• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

IPA com espuma com consistência estranha, parecendo sabão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Reaction score
33
Vejam na foto abaixo, uma IPA que engarrafei no dia 20 de maio (quase 3 meses atrás) com priming de 7,2g de açúcar por litro
Fermentei com slurry de US-05 da brassagem anterior por 11 dias a 18,0C + 5 dias de dry-hop a 20,0C + 3 dias a 0,0C, não clarifiquei com gelatina.

Abri essa garrafa hoje e achei a espuma estranha, grudando no copo, como se fosse espuma de sabão. Deu mais espuma que o normal também.

Alguém sabe o que pode ter causado isso?

Attachments

• IPA.jpg
    IPA.jpg
    89.9 KB
Aconteceu em mais garrafas? O cheio está normal? E você abriu alguma garrafa 15 dias depois do primming e já estava assim?

Aroma e gosto?Normais?
"Espuma grudando no copo" - Uma cerveja com boa espuma, bem proteica, na realidade é um ganho e não um defeito.

Aconteceu em mais garrafas? O cheio está normal? E você abriu alguma garrafa 15 dias depois do primming e já estava assim?
Aconteceu nas 2 últimas garrafas que abri, aroma e sabor normais. Sinceramente não me lembro se já estava assim com 15 dias de priming, mas como fiquei mais de 1 mês sem tomar dessa vou considerar que já estava um pouco, e com o tempo foi aumentando até chegar num ponto em que ficou perceptível.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Aroma e gosto?Normais?
"Espuma grudando no copo" - Uma cerveja com boa espuma, bem proteica, na realidade é um ganho e não um defeito.
Sei não, pra mim parece um defeito. De qualquer forma, não me parece normal, será que estou errando em alguma parte do processo?

Sei não, pra mim parece um defeito. De qualquer forma, não me parece normal, será que estou errando em alguma parte do processo?

A espuma na garrafa subiu sozinha? Parece excesso de carbonatação.

Sobre ela grudar no copo e estar diferente, sim o lúpulo possui componentes que alteram a espuma e ajudam na retenção, cervejas com alta carga de lúpulo tendem a ter uma espuma bastante persistente e que gruda no copo, essa parte não parece errada.

Back