• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mangrove Jacks M54 - Fermentar Lager em temperatura de Ale!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
De fato.Mas a novidade é a cepa estar disponível como fermento seco.

Saquei hopdevils.

Bom, coloquei a informação porque o que vi nesse tópico foi a galera em dúvida sobre a veracidade de ser uma cepa lager e pela temperatura alta de fermentação, dando a impressão de algo novo no mercado.

Então, como você falou, dei uma olhada de novo nas postagens mas não vi discussão sobre o fato de ser seco ou líquido...

Me enganei?

Saquei hopdevils.

Bom, coloquei a informação porque o que vi nesse tópico foi a galera em dúvida sobre a veracidade de ser uma cepa lager e pela temperatura alta de fermentação, dando a impressão de algo novo no mercado.

Então, como você falou, dei uma olhada de novo nas postagens mas não vi discussão sobre o fato de ser seco ou líquido...

Me enganei?

É verdade,as dúvidas das pessoas do tópico estavam nesses pontos que você falou mesmo.Eu que perdi o fio da meada hahaha.

É verdade,as dúvidas das pessoas do tópico estavam nesses pontos que você falou mesmo.Eu que perdi o fio da meada hahaha.

Tudo certo, meu amigo.

A propósito, alguem aqui usou o traste do fermento? Se sim, qual foi a experiência com ele?

Oooops! Verdade, hopdevills! Tinha tanto tempo que tinha lido o tópico que ia me esquecendo. Aproveitar então sua experiência. Me ajude aqui...

Vc desconfia o que tenha gerado essa FG tão alta? Outra coisa é que vc disse que acha que a cepa se adequa pra lagers mais maltadas. Você indicaria pra fazer uma Munich Dunkel?

Oooops! Verdade, hopdevills! Tinha tanto tempo que tinha lido o tópico que ia me esquecendo. Aproveitar então sua experiência. Me ajude aqui...

Vc desconfia o que tenha gerado essa FG tão alta? Outra coisa é que vc disse que acha que a cepa se adequa pra lagers mais maltadas. Você indicaria pra fazer uma Munich Dunkel?

Desculpa a demora em te responder,por acaso voltei nesse tópico agora e vi seu post.

Olha,eu acho que podem ter sido 2 fatores para explicar a fg alta:

-Talvez o malte pilsen(swaen) que eu usei não tenha a mesma fermentabilidade que um alemão típico.Pra falar a verdade eu sempre experimentei com esse malte uma fg maior que a que eu atinjo com o pilsen da bestmalz,por exemplo;independentemente da levedura utilizada.

-O outro fator pode ter sido o pitching baixo,visto que usei só um sachê do fermento para 20L.

Eu fiz uma outra helles com o mesmo pilsen da swaen e com essa levedura,mas agora reutilizando-a com starter; consegui uma fg de 1.012 partindo de uma og de 1.047.
Queria que ela atenuasse mais,mas ficou nisso mesmo.

Sobre a Dunkel,acho que ela cairia bem nesse estilo justamente pelo perfil maltado.Eu pretendo em breve utilizá-la numa oktoberfest e numa dunkel também.

Bacana hopdevils. Acabou que deixei a receita guardada aqui. Ainda tem algumas na fila. Mas logo logo faço e vou aproveitar suas dicas.

A primeira leva que fiz ficou muito boa...límpida, o fermento sedimentou depois de 15 dias e sem off-flavours. E parte do Krausen foi expelido do fermentador...

Mas as levas seguintes deram problemas...ficaram com um gosto de fermento-éster, lembrando uma de trigo...Acredito que:

-não oxigenei tanto tempo como da primeira leva;
-o termostato tava programado para acionar com um intervalo de 1°C, então pode ter fermentado em temperatura mais alta;

E na terceira leva reutulizei o fermento da segunda leva e deixei o sensor dentro do fermentador, cravado em 18°C...e ficou igual a segunda leva...meio turva e o mesmo gosto...E também aerei pouco o mosto

Será que a levedura pode ter se modificado durante a segunda leva? A falta de oxigenação também pode ter influenciado?

A primeira leva que fiz ficou muito boa...límpida, o fermento sedimentou depois de 15 dias e sem off-flavours. E parte do Krausen foi expelido do fermentador...

Mas as levas seguintes deram problemas...ficaram com um gosto de fermento-éster, lembrando uma de trigo...Acredito que:

-não oxigenei tanto tempo como da primeira leva;
-o termostato tava programado para acionar com um intervalo de 1°C, então pode ter fermentado em temperatura mais alta;

E na terceira leva reutulizei o fermento da segunda leva e deixei o sensor dentro do fermentador, cravado em 18°C...e ficou igual a segunda leva...meio turva e o mesmo gosto...E também aerei pouco o mosto

Será que a levedura pode ter se modificado durante a segunda leva? A falta de oxigenação também pode ter influenciado?

Tive a mesma experiência em uma leva reutilizando o fermento.Mas curiosamente antes do envase o sabor estava bem límpido.
Eu acho que a temperatura alta em que a carbonatação ocorreu(30 C) possa ter influenciado,mas a sensação que eu tenho é similar,tem um leve cravo parecido com uma weiss.
Agora fazem 2 semanas do envase,vou dar mais 1-2 semanas para reavaliar.
Mas como medida de segurança vou descartar o fermento colhido e talvez até abandone o uso dessa cepa.

