• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Gosto de fermento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcaojr13

Member
Reaction score
0
Olá a todos.
Tenho sentido em algumas produções minhas um gostinho de fermento no final da cerveja. Ainda que bem pouco, é uma coisa que está me incomodando e eu quero melhorar nas minhas produções.
Faço a fermentação sem trasfegar, ou seja, fermentação, maturação e clarificação no mesmo balde, sem remover o fermento.
Geralmente inicio a fermentação em 18º (produzo só Ales) e termino ela (quando não está mais atenuando) em 22º. Depois baixo p 10º e deixo entre 7 e 10 dias nessa temperatura. Depois baixo p 0º e deixo uma semana p então engarrafar.
Alguém pode me ajudar a detectar e solucionar o problema?
Pode ser por não fazer a trasfega?
Estou maturando por pouco tempo a 10º?
Att.,

Fala @marcaojr13

Fica difícil de avaliar um provável defeito baseado apenas em uma característica sensorial. Esse gostinho de fermento no final da cerva pode não ser deviso ao fermento e sim algum outro off flavor. Pode ser, por exemplo, compostos sulfurosos.

Controla a temperatura de maneira correta? inocula a quantidade de fermento certo (1g/L)?

Fala Scaranello,
Cara acredito que controle do jeito certo sim, eu coloco o termômetro do controlador na parede do fermentador e isolo ele com isopor. Quando ao fermento eu uso um pacote de fermento seco para produzir 40lt, mas eu faço um starter um dia anterior. Como eu controlo esses off flavors? aumentando o período de maturação?
Valeu meu amigo!

Cara,

Você provavelmente está tendo problemas com off flavor por conta da sua contagem de células. É provável que o seu starter esteja sendo insuficiente.

tem que lembrar que se você não faz o starter de maneira correta (não sei se vc faz), aerando constantemente e colocando nutrientes no mosto dele, as células que serão produzidas serão células magras... com pouca reserva.

o que isso quer dizer? que você DEVE oxigenar muito seu mosto para ter uma fermentação saudável. Como faz seu starter? vc faz a aeração do mosto?

Faça um teste mano, use 4 pacotes de fermento na sua proxima leva.... e veja se esse off flavor continua! é um bom experimento pra vc!

Olá a todos.
Tenho sentido em algumas produções minhas um gostinho de fermento no final da cerveja. Ainda que bem pouco, é uma coisa que está me incomodando e eu quero melhorar nas minhas produções.
Faço a fermentação sem trasfegar, ou seja, fermentação, maturação e clarificação no mesmo balde, sem remover o fermento.
Geralmente inicio a fermentação em 18º (produzo só Ales) e termino ela (quando não está mais atenuando) em 22º. Depois baixo p 10º e deixo entre 7 e 10 dias nessa temperatura. Depois baixo p 0º e deixo uma semana p então engarrafar.
Alguém pode me ajudar a detectar e solucionar o problema?
Pode ser por não fazer a trasfega?
Estou maturando por pouco tempo a 10º?
Att.,

Gosto de fermento é fermento em suspensão.

Ao invés de deixar 1 semana a 10ºC + 1 semana perto de 0ºC, vc pode deixar 2 semanas perto de 0ºC...

Essa temperatura intermediária, de 10ºC, até pode ser legal pra uma maturação prolongada de alguma cerveja específica, mas 1 semana não faz praticamente nenhuma diferença nesse sentido, e auxilia menos na decantação do fermento do que a temperatura mais fria.

Se já terminou e terminou bem a fermentação secundária, pode passar direto pra etapa de clarificação a frio. Quanto mais tempo, mais fermento decanta. Claro que isso depende muito do fermento que vc tá usando também, alguns floculam mais rapidamente, outros mais lentamente.

Alternativamente vc tem opção de adicionar algum clarificante, como gelatina por exemplo. Isso encurta enormemente seu período de clarificação.

Fazer transferência de um fermentador pra outro não resolve nada em termos de clarificação, porque o fermento que está em suspensão, está em suspensão... irá junto com líquido pro outro recipiente e levará tanto tempo pra flocular quanto levaria no recipiente original.

Abraço

Faço o starter com o extrato ja com nutrientes, mas nao tenho o agitador magnético. Nao tenho um aerador de mosto, a oxigenação é so da peneira e da tombagem da panela p fermentador.
Muito obrigado pelas dicas, farei os testes aqui!

Fala Tiago,
Muito obrigado. Vou testar maior tempo na tenperatura de clarificação também.

hehehehe

então é isso que o @Tiago citou mesmo

É que 1 semana a 10 graus e 1 a 0oC pra engarrafar..... e sobra tanto fermento em suspensão ainda!

Scaranello,
E vc concorda com o Tiago que eu devo abaixar logo para os 0º, ou acha que devo deixar um pouco a 10º?

Concordo com o @Tiago sim

Acho desnecessário essa etapa de 10oC

E na medida do possível, tente optar por cepas de fermento de alta floculação

Ajuda e muito a não ir fermento pra garrafa

Scaranello,
E vc concorda com o Tiago que eu devo abaixar logo para os 0º, ou acha que devo deixar um pouco a 10º?

Qual a função e efeitos de deixar a cerveja a 10ºC?

Maturação é um processo de envelhecimento, ou amadurecimento da cerveja pronta. Não é uma etapa da fermentação, algo que deve ou será concluído antes do envase...

Acho sua busca por opiniões a respeito de alguma coisa é bem legal, mas acredito que vc buscar compreender a função de cada etapa é ainda mais importante, porque te dá autonomia de decisão (essa é minha visão pessoal apenas). Na área de fermentação tem uns tópicos fixos com ótimas informações que explicam um pouco sobre a fermentação, temperaturas, tempos, etapas e suas funções.

