• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Hidratar ou não o fermento seco

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
E se hidratar o fermento com água da torneira fervida sem abrir a tampa, o cloro que fica poderia "matar" o fermento?

A água daqui tem muito cloro... um dia a torneira ficou pingando em cima da esponja e em pouco tempo deixou uma mancha descolorida na esponja

Nossa...

Tá mas, porque não abrir a tampa? ferve, desliga, e daí tampa...

Vc tem a alternativa de comprar uma garrafinha de água mineral e usar essa água direto também. A princípio uma garrafa lacrada deve conter um produto sanitizado...

Vc tem a alternativa de comprar uma garrafinha de água mineral e usar essa água direto também. A princípio uma garrafa lacrada deve conter um produto sanitizado...

Gostei da ideia da mineral, inclusive poupa o trabalho de resfriar a água fervida!

A pergunta foi porque ontem eu usei uma chaleira elétrica e como não estava acostumado (e na correria) deixei ela fechada, depois resfriei com o recipiente fechado pra não contaminar... E depois de hidratado não apareceu nenhuma bolha nem nada, nem ficou muito cremoso, então receio que possa ter sido o cloro. Seria possível?

Se for o caso amanhã eu compro outro pacote e inoculo novamente. É o jeito, não é?!

Valeu!

Gostei da ideia da mineral, inclusive poupa o trabalho de resfriar a água fervida!

A pergunta foi porque ontem eu usei uma chaleira elétrica e como não estava acostumado (e na correria) deixei ela fechada, depois resfriei com o recipiente fechado pra não contaminar... E depois de hidratado não apareceu nenhuma bolha nem nada, nem ficou muito cremoso, então receio que possa ter sido o cloro. Seria possível?

Se for o caso amanhã eu compro outro pacote e inoculo novamente. É o jeito, não é?!

Valeu!

Cara, mas não é assim também... não vai sair bolha nem nada, o fermento não ta em atividade de fermentação ali.

As jarras elétricas normalmente não são hermeticamente fechadas, elas tem uma saída pro vapor, mas elas normalmente desligam assim que atinge o ponto de fervura, vc não deixou fervendo por 15min?

vc não deixou fervendo por 15min?

Dessa vez não Tiago... me atrapalhei com o resfriamento e o fermento acabou sendo hidratado na corrida :(

Mesmo assim hidratei a ~27oC e resfriei devagar até a temperatura do mosto pra inocular. Eu sempre tinha usado o US-05 e mesmo no hidratar ficavam algumas bolhas e o líquido ficava bem cremoso. Dessa vez usei bem mais água e usei o S-33 então pode justificar essas diferenças e não ter dado nenhum problema mesmo... Então vou esperar até amanhã pra ver se tem atividade no blow-off e em caso negativo adiciono outro pacote de fermento. Melhor não corrigir problema que não existe né!

Dessa vez não Tiago... me atrapalhei com o resfriamento e o fermento acabou sendo hidratado na corrida :(

Mesmo assim hidratei a ~27oC e resfriei devagar até a temperatura do mosto pra inocular. Eu sempre tinha usado o US-05 e mesmo no hidratar ficavam algumas bolhas e o líquido ficava bem cremoso. Dessa vez usei bem mais água e usei o S-33 então pode justificar essas diferenças e não ter dado nenhum problema mesmo... Então vou esperar até amanhã pra ver se tem atividade no blow-off e em caso negativo adiciono outro pacote de fermento. Melhor não corrigir problema que não existe né!

É, tenha calma. Não deve ter acontecido nada errado. As diferenças que vc notou são por causa das diferenças no processo. Mas procure sempre ferver pelo menos 15 minutos, sanitizar bem a água.

Não tem necessidade de ter pressa pra inocular o fermento, caso dê algum imprevisto põe o fermentador na geladeira e procede com calma na reidratação.

