• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

FG não esperada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amauri

Member
Reaction score
0
Boa tarde Cervejeiros,

Dia 19/04/2015 fiz 40 litros de uma english pale ale.

Minha mosturação (que durou em torno de 1:20hr) foi feita a 68-69º e um mash out de 10min a 75º.

A questão é a seguinte: minha OG ficou em 1048, o que era esperado, separei a cerveja colocando 20L em dois baldes para fermentar e pus 1 pacote de S-04 em cada balde, sem fazer o start do fermento.

Hoje 26/06/2015 após 7 dias minha breja está com 1020 FG o que é muito alto.

Lendo aqui no fórum um post do Guenter cheguei a conclusão que o fermento foi pouco, foi isso mesmo ? Existe uma maneira "correta" de se corrigir isso, ou na próxima leva caprichar mais com meu fermento mesmo ??

Abraço e boas cervejas!

Boa tarde Cervejeiros,

Minha mosturação (que durou em torno de 1:20hr) foi feita a 68-69º e um mash out de 10min a 75º.

A questão é a seguinte: minha OG ficou em 1048, o que era esperado, separei a cerveja colocando 20L em dois baldes para fermentar e pus 1 pacote de S-04 em cada balde, sem fazer o start do fermento.

Lendo aqui no fórum um post do Guenter cheguei a conclusão que o fermento foi pouco, foi isso mesmo ? Existe uma maneira "correta" de se corrigir isso, ou na próxima leva caprichar mais com meu fermento mesmo ??

Abraço e boas cervejas!

Pois é amigo, para 40 litros deveriam ser 4 pacotes hidratados do S-04. Essa com certeza pode ser a causa da baixa atenuação. Em qual temperatura você está fermentando?

Opa,

Eu já imaginava :(

Estou fermentando a 20º nessa primeira semana.

Abraço e boas cervejas!

Colocar mais um pacote em cada balde agora, e deixar mais 1 semana fermentando, geraria algum problema para a minha cerveja ?

Abraço e boas cervejas!

Colocar mais um pacote em cada balde agora, e deixar mais 1 semana fermentando, geraria algum problema para a minha cerveja ?

Abraço e boas cervejas!

Talvez o pessoal mais experiente possa te ajudar nessa, eu subiria a temperatura 1 ou 2 graus para ver se atenua mais um pouquinho, mas não colocaria mais fermento.

Acho que esta OG não é muito alta e, apesar da baixa taxa de inoculação, o fermento colocado pode dar conta deste trabalho.
Como fez a medição (refratômetro ou densímetro)?
Aplicou a correção (se refratômetro)?

Boa tarde Cervejeiros,

Abraço e boas cervejas!

Embora tenha sido pouco fermento, parte da tua OG refere-se às dextrinas produzidas na mosturação. Eu acredito que sua FG não vai baixar mais que isso. Mosturar em 68-69°C exige um bom controle de temperatura para garantir o resultado. Nesta faixa a cerveja sairá encorpada e com FG alta. Prove a cerveja, as dextrinas não são doces, mas deixam os lábios grudentos depois do gole, como se estivesse com mel.

Minhas 2 levas, em que mosturei com temperatura semelhante a sua, também acabei com FG em torno 1.020.

Se a mosturação foi em 68~69ºC, o problema definitivamente não foi esse.

É uma temperatura muito normal pra sacarificação em cervejas de OG mais baixa. Poderia tranquilamente baixar pra uns 1,014..

Agora o fato de não reidratar o fermento (que vc se referiu como start) e utilizar 1 pct pra 20L, acabou usando em torno de 4 vezes menos fermento do que o adequado.

Na descrição não está incluso detalhes da fermentação, vc controlou a tempratura de alguma forma?

Temperatura estável (ou até decrescente) na fermentação, associada com baixa taxa de inoculação geralmente resultam em cervejas não completamente atenuadas.

O melhor a fazer agora é elevar a temperatura. Caso não abaixe mais a FG, siga em frente e corrija na próxima.

Procure usar uma garrafa pet ou um manômetro de garrafa pra acompanhar sua carbonatação, já que alta FG nesse caso indica açucares residuais, que podem gerar super-carbonatação, dependendo do nível as garrafas podem não aguentar. Então monitore essa etapa, quando estiverem bem carbonatadas, refriegere-as todas pra estancar o processo de carbonatação.