Abraço

Tiago, valeu mais uma vez meu amigo.
Meu intuito e justamento entender o pq de cada fase do processo e principalmente seus resultados.
Eu sei que a maturação é um processo "infinito" nas brejas nao pasteurizadas, o que é o meu caso. Pelo q eu tinha lido, inclusive muito aqui no fórum, é que essa fase de maturação a 10° é importante p dar uma "apurada" no sabor da cerveja. Inclusive tem um post fixo do Ghuenther que ele fala isso. Pelo q eu li tambem a 0° a levedura entra em um estado de dormência, o que no meu achismo diminuiria esse efeito da maturação. É isso mesmo ou tô pensando besteira?
Muito obrigado amigo.

Tiago, valeu mais uma vez meu amigo.
Meu intuito e justamento entender o pq de cada fase do processo e principalmente seus resultados.
Eu sei que a maturação é um processo "infinito" nas brejas nao pasteurizadas, o que é o meu caso. Pelo q eu tinha lido, inclusive muito aqui no fórum, é que essa fase de maturação a 10° é importante p dar uma "apurada" no sabor da cerveja. Inclusive tem um post fixo do Ghuenther que ele fala isso. Pelo q eu li tambem a 0° a levedura entra em um estado de dormência, o que no meu achismo diminuiria esse efeito da maturação. É isso mesmo ou tô pensando besteira?
Muito obrigado amigo.

Oi marcaojr,

Sim, em temperatura baixa próxima dos 0ºC a levedura praticamente não trabalha.

O que vc supôs não tá completamente errado, já que a 10ºC a levedura trabalharia mais que a 0ºC. Mas nessa temperatura ela ainda trabalha muito menos que a 20ºC+.

Aí entra também uma questão de nomenclatura, que anda um pouco confusa entre o pessoal, porque alguns chamam de maturação o processo de envelhecimento, e outros chamam de maturação o que outros citam como fermentação secundária, ou seja, a gente as vezes não sabe do que tá falando exatamente e isso acaba causando uma confusão prática.

Dito isso, a fase onde o sabor é "apurado", penso eu, que seja a etapa secundária da fermentação, que é quando a levedura tá reabsorvendo alguns compostos indesejados da cerveja, como diacetil... essa fase normalmente é carregada em temperaturas mais elevadas (mais elevadas que o início da fermentação) justamente pro fermento não parar sua atividade pela falta de alimento (açucar), que já acabou.

Depois disso a cerveja pode ser clarificada a frio, pra decantar. Basicamente nesse ponto ela está pronta, em termos de sabor e aroma. Ela pode então maturar antes ou depois de ser envasada, pelo tempo que for desejável e na temperatura que for mais apropriada pra aquilo que vc está buscando. É um acabamento.

Nessa fase normalmente se deixa a temperatura ambiente ou deixa a frio, isso trará resultados diferentes a longo prazo. 10ºC continua sendo uma temperatura menos usual, mas ela é praticável. Cask Ales inglesas por exemplo, que são acondicionadas em porão, ficam nessa faixa de temperatura 10~12ºC, pelo tempo que for determinado pra elas, ou o tempo que elas levam pra ter sua vez de serem plugadas pra servir (barril).

É uma temperatura onde vc tem uma atividade reduzida do fermento, mas ainda irá atuar, lentamente. E ao mesmo o frio acelera alguns fenômenos físicos, de decantação da levedura, proteínas e taninos das cascas, arrendondando o sabor. Mais frio que isso, vc teria menos atividade do fermento e mais esse fator físico citado. Mais quente o contrário, maior atividade da levedura, menos decantação de partículas e ao mesmo tempo mais reações químicas de oxidação.

Ainda sobre seu problema inicial do tópico, de clarificação, se vc se sente desconfortável em não fazer essa etapa a 10ºC, ou até mesmo se vc sente que está te trazendo bons resultados, mantenha ela então. Não tem problema! Pra levar menos fermento pra garrafa, adicione uma ou duas semanas a mais a frio (ou uma gelatina), assim seu problema encerra, vc só terá que esperar um tempo a mais pra beber essa cerveja.

Abraço

Excelente resposta Tiago.
Eu vou testar uma fermentação com os 10º e uma sem, indo direto p 0º para ver a diferença e depois posto aqui.
Para aproveitar a discussão, que está me ajudando muito, você já usou gelatina? compensou? É um outro tema que já li gente falando bem e mal.
Muito obrigado mais uma vez meu amigo.
abraço.

Excelente resposta Tiago.
Eu vou testar uma fermentação com os 10º e uma sem, indo direto p 0º para ver a diferença e depois posto aqui.
Para aproveitar a discussão, que está me ajudando muito, você já usou gelatina? compensou? É um outro tema que já li gente falando bem e mal.
Muito obrigado mais uma vez meu amigo.
abraço.

Sim, uso com frequência... em 2 ou 3 dias a cerveja fica translúcida. Se ela for aplicada corretamente, eu não vejo como alguem poderia falar mal, a não ser que seja vegetariano ou não goste de cerveja cristalina....

Mas nem sempre vou na gelatina também, as vezes simplesmente deixo algumas semanas a frio.

Se vc tem interesse, tem outro tópico fixo com um passo-a-passo pra aplicação.

Abraço

Bom dia marcaojr13, conseguiste resolver o seu problema com o gosto de fermento na sua cerveja?

Já fiz um processo parecido, fermentação e maturação sem fazer a transferência do fermentador primário (1 mês) e ficou um gosto de fermento além de uma quantidade razoável de fermento no fundo das garrafas...
Eu acredito, que mesmo abaixando a temperatura, devido a quantidade de gás dissolvida na cerveja, o fermento não decanta totalmente...foi só fazer a transferência para um fermentador secundário que os problemas acabaram...

Back