• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentadores Microcervejaria

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

junglesbeer

New Member
Reaction score
1
Olá, estou montando o projeto de uma microcervejaria artesanal para checagem de viabilidade comercial. Porém, estou tendo problemas na escolha de fermentadores para a mesma, a principal dúvida é: eles necessariamente tem que ser de inox? Não achei nenhum lugar de fonte confiável falando sobre o assunto, alguém ai saberia? Pois os mesmos são absurdamente caros e uma absoluta necessidade deles mataria minha estratégia de entrada no mercado.
Grato.

Pela nossa legislação, não especifica a obrigatoriedade de material.. mas uma coisa é certa: o produtor é totalmente responsável pelo produto que sai de sua fábrica.

é muito clara uma coisa: o código do consumidor é ferrenho e problemas de contaminação que gerem algum prejuizo a saúde pode gerar multa que acabe literalmente com o negócio.. sem falar em prejudicar a imagem do fabricante e o meio cervejeiro artesanal como um todo.

Existem algumas microcervejarias que não usam totalmente inox em tudo.. mas se é pra se legalizar (trabalho de quase um ano de papelada), acho muito mais prudente fazer dentro de um padrão de qualidade.

Se você já tem experiencia em fabricar cerveja (caseira), sabe que fermentação e sanitização determinam a qualidade da cerveja. Investiria pesado nesses dois aspectos

Você garante total qualidade usando fermentadores literalmente de plástico? É um material que não suporta limpezas CIP e alguns produtos químicos de limpeza. Dependendo da fabricação, possuem problemas de soldas e principalmente, a maioria não suporta pressurização. Em termos de fabricação, isso é horrivel, não poder usar algum gás inerte para reduzir oxigenação da cerveja.

abraços

Acredito que você o fermentador em inox vai ser usado para você verificar viabilidade comercial quanto para produção mesmo...vc até deve conseguir vender isso por aqui sem problemas, caso não deseje mais!

Boa sorte na sua empreitada!

Opa, obrigado pelas respostas, depois de ler e considerar, realmente acho que é mais vantagem seguir com os inox, apesar de ter que rever alguns pontos do plano hehe. O RodrigoSchuch comentou sobre ter experiência na fabricação, o que pelo que tenho lido parece algo bastante importante - e que eu não tenho -, alguma outra dica relevante para quem pretende entrar nesse mundo dessa maneira? Grato.

O que vejo é MUITA gente desprezar a parte comercial e que, na verdade, ela é MUITO importante! Canais de venda e distribuição são essenciais para um negócio dar certo e esses custos são desprezados.

Não é obrigatório ser de inox não. Estão abrindo uma cervejaria em São Carlos-Sp, a Mosteiro Cervejaria, eu fui em dezembro num workshop lá e vi os fermentadores que tinham acabado de comprar, eram todos de plástico.

Back