Abraço

Correlações entre fermento seco reidratado e viabilidade:

Attachments

• Rehydration of Active Dry Brewing Yeast and its Effect on Cell Viability - Jenkins - 2012 - Jour.pdf
    246.9 KB
Pessoal, como assim "não abrir a tampa"? O vapor gerado vai sai qualquer maneira, tampando ou não.

Mesmo em panela de pressão sai vapor. :)

Abraço,

Ué Guenther, mas a recomendação de ferver o mosto com a tampa aberta não é justamente pra evitar que a condensação pingue de volta no mosto, levando de volta o DMS que a gente queria que evaporasse?! No caso de ferver a água pra evaporar o cloro não existe esse problema?

"Meio" off-topic, mas queria entender bem =)

Ué Guenther, mas a recomendação de ferver o mosto com a tampa aberta não é justamente pra evitar que a condensação pingue de volta no mosto, levando de volta o DMS que a gente queria que evaporasse?! No caso de ferver a água pra evaporar o cloro não existe esse problema?

"Meio" off-topic, mas queria entender bem =)
Não cara, e outra, a taxa de evaporação quando fervemos uma quantidade pequena de água é algo ABSURDAMENTE forte.... muito mais do que quando fervemos mosto na panela.

Imagina que, segundo recomendações, ferver uma quantidade grande de água (evaporação pequena, tipo, na taxa de 10%/hora) já é suficiente pra eliminar o cloro.

Num Erlenmayer, com uma quantidade pequena de água, a taxa de evaporação pode ser mais do que 100% por hora... imagina deixar 250ml (pra dois pacotinhos, como exemplo) durante 1 hora.. certamente ia evaporar tudo, ou seja, a taxa de evaporação é MUITO alta, mesmo pra 10 ou 15 minutos fervendo, e certamente isso é suficiente pra eliminar o cloro.

Agora, obviamente, e existe uma regra básica pra utilizar QUALQUER água com cerveja: TEM QUE SER FILTRADA.

A única água que não precisa ser filtrada, é água mineral. QUALQUER OUTRO TIPO, independente da fonte, precisa ser filtrada por no mínimo um filtro de carvão ativado.... lembre-se que existem inúmeras porcarias nas tubulações, qualquer uma, então, é regra.... tem que filtrar.

Abraço,

ok, mas faltou uma explicação.
No caso da lagers, acabo de hidratar e tenho uma mistura de água + levedura a vinte e poucos graus.
Sabendo que a temperatura ideal para inoculação é de cerca de até 12 graus, essa diferença não seria prejudicial?
Posso jogar minha levedura hidrata direto no fermentador a 12 ou 10 graus?

Dúvida de principiante: nos próximos dias farei minha primeira brassagem, nos primeiros meses farei levas de 10 litros apenas. Normalmente um pacote de fermento serve para 20 litros (ales), nesse caso o que seria recomendado:

1- Usa o pacote inteiro e não faz hidratação
2- Usa meio pacote e faz hidratação (pode-se guardar e usar em outra brassagem esse fermento que sobrou?)
3- Usa o pacote inteiro e faz a hidratação

Obrigado pela ajuda.

Dúvida de principiante: nos próximos dias farei minha primeira brassagem, nos primeiros meses farei levas de 10 litros apenas. Normalmente um pacote de fermento serve para 20 litros (ales), nesse caso o que seria recomendado:

1- Usa o pacote inteiro e não faz hidratação
2- Usa meio pacote e faz hidratação (pode-se guardar e usar em outra brassagem esse fermento que sobrou?)
3- Usa o pacote inteiro e faz a hidratação

Obrigado pela ajuda.
Não, normalmente um pacote não serve pra 20 litros.

Vai fermentar? Vai. Mesmo que coloque 2 gramas vai fermentar.... mas isso está longe de ser a dosagem correta segundo a literatura (não segundo o fabricante, que no geral, não se deve confiar para o caso de fermento seco).

Ou seja, como disse o Zé... 1 pacote, hidratado com água, tudo certinho. Errar pra cima nunca vai te dar problema em 95% dos casos... errar pra baixo vai.

