• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Instalação TIC 17 Dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Reaction score
17
Boa tarde meus queridos,

Estou a tentar instalar meu TIC 17, e vi a imagem do homini lupulo:

termostato-436x480.jpg

Porém não sei nada de elétrica.

Gostaria de saber que fio usar e como fazer pra identificar fase e neutro.

Quero fazer exatamente igual ao esquema, com a tomada.

Também quero saber quais parâmetros regular, seria somente a temperatura e histerese?

Boa tarde meus queridos,

Estou a tentar instalar meu TIC 17, e vi a imagem do homini lupulo:

termostato-436x480.jpg

Porém não sei nada de elétrica.

Gostaria de saber que fio usar e como fazer pra identificar fase e neutro.

Quero fazer exatamente igual ao esquema, com a tomada.

Também quero saber quais parâmetros regular, seria somente a temperatura e histerese?

Você pode identificar fase e neutro com uma chave teste, a chave só liga no fase, mas não tem real necessidade de indentificar se não quiser. Fio se for somente o freezer ou geladeira, e não fazer uma extensão muito grande (mais de 10m por exemplo) pode usar 1,5mm tranquilamente.

Pode regular só isso que funciona tranquilo, tem gente que também regula retardo do acionamento, pra quando atingir a temperatura desejada ele ainda demorar uns minutos para acionar, mas se você tiver com o sensor bem instalado e isolado isso não se faz necessário.

Você pode identificar fase e neutro com uma chave teste, a chave só liga no fase, mas não tem real necessidade de indentificar se não quiser. Fio se for somente o freezer ou geladeira, e não fazer uma extensão muito grande (mais de 10m por exemplo) pode usar 1,5mm tranquilamente.

Pode regular só isso que funciona tranquilo, tem gente que também regula retardo do acionamento, pra quando atingir a temperatura desejada ele ainda demorar uns minutos para acionar, mas se você tiver com o sensor bem instalado e isolado isso não se faz necessário.

Saquei

Minha dúvida sobre identificar a fase e neutro era mais referente ao esquema mesmo, pois ele identifica e liga e identifica cada um com uma cor, pensei que poderia ter problema no caso de inversão por exemplo de tirar a tomada e trocar de lado.

Posso fazer a instalação numa boa sem me preocupar com isso de identificar entao?

Posso fazer a instalação numa boa sem me preocupar com isso de identificar entao?

Sinceramente nunca vi alguem marcar a tomada e marcar o conector, pra ligar sempre da mesma forma...

O esquema é só fechar o contato, tanto faz se fecha com neutro ou com fase... pelo menos nesse caso.

Abraço

Bah meu! Coisa boa que tem alguém com a mesma dúvida que eu. Achei que fosse o único. Heheheh.
Eu também fiquei meio cabreiro com isso. Se eu invertesse o lado que liga na tomada, teoricamente inverteria toda a ligação que eu fiz atrás do TIC. Pelo menos na minha ignorância elétrica. Hehehehe.
Mas acho que hoje eu já devo ter invertido tudo e não deu nada de errado.

Sinceramente nunca vi alguem marcar a tomada e marcar o conector, pra ligar sempre da mesma forma...

O esquema é só fechar o contato, tanto faz se fecha com neutro ou com fase... pelo menos nesse caso.

Abraço

hahahahah eu também não, mas vai saber.

Aproveitando o gancho, existe alguma recomendação para regular os parametros do tic?

Obrigado pelas respostas meu caro, e desculpe pelas perguntas meio bobas.

um abraço!

hahahahah eu também não, mas vai saber.

Aproveitando o gancho, existe alguma recomendação para regular os parametros do tic?

Obrigado pelas respostas meu caro, e desculpe pelas perguntas meio bobas.

um abraço!

Sim, principalmente relativo ao diferencial (dF)... 0,2ºC é um valor ótimo, porém... a resposta do sensor do TIC é meio granular, então nem sempre funciona bem. Em um dos TICs que eu tenho, 0,2ºC não fica legal, porque liga e desliga a geladeira instantaneamente devido à troca rápida de 0,2 pra 0,3º que cai devolta pra 0,2ºC, e fica variando um pouco, até estabilizar... nesse então eu uso dF de 0,3. No outro isso não acontece, eu mantenho 0,2ºC. Faça teste aí... ou deixe direto 0,3ºC. Quanto menor a variação melhor.

Se o sensor ficar colado no fermentador e isolado da temperatura ambiente da geladeira, terá uma inércia térmica, nem precisa regular um delay alto... mas se quiser, também pode.

Abraço

Sim, principalmente relativo ao diferencial (dF)... 0,2ºC é um valor ótimo, porém... a resposta do sensor do TIC é meio granular, então nem sempre funciona bem. Em um dos TICs que eu tenho, 0,2ºC não fica legal, porque liga e desliga a geladeira instantaneamente devido à troca rápida de 0,2 pra 0,3º que cai devolta pra 0,2ºC, e fica variando um pouco, até estabilizar... nesse então eu uso dF de 0,3. No outro isso não acontece, eu mantenho 0,2ºC. Faça teste aí... ou deixe direto 0,3ºC. Quanto menor a variação melhor.

Se o sensor ficar colado no fermentador e isolado da temperatura ambiente da geladeira, terá uma inércia térmica, nem precisa regular um delay alto... mas se quiser, também pode.

Abraço

No manual do tic 17 rgti eles sugerem o uso de um supressor de transiente, tipo RC... suponho que seja um supressor de surto que seria ligado em paralelo com a carga, se não me engano. Voces costumam usar isso ou só um disjuntor antes do tic seria suficiente? Ou não tem nada a ver?

No manual do tic 17 rgti eles sugerem o uso de um supressor de transiente, tipo RC... suponho que seja um supressor de surto que seria ligado em paralelo com a carga, se não me engano. Voces costumam usar isso ou só um disjuntor antes do tic seria suficiente? Ou não tem nada a ver?

Eu não sei... nunca usei nada. Disjuntor só do CD também...

Abraço

Back