jeanpaullopes
Well-Known Member
- Reaction score
- 737
Se a cepa é a Hornidal o recomendado é coletar do krausen mesmo. Mas não se assuste se você "perder" o krausen... pois isso já aconteceu comigo, eu inoculei o fermento num dia e no outro quando fui coletar o krausen e ele já tinha descido... se isso ocorrer você pode proceder de duas formas: uma é coletar a lama e propagar ela em um starter para coletar o krausen desse starter... e a outra é coletar aquela crosta de fermento seco que fica na parede do fermentador. Ambas funcionam.
Aproveitando ainda sobre o tema do pitch rate, tenho reparado que quanto maior o underpitch mais vigoroso é o krausen (claro que a formação de krausen também a ver com a composição da cerveja, brassagem, grist e tal), e quanto maior a quantidade de fermento, mais rápido o fermento age e menor é o krausen. Isso vale especialmente para o caso de você querer propagar um starter para coletar o krausen deste... faça um underpitch agressivo e deixe a levedura dar o jeito... alias, nota importante, sempre que faço starter para coleta de krausen eu faço num pote de boca larga e não uso agitador, deixo ele paradão lá e coleto o krausen a medida que ele vai se formando... as vezes coleto uma, duas, três vezes.
View attachment 122316
aqui um exemplo do que estou falando, comprei um pote de vidro daqueles de biscoito e uso ele para propagar e coletar do krausen quando preciso... para usar/coletar a lama do starter uso o erlenmeyer mesmo.
Pelo o que eu li, a questão do pitch rate, quanto menor, melhor a levedura funciona, seja no starter, seja na fermentação.
Infelizmente, como eu disse, estou com 50l de cerveja fermentado (uma saison com frutas e uma kolsch) e faço somente para consumo próprio, então minha experiência com Kveik vai demorar pelo menos uns 20~30 dias. Tivesse eu lido mais e visto que a brewshop tinha a levedura, já tinha feito semana passada. O que mais me interessa é realmente a questão da temperatura alta de fermentação, pois aqui no RS temos um verão quente demais e é um pé no saco manter as geladeiras com os fermentadores (tinha dois controladores mas um deu PT).