Pela nossa legislação, não especifica a obrigatoriedade de material.. mas uma coisa é certa: o produtor é totalmente responsável pelo produto que sai de sua fábrica.
é muito clara uma coisa: o código do consumidor é ferrenho e problemas de contaminação que gerem algum prejuizo a saúde pode gerar multa que acabe literalmente com o negócio.. sem falar em prejudicar a imagem do fabricante e o meio cervejeiro artesanal como um todo.
Existem algumas microcervejarias que não usam totalmente inox em tudo.. mas se é pra se legalizar (trabalho de quase um ano de papelada), acho muito mais prudente fazer dentro de um padrão de qualidade.
Se você já tem experiencia em fabricar cerveja (caseira), sabe que fermentação e sanitização determinam a qualidade da cerveja. Investiria pesado nesses dois aspectos
Você garante total qualidade usando fermentadores literalmente de plástico? É um material que não suporta limpezas CIP e alguns produtos químicos de limpeza. Dependendo da fabricação, possuem problemas de soldas e principalmente, a maioria não suporta pressurização. Em termos de fabricação, isso é horrivel, não poder usar algum gás inerte para reduzir oxigenação da cerveja.
abraços