Abraço

Fiz uma APA em que o FG havia ficado em torno de 1020 também, depois, com a dica do pessoal, dei uma chacoalhada no balde e o fermento trabalhou mais um pouco, chegou em 1016. Talvez valha a pena a tentativa.

A última brassagem eu usei um saquinho de US-05 (reidratado) para 17 litros no fermentador e obtive FG de 1012 medindo depois de 7 dias, para uma OG de 1046.

Acho que esta OG não é muito alta e, apesar da baixa taxa de inoculação, o fermento colocado pode dar conta deste trabalho.
Como fez a medição (refratômetro ou densímetro)?
Aplicou a correção (se refratômetro)?

eu fiz com densímetro

Se a mosturação foi em 68~69ºC, o problema definitivamente não foi esse.

É uma temperatura muito normal pra sacarificação em cervejas de OG mais baixa. Poderia tranquilamente baixar pra uns 1,014..

Agora o fato de não reidratar o fermento (que vc se referiu como start) e utilizar 1 pct pra 20L, acabou usando em torno de 4 vezes menos fermento do que o adequado.

Na descrição não está incluso detalhes da fermentação, vc controlou a tempratura de alguma forma?

Temperatura estável (ou até decrescente) na fermentação, associada com baixa taxa de inoculação geralmente resultam em cervejas não completamente atenuadas.

O melhor a fazer agora é elevar a temperatura. Caso não abaixe mais a FG, siga em frente e corrija na próxima.

Procure usar uma garrafa pet ou um manômetro de garrafa pra acompanhar sua carbonatação, já que alta FG nesse caso indica açucares residuais, que podem gerar super-carbonatação, dependendo do nível as garrafas podem não aguentar. Então monitore essa etapa, quando estiverem bem carbonatadas, refriegere-as todas pra estancar o processo de carbonatação.

Abraço

Controlei a temperatura com um termostato, eu ja havia dado uma sacudida no balde ontem a noite, para tentar "acordar" o fermento hahaha

Mas acho que vou elevar para uns 22º graus e ver no que vai dar, qualquer coisa só vai ficar uma cerveja menos alcoolica. :/

Abraços e boas cervejas

Uma semana é muito pouco, aguarde pelo menos duas, em alguns casos até mais. A quantidade de fermento está certa, um pacote para vinte litros nesta OG. Leia mais sobre fermentação primária e secundária. Os primeiros dias atenua mais rápido, depois atenua mais devagar. Pode aguardar mais alguns dias e vai acompanhando utilizando o densímetro.

Uma semana é muito pouco, aguarde pelo menos duas, em alguns casos até mais. A quantidade de fermento está certa, um pacote para vinte litros nesta OG. Leia mais sobre fermentação primária e secundária. Os primeiros dias atenua mais rápido, depois atenua mais devagar. Pode aguardar mais alguns dias e vai acompanhando utilizando o densímetro.

Meu caro, a quantidade de fermento está longe de estar certa. O recomendado pelo fabricante não é o ideal, ou seja, 1 pacote não é o ideal para 20L. O ideal, se calculado, são dois pacotes. Soma-se a isso o fato de que, sem hidratação, 50% do fermento inoculado morre. Portanto, ele utilizou aproximadamente 1/4 do ideal e 1/2 do recomendado pelo fabricante.

Isso... o Kurt está certo nessa questão, a recomendação do fabricante se refere a quantidade necessária pra fermentar uma cerveja, simplesmente. É possível utilizar até muito menos que a recomendação que fermentará a cerveja, porém estará longe de ser uma fermentação ideal, resultando em uma boa cerveja.

A partir de diversos estudos, que resultaram em livros, calculadoras de fermento, etc etc, a quantidade média pra fermento ale em cervejas não high-gravity é de aproximadamente 1g/L.

No caso dos fermentos secos, tem que considerar a sua reidratação com água, porque se a reidratação for em mosto (jogar diretamente no mosto) a pressão osmótica causada pelo ambiente faz com que aproximadamente 50% das células não sobreviva à essa etapa.

Entao o jeito agora é tomar esta cerveja assim mesmo..

E depois tomar vergonha na cara, e começar a tratar com mais carinho os nossos amiguinhos..

Muito obrigado a todos e boas cervejas

Back