• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Minhas levas sempre contaminam

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RenanC

New Member
Reaction score
3
Boa noite
Sou iniciante e estou precisando de ajuda: já fiz 5 levas de 5 litros, e todas contaminaram, ficando com um gosto terrível de vinagre, nada de sabor de malte ou lúpulo. Eu já revi mil vezes todo meu processo e só consigo pensar que faço tudo certo, sanitizo todo o equipamento com solução de biofor a uns 15ppm durante vários minutos de molho, e alcool 92% em todas as superfícies, no ar e nas mãos, não enxaguo nada, e faço o resfriamento do mosto rápido até, em uns 15 min na pia com água e gelo. Eu cuido bem a limpeza e sanitização e parece não adiantar nada.
Faço BIAB all-grain, (mash tranquilo, teste de iodo ok) fervo bem por 60 min, resfrio e faço sifonamento. Uso como fermentador os próprios garrafões PET de água mineral, e deixo num isopor com garrafas congeladas pra manter a temperatura baixa (fica sempre em torno de 20ºC, uso o US-05), e depois de terminada a fermentação em torno de uma semana deixo na geladeira por mais 3 dias. Quando vou engarrafar já ta aquele cheiro e sabor intragavel, e não, não melhora com o tempo, já engarrafei e deixei mais de um mês e só piorou.

O que eu to deixando passar? Será que as garrafas PET permitem mais contaminação? Se eu fizer com um fermentador apropriado vou evitar que estrague? Uso um "blow-off" com uma mangueira atoxica saindo da tampa para um garrafinha com alcool... isso é mais propenso a deixar algum contaminante entrar? Um airlock de verdade resolveria?
A cerveja sempre atenua demais, fica com uma OG bem perto do previsto mas a FG sempre muito abaixo do esperado... isso pode ser levedura selvagem? Se for isso, eu consigo "combater" essa levedura fazendo um starter?
Enfim... já pesquisei por tudo, tutoriais, aqui no fórum e no gringo, to postando esse tópico como ultimo recurso antes de me desfazer das coisas que comprei. Minha esperança é se alguem puder me dar uma ideia ou me mostrar que estou fazendo algo estupidamente errado.

Desculpem o incômodo... grato desde já!
Renan

Olá RenanC,

Se está ocorrendo contaminação, em alguma parte do processo vc está deixando passar algo.

- alcool 92o não é sanitizante, tem que usar alcool 70.
- use sempre o airlock pois o ar possui agentes contaminantes.
- a água que vc usará para ativar o fermento tem que ser fervida por 15min e depois ficar tampada até esfriar (eu fervo com um papel aluminio em cima e so tiro na hora de colocar o fermento).
- tudo, tudo mesmo que entra em contato com o mosto depois de fervido tem que ser sanitizado, mesmo uma gota de água pode estragar sua cerveja.

Dá uma boa lida nesse tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Não desanime e boa sorte na próxima.

Pode ser contaminação por Aceto Bactérias.

Como você está sanitizando os galões de água mineral que você usa como fermentador? E o sifão? Como você sanitiza ele?

Uma questão, como vem o seu fermento seco? Em envelopes originais e lacrados? Pergunto isto pois já comprei em uma loja que mandava o fermento em plásticos manipulados, e tive uma leva com contaminação, apesar de leve.

Procure todas as variáveis, tente trocar o fermentador também, acho galões de água difíceis de realizar a limpeza. Usei uma vez para nunca mais.

Abraço e boa sorte!

Olá Renan,

Sou iniciante também (22 levas) mas felizmente só tive problemas com contaminação na segunda e bem leve a ponto de tomá-la como "sour".

Mas por que estou contando isso? Simplesmente por que abandonei o Airlock, mangueiras no álcool etc.. desde a quinta leva e tudo certo. Eu apenas coloco a cerveja para fermentar naqueles baldes brancos (sem torneira para facilitar a sanitização) e encosto a tampa sem lacrar com uma latinha cheia para fazer peso. Geladeira e pronto, deixo a primaria, secundária e clarificação lá para tirar apenas no engarrafamento.

No seu caso eu testaria fazer um starter sim, pois você teria mais células de fermentos saudáveis para concorrer com possíveis células contaminantes pelo mosto. Quanto a trocar a mangueira pelo airlock acho desnecessário.

Como você aerou o mosto?

Abraços, não desista e sucesso!

Creio que sua contaminação está no fermento ou na água.

Troque o fornecedor de fermento e ferva toda agua que vai entrar em contato com o mosto depois de fervido (agua para hidratar o fermento, priming, lavagem, etc.)

E use um fermentador limpo e sanitizado. Baldes alimentícios são baratos de faceis de limpar.

