• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Montar Equipamento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ewerton Pontini

Well-Known Member
Reaction score
4
Bom dia pessoal,
Pesquisei bastante sobre como fazer cerveja. Agora, pretendo comprar os equipamentos para fazer minha primeira brassagem.

Vale a pena comprar kits completo ?

Vocês recomenda algum site para comprar equipamentos ?

Achei este kit no ml: https://produto.mercadolivre.com.br...40l-fogareiro-12c-moedor-disco-_JM?source=gps

Como sou iniciante, devo comprar os equipamentos para 40l 30l 20l ?

Obrigado!

Bom dia amigo,

Também sou iniciante. Escolhi começar com um equipamento BIAB para 10L, pequeno, simples e barato.

Acho que se eu errar em alguma coisa não vou desperdiçar tantos insumos.

Ai conforme eu for pegando o jeito da coisa vou evoluindo meu equipamento.

Bom dia amigo,

Também sou iniciante. Escolhi começar com um equipamento BIAB para 10L, pequeno, simples e barato.

Acho que se eu errar em alguma coisa não vou desperdiçar tantos insumos.

Ai conforme eu for pegando o jeito da coisa vou evoluindo meu equipamento.

Qual diferença do método BIAB para o método comum ?
Ex:Se eu tenho equipamento para 40l, não posso fazer menos nele ?

BIAB para 10 litros é show. Uso ele toda semana, várias levas diferentes, rápido, prático, sem lambança. Só alegria.
Tenho outros equipamentos tbm. O de 80 litros acabo usando 1X/ano. Prefiro praticidade e variedade ao invés de quantidade.

BIAB para 10 litros é show. Uso ele toda semana, várias levas diferentes, rápido, prático, sem lambança. Só alegria.
Tenho outros equipamentos tbm. O de 80 litros acabo usando 1X/ano. Prefiro praticidade e variedade ao invés de quantidade.

Falou tudo hahaha

Sou mais um favorável a iniciar pelo Biab de 10 litros. Equipamento compacto, fácil de lavar e guardar, e que ainda serve como complemento para um eventual upgrade.

Comecei com uma panela única de 15 litros, fazendo Biab de 10 litros. Hoje tenho, além dessa opção, mais duas panelas que me permitem fazer cerveja no método tradicional, com a panela de 15 litros funcionando como tanque de água quente.

Para pesquisar mais sobre o Biab você pode consultar os tópicos aqui do fórum, como o colega aí acima disse, e buscar também vídeos no youtube. Gosto de alguns conceitos utilizados pelo Leandro do canal Cerveja Fácil (https://cervejafacil.com/).

Eles vendem, inclusive, um kit para Biab de 10 litros que acho interessante... Não sei se em termos de preço o kit dele realmente compensa, pois há muito que não pesquiso preço de kits e venho comprando peças/equipamentos avulsos... Mas me parece uma opção interessante para quem está começando.

Uma outra alternativa bacana para iniciar é pegar equipamentos usados. Tem bastante coisa em bom estado e pesquisando bem consegue uma boa economia.

O principal conselho é montar um equipamento simples e começar a brincar. Sua paciência, seu interesse e sua curiosidade irão definir os demais passos do seu hobby.

Nao aconselho a comprar nenhum kit pronto, eu montei todo meu equipamento comprando tudo separado, tive uma economia de 50%. Mas, nem todos tem tempo e habilidades pra fazer. no meu caso tive q trabalher muito, como furar as panelas, baldes, montar a bomba, e o mais trabalhoso de todos, fazer quase 5000 mil furos no fundo falso. Fiquei um mes furando ele. Vou mandar a foto dele em construção.
As ferramentas eu ja tenho em casa, quem nao tem pode ser complicado.

Sou mais um favorável a iniciar pelo Biab de 10 litros. Equipamento compacto, fácil de lavar e guardar, e que ainda serve como complemento para um eventual upgrade.

Comecei com uma panela única de 15 litros, fazendo Biab de 10 litros. Hoje tenho, além dessa opção, mais duas panelas que me permitem fazer cerveja no método tradicional, com a panela de 15 litros funcionando como tanque de água quente.

Para pesquisar mais sobre o Biab você pode consultar os tópicos aqui do fórum, como o colega aí acima disse, e buscar também vídeos no youtube. Gosto de alguns conceitos utilizados pelo Leandro do canal Cerveja Fácil (https://cervejafacil.com/).

