• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Inoculação Fermento em uma weiss

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Reaction score
68
Oi pessoal!
Li em alguns posts aqui no fórum uma regra referente a inoculação de Fermento para weiss..a famosa regra dos 30... Vou fermentar a minha leva à 17 graus e de acordo com essa regra, devo inocular o Fermento em 13 graus (13+17=30)...minha dúvida é o seguinte, considerando que usarei Fermento seco (M20) e hidratarei o mesmo, eu faço a hidratação com a água a 13 graus? Ou hidrato normal (entre 22 a 24 graus) e após hidratado abaixo a temperatura ? Ou tanto faz?

A hidratação do fermento deve ser feita na temperatura recomendada pelo fabricante, geralmente próxima dos 30°C para fermentos ale. Depois vc resfria lentamente seu fermento até a temperatura do mosto.

Mas vou ser sincero, se vc iniciar a fermentação a 13°C seu lag phase vai ser enorme. Eu recomendo inocular na temperatura de fermentação.

Pois é @kurt, é justamente esta a intencao em inocular a baixa temperatura. Assim os flavors gerados inicialmente nao evoluem para off-flavors durante o crescimento da colonia.

Pois é @kurt, é justamente esta a intencao em inocular a baixa temperatura. Assim os flavors gerados inicialmente nao evoluem para off-flavors durante o crescimento da colonia.

A 17°C você não terá a produção de substâncias que irão conferir off-flavors. Tem que haver outra coisa nessa equação. Fique muito tempo seguindo essa regra dos 30 e só consegui melhorar a qualidade das minhas Weiss quando tive acesso a fermentos de melhor qualidade e ignorei esta regra. Pode-se fazer cervejas excelentes inoculando a 18°C, só deve-se prestar muita atenção às taxas de inoculação e à cepa do fermento.

Pode-se fazer cervejas excelentes inoculando a 18°C, só deve-se prestar muita atenção às taxas de inoculação e à cepa do fermento.

+1

Tenho tido satisfação plena usando apenas a rampa padrão de ales.

O único cuidado, que uso para qualquer tipo de cerveja, é inocular o mais próximo possível da temperatura de fermentação, e na taxa correta.

Back