Posso dizer como eu faço. Procuro evitar a exposição ao oxigênio. Cerca de1hr antes do envase retiro meu fermentador do cold crash e posiciono no local onde irei envasar, de modo que não movimento mais, pra não levantar sedimento. As garrafas, previamente lavadas, são sanitizadas com álcool 70 e aguardam até que não exalem mais nenhum cheiro de álcool (+- 1/2 hr). Doso o açúcar numa balança de precisão e vou jogando individualmente pra dentro de cada garrafa, usando um funil. Pra cerveja uso um daqueles enchedores que se parecem com uma vareta, que se conecta direto na torneira do fermentador e que liberam a cerveja diretamente no fundo da garrafa. O fermentador fica fechado o tempo todo, até esgotar a cerveja, até que comece a sair ar. Nesse momento eu abro pra ver a situação e vou tombando, administrando pra aproveitar o final. Essas últimas duas ou três garrafas eu marco, e dá pra perceber nelas os efeitos da oxidação.
Em suma, com alguns cuidados simples eu faço a breja ir do fermentador fechado diretamente pro fundo da garrafa, minimizando a exposição ao oxigênio.
Pode parecer que colocar o açúcar individualmente em cada garrafa dá um trabalhão, mas não dá não. Estourando aí é coisa de 1/2hr a mais no processo e evita um bocado de oxigenação. No meu ver vale muito a pena.