• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Kit insumos para cerveja - vale a pena?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Prezados, boa noite.

Fiz faz pouco a minha primeira brassagem, e acabei engarrafando 40 litros de IPA na noite de ontem. Para fazer esta cerveja eu comprei o kit pronto, desses que são vendidos na Malteshop, Alquimiadacerveja, Artebrew, etc.. Eles já vem com a quantidade exata de cada ingrediente.

Diante desta situação e opção, eu pergunto aos mais experientes: É mais caro, mais barato ou o mesmo preço do que comprar todos os ingredientes em separado? Por exemplo: Eu comprar um kit de insumos de 20 litros da Malteshop é mais caro do que eu pegar os mesmos ingredientes para fazer o mesmo tipo de cerveja na WEConsultoria? Os nomes das lojas são apenas a título de exemplo, por serem na cidade ao lado da minha.

Agradeço qualquer informação.

Giuseppe.

Uma possibilidade que os kits não dão, ainda mais no caso de fazer 40l, é comprar sacas de 25kg de algum malte e montar várias receitas com eles, sai mais barato.

Nunca parei pra colocar na ponta do lápis mas tenho quase certeza que sai mais caro.

Pega a última receita e monta aí, compara o preço e pronto!
O problema é que não dizia a quantidade de cada ingrediente no kit que comprei, e eu não pesei pra ter uma base para comparação.... Por isso a pergunta.

Prezados, boa noite.

Fiz faz pouco a minha primeira brassagem, e acabei engarrafando 40 litros de IPA na noite de ontem. Para fazer esta cerveja eu comprei o kit pronto, desses que são vendidos na Malteshop, Alquimiadacerveja, Artebrew, etc.. Eles já vem com a quantidade exata de cada ingrediente.

Diante desta situação e opção, eu pergunto aos mais experientes: É mais caro, mais barato ou o mesmo preço do que comprar todos os ingredientes em separado? Por exemplo: Eu comprar um kit de insumos de 20 litros da Malteshop é mais caro do que eu pegar os mesmos ingredientes para fazer o mesmo tipo de cerveja na WEConsultoria? Os nomes das lojas são apenas a título de exemplo, por serem na cidade ao lado da minha.

Giuseppe.

Giuseppe,

Não sei quanto a essas lojas que você citou,mas no Lamas o kit sai mais caro,significativamente mais caro.
Além disso odiei as receitas prontas deles,algumas fogem totalmente ao estilo proposto.
Mas se não informam os maltes e as quantidades,bem como os lúpulos,realmente fica difícil.
Eu te aconselharia "andar com suas próprias pernas" e montar uma receita.Estude receitas clássicas.Eu por exemplo me inspirei na Sierra Nevada Pale ale pra fazer minhas primeiras apas,e depois fui montando minhas próprias receitas,é um bom aprendizado.

Abraço.

Eu não procurei muito, mas generalizando, os kits que vi não valiam a pena. Economizam em malte, economizam em lupulo, e acabam montando receitas mais ou menos. No geral, quanto maior a quantidade de insumos comprar, melhor fica o preço/kg, então da pra economizar um pouco estocando. No chutometro, acredito que se fosse comprar exatamente os mesmos insumos, não sairia mais caro, só que a maioria das receitas bem avaliadas vão sair mais caras por usar mais insumos. Se estiver inseguro sobre montar uma receita sozinho, use o fórum. Tem muita opinião legal na área de receitas, e é facil achar receitas bem avaliadas nos sites do brewersfrined e do beersmith. Também é fácil buscar por receitas premiadas em concursos.

O problema é que não dizia a quantidade de cada ingrediente no kit que comprei, e eu não pesei pra ter uma base para comparação.... Por isso a pergunta.

Então... não vou nem considerar o fator preço, que é a sua preocupação... mas pra mim o grande problema desses KITs é não trazer a descrição dos insumos corretamente.

Por que isso é um problema e por que isso é feito? É feito justamente porque comprar os ingredientes separados sai mais barato, então a receita é montada e vendida num pacote fechado. OK, acho válido montar uma receita e vende-la pronto, é algo que facilita a vida do cervejeiro iniciante que ainda não sabe montar uma.

Porém, o fato de não saber quais são os ingredientes e quais suas proporções simplesmente anula o aprendizado que o cervejeiro podia estar começando a ter sobre os efeitos que cada ingrediente tem, nas proporções que são usadas nas receitas.

Os melhores sites de insumos americanos que vendem KITs, tem junto a receita completa. E ao meu ver, isso é o mínimo que se deveria exigir ao considerar comprar um KIT.

Abraço

Então... não vou nem considerar o fator preço, que é a sua preocupação... mas pra mim o grande problema desses KITs é não trazer a descrição dos insumos corretamente.