E troque o alcool 92 por alcool 70. O alcool 70 consegue dissolver a membrana celular e matar o microorganismo invasor, enquanto que o alcool 92 só desidrata a célula, tornando-a ativa novamente em meio aquoso.

Um químico ou alguém com conhecimentos em micro biologia celular consegue dar explicações mais precisas do que essas minhas. ;)

Olá Renan,

Sou iniciante também (22 levas) mas felizmente só tive problemas com contaminação na segunda e bem leve a ponto de tomá-la como "sour".

Mas por que estou contando isso? Simplesmente por que abandonei o Airlock, mangueiras no álcool etc.. desde a quinta leva e tudo certo. Eu apenas coloco a cerveja para fermentar naqueles baldes brancos (sem torneira para facilitar a sanitização) e encosto a tampa sem lacrar com uma latinha cheia para fazer peso. Geladeira e pronto, deixo a primaria, secundária e clarificação lá para tirar apenas no engarrafamento.

No seu caso eu testaria fazer um starter sim, pois você teria mais células de fermentos saudáveis para concorrer com possíveis células contaminantes pelo mosto. Quanto a trocar a mangueira pelo airlock acho desnecessário.

Como você aerou o mosto?

Abraços, não desista e sucesso!

Masiero, tua técnica atual pra fermentar sem airlock, seria a OPEN FERMENTATION ( FERMENTAÇÃO ABERTA), ou nada a ver. os resultados são melhores? e a contaminação como fica?

Olá Etelvino77,

Não conheço a técnica de Open Fermentation, vi apenas algumas fotos na web e aparentemente não é o que tenho feito.

Eu faço tudo normal no processo todo, sempre faço starters e uso a técnica do azeite + aeração com bomba de aquário. Na hora de colocar pra fermentar optei por usar baldes tampados (sem lacrar a tampa para não explodir) com uma latinha sobre ela para fazer peso.

Penso que pela diferença de pressão não entre contaminantes (até porque bactérias não são alpinistas rs..) e mantenho uma geladeira exclusiva para minhas cervejas fermentarem (limpo ela demais por dentro).

Olha, quanto aos resultados, tenho gostado, mas como falei sou iniciante e ainda não tenho os sentidos apurados para detectar off-flavours. Também não observo contaminações (aqueles fungos fedidos com aspecto ruim que aparecem na superfície).

Se não me engano um dos feras (Guenter, Tiago ou Paulo) acho que o @paulo usa algo parecido na fermentação (li por aqui em algum post).

Achei o link: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402918

Abraços,

Last edited:
Puxa não esperava tantos replies! Bom, vamos ver:

Galhardo:
BAH, me caiu os butiá do bolso agora, achava que quanto mais concentrado o álcool melhor a sanitização! E de fato, eu não deixo fervendo por tanto tempo a água de hidratação do fermento, só uns 5 min.

AntonioMartins
Uso uma mangueira de silicone atóxica, encho com água fervida e boto uma ponta na panela e outra no fermentador. Mas como o amigo ali em cima disse, com o álcool 92 significa que eu manusiei a mangueira com as mãos não sanitizadas e talvez nem a água fervida estivesse. Seja como for, agora to vendo que faço isso de um jeito tosco, vou ter que comprar o auto sifão!

jalexandre
Tudo com solução de biofor 2,25% a 2ml a cada 3 litros, o que dá uns 15ppm.
Quanto a contaminação na fornecedora do fermento, acho muito difícil, pois compro os pacotinhos fechados da fermentis na WE. É alguma cagada na água ou álcool durante a sanitização.

Gabrielcalo
Pacote fechado de US 05 da fermentis.
Vou comprar um fermentador adequado com airlock e tudo, também to achando que essas pet não são confiáveis.

Masiero
Legal sua técnica, mas prefiro não arriscar de deixar meu fermentador aberto! O clima aqui é úmido e propenso a mofo.
Faço aeração normal, sacudindo o fermentador depois de purgar o fermento.

Pessoal era exatamente o que eu queria ver, to fazendo uns erros ridículos e nem tinha percebido. Desculpem minha "noobice", eu to aprendendo sozinho e fazendo do jeito que eu posso com poucos recursos. Mas esse é mais um motivo pelo qual me interesso por esse hobby, o pessoal sempre ta disposto a ajudar! Muito obrigado a todos pelas palavras de incentivo!
Abraços!

@renanC,

A WE é uma loja confiável até que me provem o contrário, então deve ser agua ou fermentador mesmo.

Na dúvida, ferve tuda a agua que entrar em contato com o mosto frio e troca o fermentador. Tu acha esses baldes plásticos alimentícios por um bom preço na internet ou em algum fornecedor de material para cozinha industrial. Em ultimo caso, se não for possível por N motivos até a próxima brassagem, chacoalha bastante as pets com Iodofor dentro e deixe escorrer.