Eles vendem, inclusive, um kit para Biab de 10 litros que acho interessante... Não sei se em termos de preço o kit dele realmente compensa, pois há muito que não pesquiso preço de kits e venho comprando peças/equipamentos avulsos... Mas me parece uma opção interessante para quem está começando.

Uma outra alternativa bacana para iniciar é pegar equipamentos usados. Tem bastante coisa em bom estado e pesquisando bem consegue uma boa economia.

O principal conselho é montar um equipamento simples e começar a brincar. Sua paciência, seu interesse e sua curiosidade irão definir os demais passos do seu hobby.

Pelo que vi, no método BIAB, pode se utilizar fogão comum. Procede ?

Camarada, eu também sou iniciante (vou engarrafar minha segunda leva amanhã) e faço BIAB numa panela de 33 litros no fogão de casa. Como a panela é grandinha, utilizo duas bocas do fogão. Consigo aquecer a água em tempo razoável e a fervura é vigorosa. O que vai determinar se dá para usar o fogão ou não é o tamanho da panela.

Abraço,
Edmilson Pereira

Sim. A questão do fogão de casa depende só de quanto tempo ele leva para chegar nas temperaturas desejadas.

Meu fogão é um fogão simples de 4 bocas. Moro em apartamento. O gás é de botijão, mas é geral do prédio. Sempre utilizei este fogão.

Com panelas maiores as pessoas conseguem utilizar até 2 ou 3 bocas do fogão. No meu caso sempre foi uma boca só, porque a panela de 15 litros tem diâmetro relativamente pequeno.

Fiz testes com água para saber mais ou menos quanto levava para chegar na faixa dos 60/70º, depois levantar para 70/80º e depois fervura... daí vi que levava um tempo considerável e já na minha segunda ou terceira brassagem resolvi comprar uma resistência elétrica (ou ebulidor) para ajudar nas rampas... algo que é relativamente barato e fácil de achar. Eu comprei em uma casa de ferramentas, mas é igual a este aqui:

http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/

Com esse sistema (fogão + resistência) ganhei um pouco de velocidade e praticidade, pois posso aquecer um volume de água até mesmo fora do fogão, por exemplo... usando apenas a resistência.

Como falei, o lance é ter um equipamento mínimo, usar as coisas que tem em casa também, como o fogão, por exemplo, e daí seguir avaliado quais upgrades lhe interessam e o que é importante para você.

Eu entendo o que o amigo acima diz quando desaconselha kits prontos. Eu também tenho ferramentas para fazer as furações dos baldes e outros.... E é certo que garimpar as peças em separado, meter a mão na massa, vai lhe render alguns tostões de economia... Mas penso que para quem está começando do zero absoluto, com pouco conhecimento, o kit pronto pode ser uma opção interessante.

Eu comecei com um. Comprei na https://brewheadshop.com.br/

Esses kits também vem com insumos e uma receita (com passo a passo), o que também ajuda bastante numa primeira brassagem... especialmente se for fazer o processo sozinho.

O outro caminho seria você fazer um curso ou conversar com alguém que já faça cerveja, acompanhar umas brassagens, entender alguns processos elementares, ver quais os equipamentos/requisitos mínimos e, daí, partir para uma pesquisa e comprar as partes em separado.

Ambas as opções têm vantagens, cada um é que deve saber o que lhe atende.

Abs.

Eu não comprei kit pronto, fiz uma lista de equipamentos e fui procurando os melhores preços (a maioria das coisas foi pelo mercado livre). A panela eu já comprei com as furações para o termômetro bimetálico e para a válvula, também pelo mercado livre.

Até tenho furadeira em casa, mas sou consideravelmente incompetente para trabalhos manuais e sabia que a chance de fazer cagada furando uma panela cara de inox era grande. Para quem sabe usar esse tipo de ferramenta, é uma boa. Para aqueles, como eu, que não sabem e não estão a fim de aprender, é melhor ir no mais seguro e comprar a panela pronta.

Meu equipamento que adquiri foi de 30l. Posso executar receitas de 20l ?
Pode sim. Se for Biab é mais tranquilo. Se for ALL Grain, tem que ver direto o tamanho (diâmetro) da sua panela, pq se a cama de grãos ficar muito baixa, muito espalhada, você pode ter dificuldade na lavagem.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Back