• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Garrafas explodindo!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Com certeza amigo, a quantidade de CO² independe da temperatura, porém quanto maior a temperatura, mais as moléculas se expandem e maior a pressão...

É bastante simples...Coloque uma garrafa com manômetro que esteja em temperatura ambiente, dentro da geladeira e irá perceber que a pressão irá cair bastante...

Claro. Não quis desconsiderar a relação temperatura x pressão na minha frase anterior. Só enfatizar que ~30Cº não deveria gerar um aumento de pressão capaz de explodir a garrafa. É uma faixa comum, aqui em casa está 32ºC agora por exemplo. Isso afetaria até mesmo cervejas comerciais pasteurizadas.

[quote name="tomazela" post=5136699]<br />
Agora eu bebo a breja...já enxáguo bem, deixo de um dia pro outro com água e detergente...enxáguo pra tirar o detergente, borrifo iodofor, fecho a boca com papel alumínio e boa...está pronta para reutilizar, sem problemas...[/quote]<br />
<br />

Boa tarde @tomazela, poderia tirar algumas dúvidas sobre o seu processo:
- As garrafas ficam cheias de iodofor, ou só algumas borrifadas bastam?
- Você tapa a boca da garrafa ainda molhada, caso não fique cheia, ou espera secar e depois tapa?
- Com a garrafa fechada com o papel alumínio contendo líquido dentro, caso não fique cheia, não há risco de mofar, após a volatilização do iodo?
- Você usa a mesma solução de 1ml de iodofor para 1000ml de água?
- Antes da utilização você refaz a sanitização, correto?<br />
<br />

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Usem ácido peracético, é muito melhor que iodo. Faz menos sujeira, é mais barato, não forma bolhas, não mancha. Eu uso em tudo agora, até pra limpar tapete e deixar verduras e frutas de molho.

Sabendo diluir e tomando cuidado pra não derrubar na mão ou nos olhos, é a melhor coisa que tem.

Para sanitizar as garrafas eu faço 4 litros de solução de água com peracético e vou enchendo as garrafas até a boca. Espero 1 minuto e aí, usando um funil, passo tudo pra próxima garrafa. Coloco a tampinha (sanitizada com álcool, e não com peracético, pois no caso da tampinha o ácido pode desgastar o alumínio e a vedação, deixando a garrafa com vazamento) por cima e boas.

E assim vai...

Com 6/7 gramas de primming não pode explodir garrafa, tem alguma coisa errada ai..

Mede a densidade uns 2 dias seguidos, se não teve alteração é provável que a fermentação tenha acabado..

Como você faz o primming ?? Direto no balde ou garrafa por garrafa ??

Discordo, pode explodir sim. Tem que considerar a temperatura de fermentação pra saber o CO2 residual.

Usem ácido peracético, é muito melhor que iodo. Faz menos sujeira, é mais barato, não forma bolhas, não mancha. Eu uso em tudo agora, até pra limpar tapete e deixar verduras e frutas de molho.

Sabendo diluir e tomando cuidado pra não derrubar na mão ou nos olhos, é a melhor coisa que tem.

Para sanitizar as garrafas eu faço 4 litros de solução de água com peracético e vou enchendo as garrafas até a boca. Espero 1 minuto e aí, usando um funil, passo tudo pra próxima garrafa. Coloco a tampinha (sanitizada com álcool, e não com peracético, pois no caso da tampinha o ácido pode desgastar o alumínio e a vedação, deixando a garrafa com vazamento) por cima e boas.

E assim vai...

Oi amigo! Ainda sou iniciante no hobby, mas sempre li que ácido peracetico necessita de pelo menos 10 minutos de contato pra sanitização. Acho que vale a pena rever essa parte do teu processo pra evitar contaminação.

Abraços

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

E assim vai...

Em termos de eficácia, é inferior na verdade, mas ai vai da praticidade pra cada um.. e na verdade, o alcool também prejudica a vedação de borracha das tampinhas :(

Back