha surpresa continuou com pouco aroma. Agora passou mais 15 dias, abri uma garrafa ontem e o aroma frutado simplesmente desapareceu.

Nesse meio tempo, enquanto a refermentação ocorria eu fiz uma nova brassagem, dessa vez uma black ipa. Segui a mesma lógica da primeira receita, mas adicionei carafa special usando cold steeping apenas para dar cor. No final das contas o carafa foi pouco porque ficou marrom escuro em vez de preto. No final da primária o aroma estava fantástico (provando direto do balde), maracujá intenso com um aroma de chocolate bem discreto. Estava ótimo, porém não fiz garrafa de teste dessa vez e adicionei logo 100g no dry hopping. Para a minha surpresa depois de 5 dias o aroma pareceu foi diminuir em vez de aumentar, adicionei mais 60g e depois de 1 dia o aroma pareceu ficar um pouquinho presente (mas nada comparado ao aroma do final da primária), mas depois de mais 2 dias o aroma sumiu. No momento esta leva está fazendo coldcrash, então não sei como ela realmente vai ficar, mas já estou com as espectativas lá em baixo.

Todos os lúpulos das duas receitas foram armazenados congelados. Quase todos de 2015, alguns 2014, maioria a vácuo, comprados em locais variados. Os 2014 eu usei em 15min, os de whirlpool e dry hopping eram todos 2015.

Cara..... teu texto ficou muito longo com um monte de informação misturada...... não consegui entender tua dúvida.

Pode reescrever de forma simples e objetiva tuas dúvidas separadamente? 1.. 2.. 3... etc?

Abraço,

Cara..... teu texto ficou muito longo com um monte de informação misturada...... não consegui entender tua dúvida.

Pode reescrever de forma simples e objetiva tuas dúvidas separadamente? 1.. 2.. 3... etc?

Abraço,

Basicamente o meu problema é conseguir um bom aroma de lúpulo. A única vez que consegui de maneira satisfatória foi quando engarrafei direto do primário, sem dry hopping no secundário, apenas 2 dias depois do airlock parar. Aparentemente fazer dryhopping está é removendo aroma da cerveja e não adicionando como deveria. O que eu poderia ter errado pra isso acontecer?

Existe alguma chance de você estar confundindo o aroma de acetaldeído com o do lúpulo?

Basicamente o meu problema é conseguir um bom aroma de lúpulo. A única vez que consegui de maneira satisfatória foi quando engarrafei direto do primário, sem dry hopping no secundário, apenas 2 dias depois do airlock parar. Aparentemente fazer dryhopping está é removendo aroma da cerveja e não adicionando como deveria. O que eu poderia ter errado pra isso acontecer?

Existe alguma chance de você estar confundindo o aroma de acetaldeído com o do lúpulo?

Sem chances. É um aroma de maracujá inconfundível, me lembrou muito as New England nacionais. É exatamente o aroma que se espera de uma boa american IPA bem fresca.

OK. Quando o aroma de lúpulo some, o de malte predomina? Ou some também?

Sem chances. É um aroma de maracujá inconfundível, me lembrou muito as New England nacionais. É exatamente o aroma que se espera de uma boa american IPA bem fresca.

OK. Quando o aroma de lúpulo some, o de malte predomina? Ou some também?

O aroma como um todo passa a ter pouca intensidade. Mas descrever exatamente como fica o aroma é difícil porque fica algo bem sem personalidade, nada de aroma maltado, e o pouquinho de lúpulo que ainda sinto não tem nada a ver com maracujá, parece mais uma casca de laranja. Não sei se deu pra entender...

Edit: Posso garantir que não fica aroma de diacetil nem DMS.

Existe alguma chance de ser oxidação?

O aroma como um todo passa a ter pouca intensidade. Mas descrever exatamente como fica o aroma é difícil porque fica algo bem sem personalidade, nada de aroma maltado, e o pouquinho de lúpulo que ainda sinto não tem nada a ver com maracujá, parece mais uma casca de laranja. Não sei se deu pra entender...

Edit: Posso garantir que não fica aroma de diacetil nem DMS.

Existe alguma chance de ser oxidação?

Olha, não descarto a possibilidade, porém acho difícil. Sou cuidadoso para não fazer splash na brassagem, ao transferir de um balde pro outro uso mangueira da melhor maneira possível para não fazer bolhas e na hora de engarrafar cuido para não fazer bolha dentro da garrafa. Já fiz 7 IPAs e todas elas achei que ficou com pouco aroma, mesmo abusando da quantidade de lúpulo. Se fosse oxidação acredito que ficaria com gosto de papelão ou gosto metálico, coisa que não aconteceu com nenhuma, mesmo depois de guardado por 5 meses fora da geladeira.

