• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Maximizar OG minimizando Maltes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ununes

Member
Reaction score
0
Pessoal, tenho uma receita de 50L de IPA cuja OG é 1.060.
NA receita leva os seguintes maltes (em Kg):
7 Ale
6 Pilsen
1,5 Caramelo

Isso tudo demanda 45 L de água p mostura e mais 32L para lavagem. Isso faz minhas panelas de 60L operarem acima do limite do chuveirinho, por exemplo, quase transbordando.

A minha dúvida é como e o quanto consigo maximizar a redução na quantidade de malte (ainda que substituindo por outro tipo de malte) mantendo a OG para uma IPA e dentro das caracteristicas do estilo. Não quero fazer uma regra de 3, quero maximizar a OG utilizando a menor qtd de malte possível.

diminui a relacao agua malte, usa 2.5l por kg pra brassagem que dara um total de 36,25 e lava ate dar uns 57 litros assim cabendo na sua panela de 60l

Eu fiz em minha última brassagem o volume total de malte para os 50 LTS, o que resultou em um mosto mais concentrado e na hora de esfriar o mosto dilui com mais água. Vi isso no vídeo do canal cerveja fácil, chamado como fazer o dobro de cerveja com o mesmo equipamento. E no final a minha FG chegou no que eu precisava. Ainda não provei a cerveja, mas pela densidade deu tudo ok na fermentação e maturação.
Abraço

Ou parta para extrato de malte para ajustar a OG. Use menos malte e complete com extrato.

Na ultima leva eu fiz as duas coisas que recomendaram, tenho uma panela de 45l fiz uma produção de 60l fiz um mosto mais concentrado que consegui, dilui com água na hora de resfriar, mas minha OG ficou um pouco abaixo do esperado corrigi com DME.

Last edited:
@jeanpaullopes vc tem experiência com extrato? Se sim, é possível ter a mesma qualidade de um grist all grain fazendo essa adição tardia de extrato, digo, vc obtem o mesmo resultado de um grão tipo pilsen usando extrato de pilsen?

Refiro-me aos resultados na prática, sabor, aroma, etc... Já "corrigi" algumas brejas com DME, em pequena quantidade, minha experiência nessa área é quase nula.

@jeanpaullopes vc tem experiência com extrato? Se sim, é possível ter a mesma qualidade de um grist all grain fazendo essa adição tardia de extrato, digo, vc obtem o mesmo resultado de um grão tipo pilsen usando extrato de pilsen?

Refiro-me aos resultados na prática, sabor, aroma, etc... Já "corrigi" algumas brejas com DME, em pequena quantidade, minha experiência nessa área é quase nula.
Infelizmente não tenho experiência.

Minha sugestão foi totalmente teórica, mas pelo que ando lendo e vendo, acredito que a qualidade é bem boa.

Basicamente é mosto fervido e seco.

Latest posts

Back