• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Kit iniciante de 20 Litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rickspereira

New Member
Reaction score
0
Olá, eu ainda não fiz nenhuma brassagem e estou procurando um kit com capacidade de 20 Litros para iniciar a produção.

Alguém aqui comprou um kit pronto para iniciar a produção? tiveram muitos problemas com o equipamento? Tem algum kit para indicar?

Pensei em comprar separadamente os itens do kit comprando panelas de inox já que não encontrei nenhum kit de baixo custo com panelas de inox.

Desde já obrigado pela ajuda Cervejeiros!!

Cara o seguinte panela de inox tu não vai encontrar por menos de R$600,00, o negocio é cortar os barris keg e usar como panela.
Com certeza nao vale a pena comprar estes kits prontos, é muito melhor montar seu proprio equipamento. Se eu soubesse mais na epoca que comprei meu equipamento com certeza teria feito meu equipamento com barris de 50 litros cortados, mais conhecidos como keggle.

A vantagem do kit é ter um equipamento basico pronto para brassar. A desvantagem é que você praticamente vai comprar muitas outras coisas para "tunar" esse kit depois. Eu tenho um kit de 10 litros que comprei na alquimia da cerveja. Foi bem barato e me atende bem. O do lamas para 5 litros tb acho bem completo e num preço razoavel e tem panela de inox.

Galera, obrigado pela ajuda!

Esse kit da Lamas Brew Shop é bem interessante e barato.

O que kit que mais gostei dos que vi na internet foi esse:

http://www.ciadabreja.com.br/loja/kit-master-110-cerveja-artesanal

O que acham? Vêem algum possível problema com esse kit?

Quanto a filtração, como leigo no assunto, a filtração por fundo falso me parece mais eficiente. Qual a experiência de Vcs?
Encontrei alguns casos que usam uma filtração dupla de fundo falso + bazooka!

Quanto as panelas de inox, sabem onde consigo os barris keg cortados e com torneira soldada, fundo falso, tampa...?!
A solda pode causar contaminação, certo? Que cuidados temos que ter pra transformar um barril keg em panela pra brassagem?

Valew Cervejeiros!

Bom dia.
Segue minha relação, para pagar pouco. Acho que isto e o mínimo. Muitas vezes se comprar separado e mais barato, ja encontrei ferragens e lojas de produtos químicos com itens desta relação. No começo comprei um kit da alquimia da cerveja e depois fui complementando meu material de acordo com as minhas necessidades.

1) panela de alumínio número 32, 22,5 litros. Com torneira.
2) bazzoka ou fundo falso ou BIAB, VOAL que tu compras muito barato em lojas de tecidos.
3) dois baldes de fermentação para 20 litros com airlock, tem gente que compra um e usa as bombonas de agua.
4) chiller de cobre, menor possível, acho que e de 5 metros
5) pá cervejeira
6) termometro cervejeiro
7) engarrafadora

Obs: tem outros itens que necessita comprar ( densímetro, pipeta para medir OG e FG), mas nas primeiras brassagens pode até pular isto. Na medida que tu for fazendo ceva tu vai sentindo a necessidade de mais itens ou nao.
Espero ter ajudado.
Anderson.

O meu eu comprei do site "cervejando"
Vem duas panelas(brassagem já com registro/bazooka e fervura), um balde fermentador 22l, chiller de imersão,arrolhador,tampinhas,mangueiras, termometro cervejeiro e uma jarra, além de apostilas e um kit matéria prima.
Para começar foi mais do que bom.

Estou na mesma situação , querendo um kit . Mas pelos vídeos que estou vendo por aí , estou achando uma opção melhor comprar as coisas separado . Especialmente porque estou querendo realizar a brassagem em uma caixa térmica . Vi diversos cervejeiros caseiros na internet fazendo assim com ótimos resultados :mug: Alguma dica ?

Porque só serve inox? Porque não monta um kit com panelas 36 ou 38 de alumínio mesmo. Equipamento de inox é muito usado e até exigido pela vigilância na industria e em microcervejarias por ser de fácil limpeza, além de permitir a utilização de produtos como a soda caustica. Para nos caseiros usar alumínio ou inox não faz muita diferença.
Monte você mesmo seu equipamento, ficará mais barato e de acordo com suas necessidades.
Uma dica, se você ainda não fez, faça um curso de produção de cerveja. Esses cursos são uma grande oportunidade para encontrar pessoas que gostam da mesma coisa que você, fazer amizade, tomar cervejas boas além de aprender muito sobre o hobbie. Um abraço!

