• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Hortelã na Maturação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bobschutz

Active Member
Reaction score
6
Eai pessoal, quero fazer uma lager com hortelã, acho que talvez a melhor maneira de passar sabor e aroma seja adicionando na maturação, mas não sei como adicionar, se em folhas, ou um chá, ou em pó. Dei uma pesquisada no fórum e não achei nada muito conclusivo. Alguém já fez alguma receita com hortelã que deu certo ?

Eai pessoal, quero fazer uma lager com hortelã, acho que talvez a melhor maneira de passar sabor e aroma seja adicionando na maturação, mas não sei como adicionar, se em folhas, ou um chá, ou em pó. Dei uma pesquisada no fórum e não achei nada muito conclusivo. Alguém já fez alguma receita com hortelã que deu certo ?

Nunca usei, mas acredito que adicionando as folhas diretamente vc pode obter um resultado melhor, já que (se nao me engano) o mentol é mais solúvel em etanol do que em água.

Abraço

É isso mesmo @Tiago. Enxaguatorios bucais, como Listerine, possuem etanol em sua composição não pelo poder de higienizacao, como muitos pensam, mas para solubilizar os oleos essencias, como mentol e eucaliptol...

Boa, vou fazer alguns testes de concentrações em cerveja industrial e partir pra brassagem dessa lager. Ia usar o Workhorse da Mangrove Jacks, mas pelo visto é furada. acho que vou de w-34

Vou fazer uns testes de concentração em cevas comerciais mesmo. Daqui 2 semanas devo brassar, mas acho que vai ser uma cream ale e não uma lager.

Vou fazer uns testes de concentração em cevas comerciais mesmo. Daqui 2 semanas devo brassar, mas acho que vai ser uma cream ale e não uma lager.

Isso! é uma forma ótima de simular adições, "dry coisas".
Comente-nos o resultado depois.

Perdoem-me se eu estiver falando besteira, mas porque não testar os 3 métodos em menor escala?

Na hora de levar o mosto para o fermentador, separe uma porção de 1 ou 2 litros e fermente num recipiente menor, tipo fermentador DIY com garrafas pet e adicione os ingredientes que você quer testar apenas para ter uma parametrização inicial. Claro que não vai ficar perfeito, mas se o resultado inicial for agradável, você pode escalar para litragems maiores.

É possível fazer isso ou eu estou viajando muito?

Meus 2 centavos.

Perdoem-me se eu estiver falando besteira, mas porque não testar os 3 métodos em menor escala?

Na hora de levar o mosto para o fermentador, separe uma porção de 1 ou 2 litros e fermente num recipiente menor, tipo fermentador DIY com garrafas pet e adicione os ingredientes que você quer testar apenas para ter uma parametrização inicial. Claro que não vai ficar perfeito, mas se o resultado inicial for agradável, você pode escalar para litragems maiores.

É possível fazer isso ou eu estou viajando muito?

Meus 2 centavos.

Eu acho que não faz sentido separar os fermentadores pra testar essas 3 opções, porque o objetivo não é adicionar na fermentação e sim na maturação, então pra testar opções diferentes na maturação ou no envase, daí sim poderia separar em vários recipientes.

Mas as dicas foram quanto o melhor resultado que poderia-se obter, e é tão fácil fazer um dry hopping em cerveja pronta que não tem porque não testar assim...

Esqueci de comentar, caso vc nunca tenha feito esse tipo de teste antes, vale a pena gelar bem a cerveja antes, deixar umas horas na geladeira, pra quando vc abrir e adicionar não sair muito gás nem espumar pra fora da garrafa.

Eu acho que não faz sentido separar os fermentadores pra testar essas 3 opções, porque o objetivo não é adicionar na fermentação e sim na maturação, então pra testar opções diferentes na maturação ou no envase, daí sim poderia separar em vários recipientes.

Mas as dicas foram quanto o melhor resultado que poderia-se obter, e é tão fácil fazer um dry hopping em cerveja pronta que não tem porque não testar assim...

Entendi o que quis dizer. Realmente, separar algumas garrafas pra fazer dry hop faz mais sentido mesmo.

Esqueci de comentar, caso vc nunca tenha feito esse tipo de teste antes, vale a pena gelar bem a cerveja antes, deixar umas horas na geladeira, pra quando vc abrir e adicionar não sair muito gás nem espumar pra fora da garrafa.

Nunca fiz, mas já tava ligado nisso. Mesmo assim valeu!

Tiago
Eu sou novo por aqui e tenho interesse em experimentar uma cerva com sabores. Como se faz o teste com as cervejas já prontas? Teria como você detalhar?

valeu

Também tenho uma dúvida...

As especiarias a serem utilizadas no teste devem passar por um processo de higienização, tipo, deixar uns instantes no ácido peracético? Esse procedimento alteraria o "sabor"?

Também gostaria de detalhes de como fazer esse teste...

Abraço!

Ressussitanto o tópico... alguém aí chegou em uma medida para a adição do hortelã?

Quantos g/l? no caso de Dry Hopping

Ou quantos ml/l no caso da adição do chá, na maturação?

Obrigado!

Back