Abraços e sucesso na próxima brassagem.

Ola RenanC

aqui tem mais perguntas do que respostas.
A maior pergunta é......onde vc se informou sobre o processo para fazer cerveja.
Vc tem um link...um site de internet ou um nome de um livro?
@Galhado já ti passou um link para informar.
O processo para fazer cerveja saborosa não é facil. A parte mais importante, é saber como cuidar a leva contra todo tipo de contaminacão depois que ela ficar fria. Neste momento a leva esta supersensivel contra todos.
Uma mosca uma poera, uma bacteria da sua mao ate um pingo de suor dentro da leva provoca uma contaminação e seu trabalho tem grande prejuizo.
Todo parte do Equipamento na area da fermentação precisa a sanitarisação, seus mãos precisam luva de silicone igual eles usam no hospital quando faz uma cirurgia.

Fermentação dentro da garaffa? Vc poderia explicar esse processo?

Abraço Ralf

Masiero
Legal sua técnica, mas prefiro não arriscar de deixar meu fermentador aberto! O clima aqui é úmido e propenso a mofo.
Faço aeração normal, sacudindo o fermentador depois de purgar o fermento.

como assim aeração normal, sacudindo DEPOIS de purgar o fermento? não seria depois de inocular o fermento?
a aeração é no início do processo de fermentação, não no final. Aerar após a fermentação vai oxidar sua cerveja

Ola RenanC

Fermentação dentro da garaffa? Vc poderia explicar esse processo?

Abraço Ralf

Fermentação na garrafa pet é simples, barato e funciona. O unico problema, ao meu ver, é para envasar, a não ser que você use sifão.

Coloca-se a bebida numa garrafa de 10 ~ 20 litros, conecta um blow off na ponta e deixa fermentar.

Esse post tem um exemplo bem inusitado de blow off.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402690

Abraços,

Bueno, li tudo que o pessoal comentou, e com tanta informação, duvido que acontece o mesmo problema na próxima cerveja!

Não reparei se foi comentado sobre a água da brassagem - atente-se para que seja filtrada e/ou fervida - mas que seja livre de cloro.

@Tiefensee
Isso, faço aeração quando INOCULO o fermento, desculpa, usei a expressão errada

Fermentação na garrafa pet é simples, barato e funciona. O unico problema, ao meu ver, é para envasar, a não ser que você use sifão.

Coloca-se a bebida numa garrafa de 10 ~ 20 litros, conecta um blow off na ponta e deixa fermentar.

Esse post tem um exemplo bem inusitado de blow off.

Abraços,[/QUOTEEsse post tem um exemplo bem inusitado de blow off.

Abraços,
Obrigado, so foi um mal entendido. Garaffas de PET sao galões de agua, então.

Concordo com sua resposta. Na minha Opinão o problema fica na area da higiene, sanitarisação. Não um problema da levedura.

Abraco

@Tiefensee
Isso, faço aeração quando INOCULO o fermento, desculpa, usei a expressão errada

Isso também é um problema, a aeração deve ser feita antes de inocular o fermento, após a inoculação deve-se movimentar o mínimo possível o seu fermentador, pois o movimento brusco pode matar as leveduras.

Isso também é um problema, a aeração deve ser feita antes de inocular o fermento, após a inoculação deve-se movimentar o mínimo possível o seu fermentador, pois o movimento brusco pode matar as leveduras.

Bom, já li e ouvi que aerar após a inoculação não trás problema nenhum, é até recomendado, pois as leveduras vão consumir esse oxigênio, não havendo problema nenhum de oxidação. Quanto a matar as leveduras, também desconheço esse fato: starter ficam com uma barrinha girando a várias rotações por minuto.

Inclusive, é recomendado uma segunda aeração em cervejas com OG muito alta.

Abraço!

Isso é um mito. A vida toda eu aerei depois de inocular e a própria Fermentis recomenda esse procedimento.

Isso é um mito. A vida toda eu aerei depois de inocular e a própria Fermentis recomenda esse procedimento.

Opa, bom saber então pessoal, era o que eu tinha lido até o momento. Então aquela história de fazer o starter, misturar beeem devagar o fermento com o líquido e não movimentar o frasco também é mito.

Opa, bom saber então pessoal, era o que eu tinha lido até o momento. Então aquela história de fazer o starter, misturar beeem devagar o fermento com o líquido e não movimentar o frasco também é mito.

Durante a hidratação é diferente. Nesse momento, sim, os fabricantes recomendam não agitar (apenas movimentar suavemente para desfazer os aglomerados)

Latest posts

Back