• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Leveduras suspensas na garrafa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Reaction score
33
Após o priming todas as minhas garrafas ficam com um pouco de levedura suspensa, que não decanta em temperatura ambiente. Às vezes mesmo depois de levar à geladeira ainda fica um pouco de levedura presa nas paredes da garrafa. Faço clarificação com gelatina e cold crash a 0,0C por 5 dias. Isso é normal?

Seguem as fotos da cerveja na garrafa (essas bolinhas na parede da garrafa são a levedura suspensa), e a mesma cerveja no copo (servindo com cuidado ela fica bem limpa, não se nota a presença de levedura).

Attachments

• IMG_20160802_162232006_HDR.jpg
    IMG_20160802_162232006_HDR.jpg
    98.2 KB
  • IMG_20160802_203357512.jpg
    IMG_20160802_203357512.jpg
    127.5 KB
Após o priming todas as minhas garrafas ficam com um pouco de levedura suspensa, que não decanta em temperatura ambiente. Às vezes mesmo depois de levar à geladeira ainda fica um pouco de levedura presa nas paredes da garrafa. Faço clarificação com gelatina e cold crash a 0,0C por 5 dias. Isso é normal?

Seguem as fotos da cerveja na garrafa (essas bolinhas na parede da garrafa são a levedura suspensa), e a mesma cerveja no copo (servindo com cuidado ela fica bem limpa, não se nota a presença de levedura).

Se é '"normal" ou não, não sei.
Sei que acontece com as minhas e não encano ;)
Abraço!

Boa Tarde Leandro!

Com as minhas cervejas as vezes isso também acontece...também gostaria de saber o por que disso, e se traz algum prejuízo pra cerveja...vamos aguardar os mais experientes se pronunciarem rsrs.

É normal...
Por mais que tenha feito clarificação com gelatina, sempre existirá um pouco de fermento e esse ao consumir o prime irá se reproduzir novamente.
Em cervejas mais lupuladas não só fermento fica em suspensão, mas também o lúpulo meio que se aglutina no fundo. Além disso, vai um pouco de gelatina também pra garrafa...
Pra eliminar 100%, só filtrando mesmo.
Pra servir, tem que colocar bem devagar no final e sempre deixar um dedinho de fundo...

com gelatina ocorreu aqui comigo também pensei ate que fosse alguma contaminação até parei um pouco de usar gelatina

Esta é a minha segunda brassagem, uma Strong Bitter feita com S-04. Usei gelatina e após priming no balde com 6g/L. A pressão ainda está em 1,1 bar após 3 dias de envase e manutenção a temperatura ambiente, ou seja está indo bem.

Na foto tirada agora vocês podem ver os flocos em suspensão. Acredito que coma. Pressão em 2.5 e 1 semana na geladeira, tudo baixe.

Semana que vem posto outra foto para vcs verem como ficou.

d215978276c2f57ebb8dda6a1f8e1252.jpg

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

a gelatina nao decantou direito por isso agora eu só coloco gelatina apos o final da fermentação primaria deixo a cerveja a 10 ºc coloco gelatina depois vou para maturação fica aí ate concluir baixando para 0ºc por no minimo uma semana

Com a pressão a 1,5 bar já abaixou quase toda a levedura.

@paulopinho, no seu caso o problema era a gelatina? Quando você não usa, não acontece?

a gelatina nao decantou direito por isso agora eu só coloco gelatina apos o final da fermentação primaria deixo a cerveja a 10 ºc coloco gelatina depois vou para maturação fica aí ate concluir baixando para 0ºc por no minimo uma semana

Agora, a pressão está em 2 bar, e olhem o resultado.
e7b7be2da3f6ccac53dcf56af9c9bec2.jpg

Mais um tópico que achei falando a mesma coisa. Guenter alguma solução pra coisa? Minha cerva estava límpida.....pra que colocar e tentar a melhor clarificação?

Estou mal comigo....Minha cerva está cheia de substancias após o envase.

Mais um tópico que achei falando a mesma coisa. Guenter alguma solução pra coisa? Minha cerva estava límpida.....pra que colocar e tentar a melhor clarificação?

Seja bem vindo ao estranho mundo do priming com açúcar...
Se filtrar, ou decantar a frio, ou usar gelatina, tende a limpar, mas com o priming o fermento que gerou gás tem que ir iara algum lugar. E esse eh o fundo da garrafa.
Para evitar isso só com carbonatação no barril com co2.
Com diz um amigo gringo, it's not gonna hurt.
Mas concordo, não eh bonito.
Acontece comigo também.

Acho que descobri a resposta para o meu problema.

A mostura foi feita de forma equivocada para uma CREAM Ale. ficou quase 1:30 a 68 graus.

A cerveja esta muito espessa.

Usei uma quantidade muito grande de gelatina. Foi desnecessário.

Ficou apenas dois dias no cold crash.

Resultado?

A gelatina aderiu a parede da garrafa.

tenho tido muita suspensão.

Quando gela desce porem fica uma quantidade grande de resíduo no fundo da garrafa.

Talvez com a continuidade da carbonatação na garrafa ela se aprumem.

Attachments

• 2016-11-27 16.05.51.jpg
    2016-11-27 16.05.51.jpg
    93 KB
Back