Quais foram os lúpulos, as quantidades e os momentos de adição?
Quanto tempo dura o seu whirlpool e o resfriamento? Quanto tempo leva pro mosto chegar a 80,0C, 60,0C, 40,0C?
Qual foi a temperatura de fermentação?
Quanto tempo de lag time?
Quantos dias de fermentação?

Quais foram os lúpulos, as quantidades e os momentos de adição?

15min - 50g Cristal 2015
7min - 50g Galaxy 2014 + 50g TNT 2014
Whirlpool - 50 TNT 2014, 25g Amarilo 2015, 25g centennial 2015
Dry hopping no final da primária - 50g Mosaic 2015
Dry hopping secundária - 50g Mosaic 2015 + 10g centennial 2015

Duvido que o problema está aqui. Como eu já disse, a garrafa que eu engarrafei assim que acabou a fermentação ficou excelente, mas as outras que engarrafei depois do segundo dry-hopping ficou mais fraco e evoluiu pra quase nada depois de 1 mês engarrafado.

Quanto tempo dura o seu whirlpool e o resfriamento? Quanto tempo leva pro mosto chegar a 80,0C, 60,0C, 40,0C?

Faço o whirlpool e jogo o lúpulo no centro. Espero de 5 a 10 minutos e faço o resfriamento que não leva mais de 20 minutos. pra chegar em temperatura ambiente. Porém repito, o problema não deve estar aqui, o aroma estava fantástico assim que acabou a fermentação, depois que decaiu.

Qual foi a temperatura de fermentação?
17.5 durante 12h, depois 18 durante 24H, depois mantive a 19 até as bolhas ficarem bem lentas (que foi quando coloquei o primeiro dryhopping) e então fui aumentando 1°C por dia até 24°C

Quanto tempo de lag time?
12h. Faço starter mesmo com levedura seca.

Quantos dias de fermentação?

4 dias as bolhas ficaram bem lentas, depois de mais 2 dias pararam completamente.

Cara, me parece muito com contaminação.. Eu tive problema de contaminação que detonava todo o aroma e sabor da cerveja.. E depois de um tempo surgia o gushing..

Cara, me parece muito com contaminação.. Eu tive problema de contaminação que detonava todo o aroma e sabor da cerveja.. E depois de um tempo surgia o gushing..

Até poderia ser, mas eu tomo bastante cuidado com isso também. De qualquer maneira, mesmo que seja, a tal contaminação não gera nenhum off-flavor que eu perceba, nem nunca tive problema com gushing.

Acho muito difícil ser contaminação. Só se fosse uma contaminação bem específica que absorve os óleos mas não gera off-flavor e nem gushing. Poderia ser, mas eu nunca ouvi falar disso.

O mais provável seria oxidação mesmo, mas só se for possível ter uma oxidação em um nível pequeno que é suficiente pra destruir os óleos mas não o suficiente para gerar o aroma de papelão molhado perceptível. Mas também não sei se é possível isso acontecer, e se acontecer teria que investigar onde está acontecendo.

Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tem alguma diferença no gosto/aroma em fazer priming ou carbonatacao forçada? Fiz um ipa que tá no Postmix, carbonatada forçada a mais de 30 e tá ótima de aroma e sabor. Da mesma leva fiz priming em um minikeg de 5L mas ainda não abri.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Isso sempre acontece com minhas cervejas... o aroma de lúpulo vai pro espaço. Só eh bom enquanto está no balde. Boto doses cavalares de lúpulo, faço first wort hop, late hopping, hop bursting, whirpool hopping, dry hopping tudo junto.... o resultado SEMPRE me decepciona. Aí pego e bebo as cervejas de outras pessoas, que fazem tudo a moda bicho, a la loca, sem tento apego à tecnica, lupulagens bem mais simples do que uso, e fica com um baita aroma que nunca consigo. Leio um monte de livro e as pintas não estudam porra nenhuma. Não consigo entender.

Pois é cara, com certeza tem alguma coisa que a gente faz a mais ou a menos que acarreta nisso. Pior que já vi esse mesmo tipo de discussão em foruns do exterior e nunca vi o autor do tópico voltar e dizer que descobriu o que era. Pode até mesmo ser alguma coisa que é recomendada mas muita gente não faz, e os bobos que nem a gente que tenta fazer tudo a risca acaba com esse problema.

Até hoje nunca perecbi aroma de lúpulo durante a fermentação mais evidente que após o envase. O que sinto durante a fermentação é acetaldeído, e ele esconde todo o resto. O lúpulo só começa a ficar perceptível no final da fermentação, quando o acetaldeído diminui. Eu engarrafo, faço priming, e após 10-15 dias abro a primeira garrafa, e nesse momento é que eu começo a perceber o lúpulo com nitidez. Daí pra frente a tendência é que os aromas frescos do dry-hop fiquem mais evidentes entre 20 e 30 dias de envase, e depois comecem a diminuir. Já os aromas do late hopping ficam mais evidentes entre 30 e 60 dias, e depois começam a ser mascarados pela oxidação.