Por que isso é um problema e por que isso é feito? É feito justamente porque comprar os ingredientes separados sai mais barato, então a receita é montada e vendida num pacote fechado. OK, acho válido montar uma receita e vende-la pronto, é algo que facilita a vida do cervejeiro iniciante que ainda não sabe montar uma.

Porém, o fato de não saber quais são os ingredientes e quais suas proporções simplesmente anula o aprendizado que o cervejeiro podia estar começando a ter sobre os efeitos que cada ingrediente tem, nas proporções que são usadas nas receitas.

Os melhores sites de insumos americanos que vendem KITs, tem junto a receita completa. E ao meu ver, isso é o mínimo que se deveria exigir ao considerar comprar um KIT.

Abraço
Há anos atrás quando eu comecei comprei um Kit pronto da artebrew, na época eles mandaram a receita junto, não tenho como avaliar os outros pois nunca mais comprei kit. Minha opinião é a de que vender Kit escondendo a receita é mediocridade, como se estivessem escondendo um segredo milionário. Não estou julgando o fornecedor do autor deste tópico, só pra esclarecer, de repente basta pedir que ele fornece a receita de boa.
Minha opinião quanto à compra de Kit é a de que se o malte já vem moído até pode facilitar pros iniciantes com pouco equipamento porém degrada o malte pela demora no uso, ideal seria vir sem moer. Quanto aos custos não tem como ser mais barato, está-se embutindo um serviço de preparação, moagem, know-how, etc.. Se for mais barato dá pra desconfiar que, de repente, estão desovando ingredientes com data de vencimento iminente

Vou me manifestar por ser dono de loja de insumos. Eu não tenho esses kits regulares na minha loja vistual, mas eventualmente me deparo com esses pedidos, pois assim como ocorre no fórum, ocorre fora em 70% dos casos: galera não quer ter trabalho de estudar e aprender, quer fórmula mágica. Nesses casos, eu não vendo exatamente Kit, eu crio uma receita personalizada para o cara e vendo os insumos, separados, identificados, como se fosse uma receita que ele mesmo criou e comprou os insumos.
Recentemente criei 3 kits promocionais de inverno (Dubbel, Weizenbock e Smoked Porter) apenas como estratégia de marketing, mas tanto mando com todos os ingredientes separados e identificados quanto fiz o valor do kit 5% mais barato do que comprar os mesmos insumos separadamente.

Mas, repito, essa é a minha politica.

Abraços!

Vou me manifestar por ser dono de loja de insumos. Eu não tenho esses kits regulares na minha loja vistual, mas eventualmente me deparo com esses pedidos, pois assim como ocorre no fórum, ocorre fora em 70% dos casos: galera não quer ter trabalho de estudar e aprender, quer fórmula mágica. Nesses casos, eu não vendo exatamente Kit, eu crio uma receita personalizada para o cara e vendo os insumos, separados, identificados, como se fosse uma receita que ele mesmo criou e comprou os insumos.
Recentemente criei 3 kits promocionais de inverno (Dubbel, Weizenbock e Smoked Porter) apenas como estratégia de marketing, mas tanto mando com todos os ingredientes separados e identificados quanto fiz o valor do kit 5% mais barato do que comprar os mesmos insumos separadamente.

Mas, repito, essa é a minha politica.

Abraços!
Legal sua manifestação, André. Se eu fosse fornecedor também criaria Kits promocionais, não sou contra não. Mas promoção é justamente o que o próprio nome diz, ou seja, você abre mão de sua margem pra atrair clientes promovendo assim o seu negócio. Não desabona meu argumento de que não dá pra ser mais barato, eu quis dizer que ninguém paga pra trabalhar só isso. Os Kits, ao meu ver, podem ser legais sim mesmo pra mim que já tenho um pouco de experiência, posso ter curiosidade em alguma receita sua, nada mais justo do que eu comprar o Kit mesmo pagando mais caro, se ficou legal da próxima vez compro os insumos separadamente e reproduzo a receita, por quê não?! Do lado do fornecedor é também uma oportunidade de promover a receita.

Legal sua manifestação, André. Se eu fosse fornecedor também criaria Kits promocionais, não sou contra não. Mas promoção é justamente o que o próprio nome diz, ou seja, você abre mão de sua margem pra atrair clientes promovendo assim o seu negócio. Não desabona meu argumento de que não dá pra ser mais barato, eu quis dizer que ninguém paga pra trabalhar só isso. Os Kits, ao meu ver, podem ser legais sim mesmo pra mim que já tenho um pouco de experiência, posso ter curiosidade em alguma receita sua, nada mais justo do que eu comprar o Kit mesmo pagando mais caro, se ficou legal da próxima vez compro os insumos separadamente e reproduzo a receita, por quê não?! Do lado do fornecedor é também uma oportunidade de promover a receita.