Na Lamas tem um kit básico de alumínio bem bacana.
Ou vc monta seu kit com uma panela de Inox (que também tem lá).
Eu fiz uma pesquisa aqui onde moro, em várias lojas procurando o melhor preço. Por exemplo, fogão: fui em uma loja especializada em fogão industrial e vi o preço. Acredte quem quiser: no Lamas o mesmo fogão está mais barato. :-/
E com panela e balde alimentício foi a mesma coisa.
Conclusão: desencanei de ficar batendo perna pra cima e pra baixo e montei meu kit lá na loja com os caras.
O lance de ser alumínio ou Inox acredito que seja a facilidade para limpar. Acho que a panela retém a caloria bem mais que o alumínio também.
Pra quem quiser o endereço:
http://loja.lamasbrewshop.com.br/kits-de-fabricacao-de-cervejas/kit-de-equipamentos/kit-basico-de-fabricac-o-de-cerveja-20l-lamas.html

Abraço a todos.

Boas dicas pessoal ! Bom , pesquisando na internet , achei o Lamas a melhor opção pra comprar as coisas . Mas não vou de kit não , vou comprar separado conforme as orientações que venho tendo . Além disso já me inscrevi para o próximo curso do Sinnatrah semana que vem :D
Valeu !!!

Boas dicas pessoal ! Bom , pesquisando na internet , achei o Lamas a melhor opção pra comprar as coisas . Mas não vou de kit não , vou comprar separado conforme as orientações que venho tendo . Além disso já me inscrevi para o próximo curso do Sinnatrah semana que vem :D
Valeu !!!

Acredito que no curso vc terá também outras tantas dicas de como adquirir um equipamento bacana.
Depois conta pra gente. :D

Pessoal, aproveito esse post sobre kits para perguntar:

Conexões de Aço Galvanizado podem ser utilizadas nas panelas, ou apenas latão e inox? Utilizaria as mesmas para recirculação do mosto...

Opa pessoal,
tava tb pensando se eu compro um kit ou de forma separada, tava querendo a segunda opção que a grana ta curta, mas ao pesquisar na internet os itens de forma separa são bem difíceis de achar, to morando atualmente em BH alguém tem uma luz ai de onde e que tipo de lugar procurar

Eu fiz assim : Pesquisei os itens separadamente em diversas lojas na internet e fui comprando os mais baratos . Muita coisa comprei inclusive no mercado livre . Deu muito certo . Não paguei barato , gastei 2 mil , mas é porque eu montei um kit bem completo , com bem mais qualidade e um número bem maior de itens que os que vemos por ai . Nas minhas contas , se comprasse só os itens que vem nos kits , teria gasto menos de mil . Comprei 3 panelas completas de 32 L , 2 fermentadores e até fogão industrial . Então a dica é essa , pesquise muito e compre de quem vende por menos . Mesmo que compre de 3 , 4 lojas diferentes . Abraçao

Eu fiz exatamente igual, pesquisei e comprei de 3 ou 4 lojas diferentes. E saiu bem mais em conta..

Mas se atenta a um detalhe o "FRETE",

A maioria das lojas cobra frete fixo até 1, 2 ou 5 KG.. e com isso, ganham um extra compensando o preço mais baixo do produto. E dependendo isso acaba matando o valor do item.

Meu moedor Guzzo na época, os valores eram algo como, em uma loja tava a 100 com 15 reais de frete, e em outra 90 com 27 reais de frete.

É estranho, mas na mais cara, saia mais barato..

Se vc simular, também vai perceber que alguns itens podem ser adicionados sem aumentar o valor do frete até um certo limite de peso.. aí, vale a pena pagar um pouco mais tb pra fugir do frete adicional de outra loja. (Nem que seja insumos.. aproveita o mesmo frete)

No fim, gasta bastante tempo simulando itens e fretes.. uma hora vc acha a combinação mais vantajosa. A economia é grande.

Abs

Uma dica de quem começou dessa forma:

Se você tem o mínimo de habilidade manual, acesso a uma furadeira e a uma serra copo de 20mm, faça você mesmo seu equipamento. Ai sim sai barato!

Na época em que comprei, gastei quase R$100 com o equipamento em uma loja na internet.