Até hoje nunca perecbi aroma de lúpulo durante a fermentação mais evidente que após o envase.

O que eu relatei não é um bom aroma durante a fermentação. O que eu disse é que o aroma assim que a fermentação acabou é melhor do que o aroma que fica depois de alguns dias no secundário com dry hopping.

muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
Baseado nele eu fiz uma lupulagem de amarillo pra uma single hop
apesar de não estar claro pra mim a quantidade de FWH a ser usada)
FWH - 2g/litro
5 - 3g/litro
0 - 4g/litro
vcs poderiam comentar algo?

muito legal esse topico e veio na hora certa pois eu tb não estava satisfeito com minhas IPAs
FWH - 2g/litro
5- 3g/litro
0- 4g/litro
FWH é para "amargor" e não aroma..
Pelo beersmith vc estima a quandidade de lúpulo pra FWH de acordo com o IBU desejado.

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk

O FWH vai dar sabor de lúpulo (muito, porém mais suave do que o que se consegue com adições de 10-15min, segundo Gordon Strong).
A lupulagem a 5min pode dar mais sabor ou mais aroma, dependendo do tempo de resfriamento.
As quantidades estão OK, 4g/L no late hopping já dá um aroma intenso.

Se o processo está adequado ou não, vai depender do que você pretende obter.

FWH - 2g/litro
5 - 3g/litro
0 - 4g/litro

Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.

Se fazendo isso não está funcionando, é simples.... o lúpulo que está utilizando não é fresco o suficiente, ou a variedade não dá o resultado que tu espera pois não tem os óleos... etc.

Não há muitos outros mistérios ou dicas milagrosas...... aroma é algo que depende muito.... mas MUITO do frescor do lúpulo utilizado. Tem muitas situações onde antes de fazer Dry Hopping eu pego os lúpulos que tenho a disposição em casa, e fico um tempão cheirando pra sentir qual escolher. Digamos que eu tenha um Amarillo.. um Citra... e um Simcoe...... eu vou fazer com o que mais aparentar frescor... e não simplesmente porque eu tinha escolhido um previamente e pronto.... se eu sei que ele está com aroma fraco.

Abraço,

Cara.... pra conseguir muito aroma, basicamente tem que fazer uma adição de uns 4g por litro a zero minutos e resfriar o mosto NA HORA..... e depois fazer Dry Hopping.

Se fazendo isso não está funcionando, é simples.... o lúpulo que está utilizando não é fresco o suficiente, ou a variedade não dá o resultado que tu espera pois não tem os óleos... etc.

Não há muitos outros mistérios ou dicas milagrosas...... aroma é algo que depende muito.... mas MUITO do frescor do lúpulo utilizado. Tem muitas situações onde antes de fazer Dry Hopping eu pego os lúpulos que tenho a disposição em casa, e fico um tempão cheirando pra sentir qual escolher. Digamos que eu tenha um Amarillo.. um Citra... e um Simcoe...... eu vou fazer com o que mais aparentar frescor... e não simplesmente porque eu tinha escolhido um previamente e pronto.... se eu sei que ele está com aroma fraco.

Abraço,

Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?

Aroma é volátil, qual foi a diferença de tempo entre as provas da primeira e segunda amostra?

Ok, valeu. Mas e o que explica o fato da cerveja ter mais aroma antes do dry-hopping? Resumindo o que eu falei aqui, eu fiz dois dry hoppings, um no primário (ainda borbulhando) e outro no secudário. Agora me responda, por que as garrafas que eu tirei antes de fazer o segundo dry hopping ficaram muito mais aromáticas do que as outras que passaram pelos dois dry hoppings? Qual o sentido de um dry hopping a mais deixar a cerveja menos aromática? Será que estou levando muito oxigênio junto com esses lúpulos e isso está estragando o aroma? E se sim, isso deveria necessariamente dar aroma e sabor de oxidação perceptível (pois eu não sinto)?
Cara, sendo sincero... não tem sentido algum.... e talvez isso seja uma impressão sua que nem seja realidade, ou seja, simplesmente uma impressão pessoal..... tal qual inúmeras vezes eu já provei cerveja junto com outras pessoas que me disseram sentir algo como, sei lá.... metálico.... e pra mim não tinha nada de metálico.

Resumindo...... é uma discussão onde a gente fica no escuro porque não tem sentido algum acontecer isso.... não tem obviamente literatura nenhuma citando isso, e ainda tem o fato de talvez isso ser uma impressão pessoal sua..... ou seja, não tem muito como a gente evoluir aqui... tirando o básico já citado em outros posts.

Chega um ponto onde não adianta ficar fazendo 1001 conjurações sobre o que ocorreu..... cerveja é algo extremamente complexo.

Abraço,

Back