• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

"Maturação" a frio, dúvida

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Reaction score
14
Vejo que muitos recomendam no mínimo uma semana a cerca de 1 grau após a fermentação secundária, outros falam em bem mais, minhas dúvidas:

- pelo que entendi, o propósito dessa maturação é diminuir a atividade da levedura e decantá-la para diminuir a turbidez e borra no fundo no produto final, correto?

- caso eu queira encurtar essa maturação digamos pra 3 dias, quais os problemas alem da turbidez, borra? pode gerar "sabor de levedura", ou algum outro problema, excesso de carbonatação (mesmo colocando quantidade adequada de açúcar)?

- quais os estilos que teria mais/menos problema encurtar essa maturação? ouvi dizer que weiss nem é recomendável ficar muito tempo a frio...

obrigado pessoal!

Vejo que muitos recomendam no mínimo uma semana a cerca de 1 grau após a fermentação secundária, outros falam em bem mais, minhas dúvidas:

- pelo que entendi, o propósito dessa maturação é diminuir a atividade da levedura e decantá-la para diminuir a turbidez e borra no fundo no produto final, correto?

- caso eu queira encurtar essa maturação digamos pra 3 dias, quais os problemas alem da turbidez, borra? pode gerar "sabor de levedura", ou algum outro problema, excesso de carbonatação (mesmo colocando quantidade adequada de açúcar)?

- quais os estilos que teria mais/menos problema encurtar essa maturação? ouvi dizer que weiss nem é recomendável ficar muito tempo a frio...

obrigado pessoal!

Olá, Ramiro!!
Já deu uma lida neste post fixo?
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Abraço!

obrigado pessoal!
Maturação não ocorre quando vc quer, nem se está em baixa ou alta temperatura.... maturação ocorre o tempo inteiro depois que a cerveja "nasce". Como ela ocorre... isso sim, a gente pode moldar pela temperatura.

Igual, esse período é mais corriqueiramente chamado de clarificação, pois baixar a temperatura estimula com que o fermento flocule e vá pro fundo.

O objetivo é levar uma cerveja menos turva pra garrafa, o que depois acaba gerando menos borra no fundo dela, o que normalmente é bom por um série de motivos, já que fermento no geral não tem um gosto bom.

Agora, isso também é gosto pessoal..... se a pessoa não se importa em ficar com 1cm de borra no fundo da garrafa, ok.

Abraço,

Latest posts

Back