E cara, fermento seco, via de regra, não se deve fracionar e guardar.

Abraço,

Olá!

Eu posso fazer ou consigo fazer uma multiplicação de fermento seco?
Ou somente consigo fazer nos liquidos?

Eu creio que ja vi alguma coisa, mas não consigo achar.
Caso alguem se lembre onde está o topico, por favor, ja vai me ajudar.

Funciona exatamente a mesma coisa como nos líquidos, a diferença é que o líquido....... já vem líquido. O seco... depois que tu hidrata...... fica líquido. :)

Pessoal, fiz minha primeira brassagem no último sábado, uma APA. O problema é que até hoje de manhã não saiu uma bolha do air lock. Medi a densidade e continua exatamente como a OG (1045), ou seja não atenuou nada.

Acredito que não tenha nada de errado com o mosto, a não ser a OG que não foi exatamente como esperado pela receita, mas até aí sem problemas.

Li bastante coisa antes de tentar pela primeira vez, mas sinto não ter lido esse tópico antes. Acredito que tenha algum problema com o meu fermento ou na forma como fiz sua inoculação.

O que fiz:

Enquanto o mosto estava resfriando fervi 100ml de água em um caneco de alumínio. Assim que ferveu eu já desliguei o fogo e logo em seguida passei a água para um copo que estava limpo na prateleira mas esqueci de sanitizá-lo antes. Outra observação é que a água aqui tem boa quantidade de cloro e uso um filtro residencial da IBBL com carvão ativado.

Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo. Aguardei mais 30 minutos sem fazer mais nada e dei uma mexida com a ponta do termômetro que estava sanitizada, mas essa mexida não foi nada suave.

O mosto estava a 28,5º e o fermento a 25º quando fiz a inoculação. Apenas despejei o copo dentro do fermentador, não mexi nada. E lá se vão 60 horas sem o fermento dar sinal de vida.

Usei um saquinho de fermento M44 da Mangrove em 18,5 litros no fermentador.

Sei que fiz muita coisa errada aí e posso ter inviabilizado o fermento.

Já ouvi de uns colegas para esperar até amanhã a noite, mas não estou muito esperançoso.

Então a pergunta é, se eu esperar até amanhã e não houver atividade do fermento, será que posso recuperar a leva colocando outro saquinho de fermento (ou dois saquinhos)? Obviamente, dessa vez vou fazer o procedimento direitinho e vou usar água mineral. Qualquer sugestão ou comentário é bem vindo.

Ah, não ficou claro aqui se os 10ml de água por grama de fermento se referem a quantidade de água antes ou depois de ferver.

Pessoal, fiz minha primeira brassagem no último sábado, uma APA. O problema é que até hoje de manhã não saiu uma bolha do air lock. Medi a densidade e continua exatamente como a OG (1045), ou seja não atenuou nada.

Acredito que não tenha nada de errado com o mosto, a não ser a OG que não foi exatamente como esperado pela receita, mas até aí sem problemas.

Li bastante coisa antes de tentar pela primeira vez, mas sinto não ter lido esse tópico antes. Acredito que tenha algum problema com o meu fermento ou na forma como fiz sua inoculação.

O que fiz:

Enquanto o mosto estava resfriando fervi 100ml de água em um caneco de alumínio. Assim que ferveu eu já desliguei o fogo e logo em seguida passei a água para um copo que estava limpo na prateleira mas esqueci de sanitizá-lo antes. Outra observação é que a água aqui tem boa quantidade de cloro e uso um filtro residencial da IBBL com carvão ativado.

Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo. Aguardei mais 30 minutos sem fazer mais nada e dei uma mexida com a ponta do termômetro que estava sanitizada, mas essa mexida não foi nada suave.

O mosto estava a 28,5º e o fermento a 25º quando fiz a inoculação. Apenas despejei o copo dentro do fermentador, não mexi nada. E lá se vão 60 horas sem o fermento dar sinal de vida.