Do equipamento original só aproveitei os fermentadores (troquei todas as torneiras), a base das panelas (troquei todas as conexões) e o chiller (que hoje é serpentina do herms). De Jan/2013 pra ca, troquei as torneiras 2x, troquei a bazooka 3x, troquei de moedor 3x...

De R$1000, passei pra uns R$1500... e se eu tivesse comprado tudo que uso hoje, em separado, não tinha gasto mais que R$600!

Se precisarem de uma idéia de equipamento "fácil" de montar e não tão caro, posso mandar!

Uma dica de quem começou dessa forma:

Se você tem o mínimo de habilidade manual, acesso a uma furadeira e a uma serra copo de 20mm, faça você mesmo seu equipamento. Ai sim sai barato!

Na época em que comprei, gastei quase R$100 com o equipamento em uma loja na internet.

Do equipamento original só aproveitei os fermentadores (troquei todas as torneiras), a base das panelas (troquei todas as conexões) e o chiller (que hoje é serpentina do herms). De Jan/2013 pra ca, troquei as torneiras 2x, troquei a bazooka 3x, troquei de moedor 3x...

De R$1000, passei pra uns R$1500... e se eu tivesse comprado tudo que uso hoje, em separado, não tinha gasto mais que R$600!

Se precisarem de uma idéia de equipamento "fácil" de montar e não tão caro, posso mandar!

VCREMASCO, realmente, a panela que comprei com torneira e bazooka na alquimia da cerveja, mais barata, veio com uma bazooka tão ruim e tão pequena que precisei gastar mais 60 reais em outra da lamas, só não gastei mais dinheiro ainda pq ganhei as buchas de conexão. (O tamanho era diferente.)

E se puder comprar os baldes de fermentação, ou monta-los com airlock lateral, recomento.. é um gasto pouco maior de inicio mas te poupa grana no futuro. (Usa uns cotovelos pneumáticos na lateral)

Aproveitando, seu chiller, que hoje usa no HERMS, é o de 3/8? Ele funciona bem nisso? Não entope nem nada? Eu tava querendo usar o meu de cobre (3/8) pra isso mas me desmotivaram falando que era mt pequeno.

Cara, eu sempre to aceitando novas ideias, se puder me mandar seu esquema de equipamento eu agradeceria.

Valeu. abs

Luccas,

Coincidentemente, também comprei o equipo original na Alquimia! kkk Veio com uma "bazooka" feita de um tubo de cobre fechado em uma das pontas e com buracos de furadeira. Uso hoje como chuveirinho da panela de grãos!

E sim, a serpentina é a mesma. Funciona muitíssimo bem entre 10 e 50lts. A bazooka substitui a pouco tempo pela do Lamas, e nunca mais tive problemas de entupimento!

Pro pessoal que ainda esta em duvida, sobre como montar o equipamento, segue uma lista (beeeem simplificada) de equipamento inicial.

Só não estou considerando as vedações (veda rosca, argola de silicone, etc).

Lembrando que apesar dos links para comprar na net, tudo pode ser comprado localmente, o que com certeza diminui o preço!

Attachments

• Equipamento.jpg
    Equipamento.jpg
    47 KB
Luccas,

Coincidentemente, também comprei o equipo original na Alquimia! kkk Veio com uma "bazooka" feita de um tubo de cobre fechado em uma das pontas e com buracos de furadeira. Uso hoje como chuveirinho da panela de grãos!

E sim, a serpentina é a mesma. Funciona muitíssimo bem entre 10 e 50lts. A bazooka substitui a pouco tempo pela do Lamas, e nunca mais tive problemas de entupimento!

A minha veio uma tela de aço, com a rosca de plástico com alguns restos de cola.. posto uma foto aqui depois. Vou te dizer que vc saiu na vantagem.. a minha não serve pra quase nada, a não ser como algum filtro secundário que possa usar no futuro.

Meu intuito é pa essa litragem mesmo, hoje faço 10L mas quero montar um Herms para 40.. valeu pela dica.

