• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermento WB-06, vilão?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Salve! Aproveitando o tópico vou deixar meu relato também. Só usei o WB-06 uma vez na tentativa de uma weiss mas, na prática, a cerva virou uma sour de tão ácida! Acho que de todas as minhas brassagens apenas essa e uma lager não ficaram boas. A lager eu até entendo porque, mas essa weiss... Cara, que acidez louca foi essa! Se não me engano usei 2 ou 3 pacotes pra 22L. Por essa minha única experiência não recomendaria essa cepa. Até hoje não sei o que causou tamanha acidez...

Nunca usei o WB06, mas talvez o uso de um pitch rate tão alto possa ser o motivo do excesso de acidez.

Cepas weiss aceitam e até podem um pitch rate mais baixo para priorizar o fenólico e a esterificação. Há uma possibilidade de a acidez vir do excesso de levedura em suspensão.

Vou abrir a última garrafa de weiss feita com o WB06. A weiss ficou muito ácida. Vou demorar bastante querer fazer outra e certamente não usarei mais essa cepa.
Qual cepa seria a mais indicada para uma weiss?

Vou abrir a última garrafa de weiss feita com o WB06. A weiss ficou muito ácida. Vou demorar bastante querer fazer outra e certamente não usarei mais essa cepa.
Qual cepa seria a mais indicada para uma weiss?
Eu também utilizo sempre a M20 da Mangrove, os resultados são bons, eu não tenho fácil acesso a leveduras liquidas, pois moro no interior do RS. Mas já ouvi falar bem da SY055 da Bio4.

Fiz uma Weizen OG 1055, mostura a 67°C e fermentação a 17°C, com o WB06. Ficou azeda, zero banana.
Refiz com um pouco de underpitching e baixa oxigenação, mostura um pouco mais alta e fermentação iniciando em 18 e terminando em 24°C. Aí sim ... Só que não. Ficou ácida de novo e sem banana.
Desisti e hoje uso as leveduras Weizen da Dr. Yeast com bastante sucesso.

Normalmente a própria cepa.

O que eu noto de Weiss ácidas é quando a cerveja em si é fraca demais, ou seja, pouco malte, pouco maltado em si... OG muito baixa... mosturação muito baixa.

Eu normalmente miro minhas Weiss nos 1058, e mosturo a 68, 69.... pq o WB-06 é um fermento que deixa ZERO maltotriose residual, então ele tende a deixar a cerveja super seca, o que faz a acidez de qualquer Weiss se sobressair.

Isso tudo.... na minha visão.

Abraço,

Guenther, mas essa alta atenuação dela, deixando a cerveja super seca, está fazendo com que minha cerveja fique numa FG muito baixa, sempre menor que os 1.010 do estilo pelo BJCP.
Tudo bem que não precisamos necessariamente seguir o guia ao pé da letra e que a cerveja pode ficar maravilhosa mesmo "saindo" do estilo, mas se eu quiser uma FG um pouco mais alta, eu tenho que pensar em usar outra levedura ou tem algum outro jeito de fazer?

Latest posts

Back