Bom dia essa é minha primeira postagem.

Há algum tempo comprei uma garrafa de California Common (Anchor steam beer). Gostei muito, mas não do preço e resolvi tentar clonar em casa.

Como não encontro fermento liquido a preços módicos e as ultimas vezes que encontrei estavam tão perto da data de vencimento que me desanimaram usei o M54 da MJ.

Apesar deles recomendarem uma temperatura mais alta eu fiquei com receio de off flavors, então iniciei a fermentação a uma temperatura mais baixa 12/13C.
Em 24 horas não notei nenhuma bolha no air-lock e fiquei com medo de ter dado um choque no fermento que havia sido hidratado a uns 25C, então subi a temperatura para 18C e esperei. No dia seguinte o airlock borbulhava bem. Ohei na net e vi que o "lag time"desse fermento tende a ser maior.
Já embalei a cerveja e gostei. Realmente a temperatura recomendada não notei off flavors. Minha cerveja ficou um pouco mais "fina"do que o esperado pois testei fazer uma mostura parcial e coloquei agua gelada após a fervura para derrubar a temperatura mais rápida visto que não uso chiller. Nessa hora errei e coloquei mais água do que deveria. De qualquer forma derrubei a temperatura bem rapidamente e a cerveja está muito límpida, parecendo até comercial.
Armazenei esse feremente num tubo de ensaio pois pretendo usar mais vezes.
Minha experiência portanto foi boa e vou usar esse fermento agora em algumas cervejas que uso o US-05 para ver o resultado.

Editado depois.
Só complementando. Eu não aerei de forma eficiente (só chacoalhei o fermentador por algum tempo), usei um sache para 10L, e foi de OG 1.049 para 1.012. Fermentei aos 18C depois do primeiro dia até chegar ao FG (7 dias), deixei 2 dias a temperatura ambiente (25C) e baixei para 4C até completar 2 semanas. O priming fiz com o mosto mesmo. Quanto eu termino de ferver eu guardo sempre 1 Litro no freezer e no dia do engarrafamento eu fervo/resfrio de ponho no balde de engarrafamento (no caso aqui só usei 700ml usei a calculadora para ver a carbonatação)

Fiz uma Munich Helles com o M-54 Californian Lager.

Fermentei iniciando a 16ºC (fermento em um starter de 1l para 20l) e subindo para 18ºC depois de 50% da fermentação e terminando em 20ºC, onde ficou mais 10 dias.
Clarifiquei por 7 dias a -1~0ºC e envasei com priming.

O fermento decanta muito, fica bem compacto no fundo do balde e parece ter uma lama bem limpa.

A cerveja ficou sem nenhum traço do fermento (mesmo quando tu pega o fundo da garrafa no segundo copo), sem aromas da fermentação ou sabor. Sente-se somente o malte munich e o lupulo Halertal. Gostei do resultado.

A cerveja ficou bem cristalina para uma clarificação somente a frio e priming.

Agora pretendo usar a lama em uma 100% pilsen mais lupulada para ver como se comporta.

P.S.:copo gelado sacaneia sempre as fotos

Attachments

• IMG_20180317_190524060.jpg
    IMG_20180317_190524060.jpg
    120.3 KB
Utilizei esse fermento numa standard lager, com 25% de milho (milharina). Fermentei como na "bula", a 18 graus e por 12 dias (como sempre faço). No final subi 1 grau por dia até 20 graus e depois só 1 dia a 22 graus. Depois 5 dias no cold crash. Gostei do resultado, da limpidez, da atenuação e do leve "ésteres" que ele deixou (gostei). Durante todo processo tratei o bicho como lager, no starter com pitch rate para lagers.

Na segunda utilização, como slurry da ceva anterior, fiz uma california common, iniciando a fermentação a 16 graus (tentando menos ésteres, como de fato ocorreu) por 2 dias e depois 18 graus. Dessa vez não subi a temperatura (rampa DMS). Resultados bons como na primeira ceva.

Pretendo experimentá-lo em outros estilos de cerveja lagers (e até de ALES) pois achei os resultados interessantes e satisfatórios.

Quanto ao enxofre, ele surgiu momentaneamente na california common e depois sumiu. Pretendo sempre dar um pitch rate alto nele, tentando evitar surpresas comuns que ocorrem nas lagers. Também sempre oxigeno o mosto com cilindro de O2.

Resumindo, gostei da experiência e esse fermento entrou no meu dia-a-dia cervejeiro.

Achei um fermento bem neutro. Comparado com um ale us05, achei bem mais neutro. O sabor do malte sobressaiu pois fiz a brassagem a uma temperatura mais alta. Tenho que fazer outras cervejas claras com esse fermento para ter certeza que ele é muito limpo ou a minha brassagem esconde algo. Minha próxima e uma receita de Kolsch com ele para ver o resultado. Já fiz com us05 e o fermento na minha opinião emprestou muitas características no produto final.

E no paladar, como ficou? Tem a "leveza" "crisp" das lagers?

Gostei bastante e acho que dá pra considerar como a "leveza" das lagers. O sabor que ele deixa é bom, então pretendo fazer algumas receitas de ALE com ele.
Vale a pena experimentar.............

Back