Usei um saquinho de fermento M44 da Mangrove em 18,5 litros no fermentador.

Sei que fiz muita coisa errada aí e posso ter inviabilizado o fermento.

Já ouvi de uns colegas para esperar até amanhã a noite, mas não estou muito esperançoso.

Então a pergunta é, se eu esperar até amanhã e não houver atividade do fermento, será que posso recuperar a leva colocando outro saquinho de fermento (ou dois saquinhos)? Obviamente, dessa vez vou fazer o procedimento direitinho e vou usar água mineral. Qualquer sugestão ou comentário é bem vindo.

Ah, não ficou claro aqui se os 10ml de água por grama de fermento se referem a quantidade de água antes ou depois de ferver.

Qual a temperatura de fermentação?

Cara, espere... esse fermento tem um lag-time longo. Não fizeste nada de tão errado.

Abraço,

Cara, espere... esse fermento tem um lag-time longo. Não fizeste nada de tão errado.

Abraço,

Li alguns relatos nesse sentido, mas outros tantos de lag time bem mais baixo que esse. Vou esperar até amanhã a noite, aí vai completar 96 horas, mais que isso acho que não adianta.

Já até comprei outro saquinho de fermento caso seja necessário. O cara da loja aconselhou ferver novamente o mosto antes de colocar o novo saquinho de fermento. Será mesmo necessário?

Ja fez alguma medição de densidade ou está se baseando só pela atividade do airlock?

Como prometido, só atualizando...

Depois de 60 horas sem atividade, resolvi rehidratar (agora exatamente conforme instruções neste post) mais um saquinho de fermento e colocar no fermentador. Isso foi na terça a noite. Ontem a noite quando retornei do trabalho já tinha bastante atividade. Hoje de manhã já tinha vazado mosto pelo air lock (o fermentador é de 22 litros e estava com 18,5 cheios.

Enfim, acredito que realmente houve algum problema com o fermento que coloquei da primeira vez, pois o lag time desse segundo saquinho foi de menos de 24 horas.

Depois que a água esfriou abaixo de 30º eu retirei o saquinho de fermento da geladeira e despejei diretamente, tudo de uma vez na água, fazendo os grumos, não consegui dissolver tudo.

Eu sempre tiro o fermento da geladeira e deixo ele ficar na temperatura ambiente antes de hidrata-lo..... esse "choque térmico" não pode ter matado o fermento ?

Eu sempre tiro o fermento da geladeira e deixo ele ficar na temperatura ambiente antes de hidrata-lo..... esse "choque térmico" não pode ter matado o fermento ?

Não sei dizer se somente esse passo do processo foi o responsável pela inviabilidade do fermento. Acredito que foram vários os fatores, desde armazenagem até o procedimento de rehidratação.

O ideal é apenas despejar o fermento hidratado sobre o mosto e tampar ou é melhor dar uma homogenizada na solução?

Na minha última brassagem me precipitei e hidratei o fermento bem antes de conseguir resfriar o mosto e inocular. Deixar o fermento hidratando por um tempo muito maior do que estes 30min é prejudicial?

Na minha última brassagem me precipitei e hidratei o fermento bem antes de conseguir resfriar o mosto e inocular. Deixar o fermento hidratando por um tempo muito maior do que estes 30min é prejudicial?
Pode ser.... não que VÁ necessariamente ser.

O livro Yeast recomenda que se for deixar muito tempo a mais do que os 30 minutos, é recomendado resfriar um pouco do mosto e adicionar no Erlenmeyer.

Abraço,

O fermento seco foi preparado pra ficar cheio de reservas de glicogenio antes de ser processado. Essas reservas de energia começam a ser usadas assim que ele é reidratado, então ele atinge boa atividade em cerca de 15 minutos. Passado isso as reservas vão diminuindo... então seria bom inocular ou como sugeriu o Guenther, adicionar um pouco de mosto pra aproveitar esse início saudável de atividade.

Latest posts

Back