• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Freezer vertical ou geladeira?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Reaction score
44
Bom dia Galera,

Estou na dúvida em o que comprar, um freezer vertical ou uma geladeira? Vou comprar usado e ultilizar nas minhas fermentações, me dêem uma opnião sobre qual equipamento comprar?

Baratovysk.

Vários freezers verticais tem serpentinas nas prateleiras, aí não tem como tirar fora pra colocar o fermentador.

essa é uma boa pergunta, eu hoje uso uma geladeira pequena, o problema da geladeira é o seu tamanho mas o freezer se for muito grande e sua leva for pequena vai gastar mais.

se puder compre os dois, geladeira use para fermentação e frezer para maturação ou cold crash..

(lembre-se não sei o que estou dizendo sou novato)

Sendo um freezer que não tenha serpentina nas prateleiras e que se possa colocar o fermentador dentro, eu vejo muito mais vantagens no freezer.

Abraço,

Valeu galera, vou correr atrás do freezer sem prateleira.

Baratovysk

Alguém me indica um modelo de freezer sem serpentina nas prateleiras e também sem ser estes da metalfrio para bares, com preço proibitivo?

Baratovysk

Alguém me indica um modelo de freezer sem serpentina nas prateleiras e também sem ser estes da metalfrio para bares, com preço proibitivo?

Baratovysk

Alguém me indica um modelo de freezer. Também irei usar para controle de temperatura. Alguém que possua algum e está satisfeito?

Sendo um freezer que não tenha serpentina nas prateleiras e que se possa colocar o fermentador dentro, eu vejo muito mais vantagens no freezer.

Abraço,

@Guenther, qual seria o problema do freezer com serpentina na prateleira (tirando o fato de alguns não caberem o fermentador)??

Pq da minha pergunta, sempre fiz fermentação numa geladeira, tempos atrás adquiri um freezer que possui serpentina na prateleira (porém cabe minha bombona de 30 litros), mas reparei que ele é "mto potente" pra fermentação.

Fui fazer um teste com água dentro da bombona e setei 18º com variação de 0.5... assim que atinge 18º ele desliga, mas chega facilmente nos 16.5º...

o que fiz pra sanar esse problema: Seto 18.5º e variação de 0.2º, ele baixa até uns 17.8º.

Isso é normal no freezer de vocês? Esse seria o problema de ter serpentina na prateleira?

ps: meu controle de temperatura é através de poço térmico.

abs

Alguém me indica um modelo de freezer. Também irei usar para controle de temperatura. Alguém que possua algum e está satisfeito?
H160A da cônsul. O único inconveniente dele é o tamanho. Ele é bem compacto, tem que calçar embaixo pra caber um balde de 30 litros. Podia ser 5cm maiorzinho.

Fora isso eu acho ele perfeito. Compacto e gasta pouco.

Paguei uns 850 nele novo. Hoje não sei quanto tá.

Abraços.

@Guenther, qual seria o problema do freezer com serpentina na prateleira (tirando o fato de alguns não caberem o fermentador)??

Pq da minha pergunta, sempre fiz fermentação numa geladeira, tempos atrás adquiri um freezer que possui serpentina na prateleira (porém cabe minha bombona de 30 litros), mas reparei que ele é "mto potente" pra fermentação.

Fui fazer um teste com água dentro da bombona e setei 18º com variação de 0.5... assim que atinge 18º ele desliga, mas chega facilmente nos 16.5º...

o que fiz pra sanar esse problema: Seto 18.5º e variação de 0.2º, ele baixa até uns 17.8º.

Isso é normal no freezer de vocês? Esse seria o problema de ter serpentina na prateleira?

ps: meu controle de temperatura é através de poço térmico.

abs
Se ele tiver ajuste de potência, bota no modo minimo ou refrigeração.

Meu fermentador fica encostado na parede do freezer, bem onde passam as serpentinas. (freezer horizontal)

Fiz esse ajuste e a refrigeração ficou menos agressiva.

Abraço

Eu comprei um Freezer desses de vender gelo em posto de gasolina.

É simplesmente perfeito...tem um puta de um espaço.

A única desvantagem é que precisa montar uma prateleira, caso queira colocar vários baldes/barris para maturar.

Ma fermentação cabe um fermentador cônico nele de uns 100 litros tranquilamente

Back