Olá pessoal,
Após ler esse tópico e ficar surpreso com alguns comentários, deixo a minha boa ação para todos aqueles que querem fazer a fermentação pressurizada.
Bom,
dentre várias opções destaco duas que EU achei interessante:
- Utilizar tampa , furos, conexões etc como nosso amigo está fazendo a propaganda. (Custo aprox// R$1000,00)
ou
- Utilizar válvula extratora normal de barril ( que supostamente já temos) + conexões para Manômetro + válvula alívio e + válvula reguladora de pressão (tipo: airtrol). (Custo aprox// R$300,00).
Ambas as opções terão praticamente o mesmo resultado final.
Exato! Só esqueceu de colocar que o custo total aqui tb ficaria na casa dos R$1000,00
Ja li bastante coisa sobre isso e conclui que só se aplica em escala industrial, no homebrew isso não acontece, faço carbonatação natural a anos (40L), ja cansei de fazer teste cego, não muda nada uma da outra.
Em algumas literaturas, os autores recomendam começar a pressurização no final da fermentação, ou seja perto da total atenuação. Isso é sugerido pois a quantidade de gases* liberados são suficientes para a carbonatação.
Para pesquisa da válvula airtrol ( atente aos PSI), exemplo:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_fro...RC2.A0.H0.Xairtrol.TRS0&_nkw=airtrol&_sacat=0
*Nota pessoal e informação ADICIONAL ( não quero criar um tópico apenas para esse comentário ok ?) : Durante a fermentação a levedura libera
não somente CO2! Vai um monte de coisa junto com o CO2 ...
Sendo assim a fermentação pressurizada acarretará na absorção de
tudo que a levedura soltar durante esse período ( gases, flavors, etc)!
O que algumas fábricas costumam fazer é o reaproveitamento do CO2 da fermentação
mas eles purificam o CO2 através de um sistema que funciona
basicamente no fluxo simplificado abaixo:
Filtro ( para espuma não ir junto) -> Balão (que enche com os gases da fermentação) -> bomba compressora/pressurizadora -> Cilindro de pressão ( que será enchido com os gases -> Resfriamento do cilindro para liquidificar o CO2 -> filtro -> Cilindro final contendo o co2.
Aí eles usam esse CO2 que está praticamente 99% puro para a carbonatação da cerveja durante o tráfego dela na tubulação.
abcs
Frank