Cleber, me desculpa ai, não li a sua postagem antes de escrever, hehehehehe. Não respondi em relação ao que você disse de kits mais baratos e tal. E concordo com você. Lojas que vendem kit regulares, ou seja, tem a aba KITS na sua loja virtual, não tem como vender mais barato mesmo. Eu simplesmente sou contra kits regulares, gosto de desafiar meus clientes a bolarem suas receitas e, quando este não tem interesse, eu mesmo crio uma receita pra ele. E não exatamente vendo mais caro, mas vendo dentro da minha politica de fracionamento (com ele ciente disso). Por exemplo, se a receita que eu criei pra ele usa 0,8kg de trigo, ele vai ter que comprar 1lg, que é minha fração minima, por ai vai.

Meus kit de inverno são mais pra fazer a galera brassar nessa época, onde os cervejeiros iniciantes tendem a produzir menos.

Sobre kits sem infirmação de outras lojas (por ética profissional, não posso dizer quais), direto vem cliente aqui na minha loja me perguntar sobre essas receitas pois já as fizeram e não gostaram. E por vezes tomei essas receitas e realmente não são muito interessantes e deixam o cara meio que boiando.

Para os próximos meses estou para fazer um workshop de criação de receitas aqui na confraria da região.

E vamos que vamos!
Abraço!

André, não há nada o que se desculpar, apenas estamos discutindo o tema se vale a pena ou não os Kits.
Sucesso pra você no seu negócio!

Farei minha primeira brassagem daqui alguns dias, chegou o kit que comprei no lamas de uma American Blonde Ale e paguei R$55,00 + frete, nele veio:
Malte Pilsen Cargill - 4,00 kg - (R$ 20,00)
Malte Caramalt - Muntons - 0,2 kg (R$ 2,48)
Lúpulo Willamette - 30g - (R$ 3,48)
Fermento Seco US-05 (R$ 14,73)
Priming em Bala (sem preço)

Se for comparar preço a preço o kit é mais caro, mas por ser a primeira brassagem me senti mais seguro de comprar em kit. No beersmith não achei esse estilo American Blonde Ale, alguem saberia me responder qual estilo corresponde no programa? um amigo meu tem o lupulo hallertauer hersbrucker se eu usar junto com o que vem no kit iria fugir muito do estilo da cerveja?

Farei minha primeira brassagem daqui alguns dias, chegou o kit que comprei no lamas de uma American Blonde Ale e paguei R$55,00 + frete, nele veio:
Malte Pilsen Cargill - 4,00 kg - (R$ 20,00)
Malte Caramalt - Muntons - 0,2 kg (R$ 2,48)
Lúpulo Willamette - 30g - (R$ 3,48)
Fermento Seco US-05 (R$ 14,73)
Priming em Bala (sem preço)

Se for comparar preço a preço o kit é mais caro, mas por ser a primeira brassagem me senti mais seguro de comprar em kit. No beersmith não achei esse estilo American Blonde Ale, alguem saberia me responder qual estilo corresponde no programa? um amigo meu tem o lupulo hallertauer hersbrucker se eu usar junto com o que vem no kit iria fugir muito do estilo da cerveja?
Jbreyer, no Homebrewtalk americano tem uma descrição boa desse estilo, se quiser dar uma olhada basta jogar num tradutor ai caso não manje de inglês: http://www.homebrewtalk.com/wiki/index.php/American_Blonde_Ale (pelo que vi, é o mesmo que Blond Ale). Quanto ao lúpulo, por ser aromático dependendo da quantia com certeza não vai lhe causar problemas.

Prezados, boa noite.

Giuseppe.

Também sou da região metropolitana de POA, e já comprei insumos nas 3 lojas citadas. Atualmente, uma delas já não está mais na minha lista de fornecedores possíveis.
Quanto a kit's prontos, manda e-mail ou fala com o Eliandro da Malteshop que ele te envia a receita de boa. Inclusive, ele tem um banco de receitas, e pelo que ele já me disse, ele passa ela de boa (já me passou algumas, inclusive).
Também, o que gosto deles é que eles vendem quantidades bem fracionadas de insumos (tipo 40 gramas de malte chocolate pra dar cor numa receita), cobrando só um pouco a mais por isso. Assim, consigo trabalhar com estoques baixíssimos em casa (como moro em AP, não tenho lugar pra guardar quilos e quilos de malte). A moagem deles também é super boa, com moinho de rolos.

Back