• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Maturação - Guia da Ciencia e arte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasCSP

Well-Known Member
Reaction score
36
Bom dia a todos
Dei uma boa fuçada nos tópicos aqui do HBTbr e não encontrei nada relacionado ao que eu preciso.

Sei que maturação não é um processo exato e sim uma arte que se baseia na ciência e no gosto pessoal; Todavia, gostaria de uma orientação para entender quais estilos dependem ou se beneficiam de uma maturação mais longa.

Hoje eu adotei a seguinte "regra" para IPA APA e Wheis (estilos que mais faço)
. Faço a fermentação primaria (Até atenuação completa).
. Faço a secundária por mais uma semana ou 10 dias dependendo do dia da semana que cai.
. Maturação a frio por uns 5 dias e clarificação com gelatina e mando para o barril.

O que eu quero saber é quais cervejas se beneficiariam de fazer uma maturação mais longa depois do secundario.

Existe algum livro/topico especifico sobre beneficios da maturação para cerveja?
Ou posso considerar que todas as cervejas se beneficiam e usar o maximo de tempo cabivel no secundário e o que fazemos ao acelerar o processo é só uma vontade precoce de tomar a propria cerveja...

Obrigado antecipadamente.
Lucas

Bom dia a todos
Dei uma boa fuçada nos tópicos aqui do HBTbr e não encontrei nada relacionado ao que eu preciso.

Sei que maturação não é um processo exato e sim uma arte que se baseia na ciência e no gosto pessoal; Todavia, gostaria de uma orientação para entender quais estilos dependem ou se beneficiam de uma maturação mais longa.

Hoje eu adotei a seguinte "regra" para IPA APA e Wheis (estilos que mais faço)
. Faço a fermentação primaria (Até atenuação completa).
. Faço a secundária por mais uma semana ou 10 dias dependendo do dia da semana que cai.
. Maturação a frio por uns 5 dias e clarificação com gelatina e mando para o barril.

O que eu quero saber é quais cervejas se beneficiariam de fazer uma maturação mais longa depois do secundario.

Existe algum livro/topico especifico sobre beneficios da maturação para cerveja?
Ou posso considerar que todas as cervejas se beneficiam e usar o maximo de tempo cabivel no secundário e o que fazemos ao acelerar o processo é só uma vontade precoce de tomar a propria cerveja...

Lucas

Opa!

Veja se esse post fixo resolve suas dúvias:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Abraço.

Lucas

Talvez você queira ler esses artigos -> http://www.homebrewtalk.com/author/charlie-colohox-hoxmeier

Leia do mais antigo para o mais novo. Volta e meia eu releio esse material.

Headshot @jalexandre !
Vou tentar consolidar todo este material e volto aqui com um resumão para discussão, se necessário.

Valeu mesmo, como sempre tem nos ajudado muito

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Estuda, faz o resumão, consolida, aproveita e me explica, porque eu já li esse treco umas três ou quatro vezes e ainda tenho algumas dúvidas. :p

Abraço!!

Que deleite de material! Muito bem escrito, claro e com referências confiáveis! Valeu, @jalexandre

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Back