Esqueci de perguntar, mas funciona mesmo com densidade alta e cervejas de trigo?

abs

Opa pessoal,
tava tb pensando se eu compro um kit ou de forma separada, tava querendo a segunda opção que a grana ta curta, mas ao pesquisar na internet os itens de forma separa são bem difíceis de achar, to morando atualmente em BH alguém tem uma luz ai de onde e que tipo de lugar procurar

Não querendo fazer merchandising e já fazendo, ai em BH tem uma loja Lamas (o bacana de comprar na loja fisica é a assistência que te dão):

Loja Belo Horizonte:
Endereço: Rua Conde de Linhares, 674 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG
Horário de Funcionamento: Terça a sexta - 11:00 as 19:00 Sábado - 09:00 as 15:00. Não abre em feriados
Contatos: tel: (31) 3654-9982

Serviços:
- Moagem de maltes gratuita para clientes (a moagem é feita pelo cliente).

Recomendo muito os produtos do LAMAS . Comprei as miudezas em 4 lojas virtuais diferentes , mas as panelas , fogao e fermentadores eu comprei no LAMAS pra garantir que ia levar coisa boa . Show de bola:tank:

Trigo funciona bem, mas não testei ainda com cervejas de OG acima de 1080-90...

E mesmo assim, se não quiser arriscar, é só não usar como HERMS... as panelas funcionam perfeitamente no RIMS.

Mas já fiz uma brassagem com batata doce e rodou numa boa (apesar da batata estar em um bag)...

Trigo funciona bem, mas não testei ainda com cervejas de OG acima de 1080-90...

E mesmo assim, se não quiser arriscar, é só não usar como HERMS... as panelas funcionam perfeitamente no RIMS.

Mas já fiz uma brassagem com batata doce e rodou numa boa (apesar da batata estar em um bag)...

Boa, valeu pela ajuda.

Eu não entendo muito do RIMS, mas nada que algumas horas dedicadas na pesquisa não resolvam.
Vou tentar montar o meu nesse esquema.

Pra limpar, vc cicula paracético pelo chiller?

VCREMASCO, realmente, a panela que comprei com torneira e bazooka na alquimia da cerveja, mais barata, veio com uma bazooka tão ruim e tão pequena que precisei gastar mais 60 reais em outra da lamas, só não gastei mais dinheiro ainda pq ganhei as buchas de conexão. (O tamanho era diferente.)

E se puder comprar os baldes de fermentação, ou monta-los com airlock lateral, recomento.. é um gasto pouco maior de inicio mas te poupa grana no futuro. (Usa uns cotovelos pneumáticos na lateral)

Aproveitando, seu chiller, que hoje usa no HERMS, é o de 3/8? Ele funciona bem nisso? Não entope nem nada? Eu tava querendo usar o meu de cobre (3/8) pra isso mas me desmotivaram falando que era mt pequeno.

Cara, eu sempre to aceitando novas ideias, se puder me mandar seu esquema de equipamento eu agradeceria.

Valeu. abs

Lucas,

Segue ai meu esquema atual! A parte que fala sobre "HERMS elétrico", ainda estou montando... já tenho os REX-100, cabos e botões... faltam resistências e as outras "coisinhas".

Attachments

• HERMS.txt
    2.1 KB
Lucas,

Segue ai meu esquema atual! A parte que fala sobre "HERMS elétrico", ainda estou montando... já tenho os REX-100, cabos e botões... faltam resistências e as outras "coisinhas".

Boa,

Pra mim falta comprar as conexões rápidas, uma bomba de 100° e a resistência.

Quando montar tudo posto uma foto, mas acho que ainda vai um tempinho.. to me programando pras próximas férias.

Valeu esquema..

abs

Boa,

Pra mim falta comprar as conexões rápidas, uma bomba de 100° e a resistência.

Quando montar tudo posto uma foto, mas acho que ainda vai um tempinho.. to me programando pras próximas férias.

Valeu esquema..

abs

Lucas,

Uma dica: esquece as conexões rápidas... usa mangueira de silicone e espigão tipo barbatana, funciona igual! É só você comprar as mangueiras de silicone com uma bitola interna alguns milímetros menor do que o espigão e pronto, um engate rápido muito mais barato!

Amigos, peguei um kit de 5 litros da Lamas, de um amigo que esta aumentando sua produção, então fez bem barato para mim... mas estou pesquisando e adorando esta arte que é fazer cerveja, apesar de ainda não ter feito nenhuma, estou aguardando chegar os insumos... enquanto isso vou pesquisando por aqui, pela net....
Vi um kit de 20 litros que achei bem interessante, alguem conhece este kit, o que avham dele? http://www.cervejando.com/kit-top-linha.htm

Latest posts

Back