• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentador bombona de 50L - dicas de montagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Reaction score
33
Acabei de comprar 2 bombonas de 50L pra fazer meus novos fermentadores e estou com algumas dúvidas:

1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

Se forem bombinhas com cheiro forte... Desiste... Joguei 50 litros fora, pois ao tirar o cheiro forte no início parece estar tudo OK, mas ao baixar a temperatura do fermentador esse cheiro voltou e empregnou na cerveja. As minhas eram provenientes de azeitonas.

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

Acabei de comprar 2 bombonas de 50L pra fazer meus novos fermentadores e estou com algumas dúvidas:

1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?
Lava com bucha (lado macio) + detergente e enxágua bem.
Se ainda tiver cheiro, repita o procedimento.
Não é necessário repetir. As minhas vieram com o cheiro de plástico, lavei dessa forma e não tive problema algum nas minhas levas...

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

A 28E é muito melhor e mais fácil de lavar e higienizar. Além de permitir que seja feita a furação mais baixa, visto que a torneira vira em falso...

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

Da mesma forma como faz com os de 30L.
Eu também não tiro o anel de vedação...

Valeu @tomazela, já estou providenciando as torneiras 28E. Estou pensando em substituir o blow-off por um conector pneumático + mangueira 1/4". Parece que assim a mangueira encaixa mais fácil. Alguém discorda?

Mais uma dúvida: pensei em colocar um poço termométrico uns 10-15cm acima da torneira pra conseguir fermentar de 20L a 40L, essa altura está OK?

Valeu @tomazela, já estou providenciando as torneiras 28E. Estou pensando em substituir o blow-off por um conector pneumático + mangueira 1/4". Parece que assim a mangueira encaixa mais fácil. Alguém discorda?

Mais uma dúvida: pensei em colocar um poço termométrico uns 10-15cm acima da torneira pra conseguir fermentar de 20L a 40L, essa altura está OK?

Quanto maior a altura maior o gradiente de temperatura no sistema. Se você fermentar lager, a atividade da levedura estará mais embaixo aquecendo de baixo pra cima, se ale, mais em cima e o calor vai concentrar quase todo no topo (lembrando que fluidos quentes são menos densos que fluidos frios em sua grande maioria) e como quer variar o volume da brassagem só piora! xD

Não sei responder com toda certeza do mundo, mas eu colocaria dois, um no "meio" de cada volume... tipo uma no meio dela toda e uma 0,25 de baixo pra cima, pra caso 40 e 20 respectivamente. Espero ter ajudado.

Eu instalei na tampa da bombona uma torneira de filtro e nela ligo a mangueira de blowoff.

Quando quero tirar uma amostra, fecho a torneira, retiro o líquido e depois de alguns minutos abro de novo, assim não corro o risco de "sugar" o líquido do borbulhador para dentro da bombona ou mesmo o ar ambiente ( se tirar a mangueira do líquido).

Quanto maior a altura maior o gradiente de temperatura no sistema. Se você fermentar lager, a atividade da levedura estará mais embaixo aquecendo de baixo pra cima, se ale, mais em cima e o calor vai concentrar quase todo no topo (lembrando que fluidos quentes são menos densos que fluidos frios em sua grande maioria) e como quer variar o volume da brassagem só piora! xD

Não sei responder com toda certeza do mundo, mas eu colocaria dois, um no "meio" de cada volume... tipo uma no meio dela toda e uma 0,25 de baixo pra cima, pra caso 40 e 20 respectivamente. Espero ter ajudado.

É muito mais simples colocar o poço exatamente no centro do fermentador...

O meu fica exatamente no centro do fermentador...

É muito mais simples colocar o poço exatamente no centro do fermentador...

imaginei que com ele querendo variar o volume das brassagens pode ficar inconsistente... creio que dificilmente faria volumes menores que o do fermentador. Na pior das hipoteses manteria dois

O meu fica exatamente no centro do fermentador...

Aproximadamente a bombona tem 60cm de altura, o centro fica a 30cm.
Funciona pra 40L, mas não pra 20L, já que o poço ficaria acima da superfície.

E se eu colocasse a 25cm e só fizesse levas a partir de 30L, ficaria melhor?

/ \ -> 60cm
| |
| |
| | -> 48cm (40L)
| |
| | -> 36cm (30L)
| | -> 30cm (centro)
| |
| | -> 24cm (20L)
| |
| |
| |
| |
---

Aproximadamente a bombona tem 60cm de altura, o centro fica a 30cm.
Funciona pra 40L, mas não pra 20L, já que o poço ficaria acima da superfície.

E se eu colocasse a 25cm e só fizesse levas a partir de 30L, ficaria melhor?

/ \ -> 60cm
| |
| |
| | -> 48cm (40L)
| |
| | -> 36cm (30L)
| | -> 30cm (centro)
| |
| | -> 24cm (20L)
| |
| |
| |
| |
---

Já que você faz várias brassagens de volumes variados, é melhor colocar um pouco acima do centro do volume de 20 litros

imaginei que com ele querendo variar o volume das brassagens pode ficar inconsistente... creio que dificilmente faria volumes menores que o do fermentador. Na pior das hipoteses manteria dois

Acredito que a diferença de temperatura entre o topo e o fundo do fermentador, seja lager ou ale é desprezível para o resultado final...

tenho uma bombona dessa de 50 litros e meu poço vem de cima mesmo, como a altura é maior q o padrão, mandei fazer um que fique a uns 5cm do fundo.

Acho mais prático esses q colocamos nas laterais, mas não acho q seja a melhor solução pensando em sanitização.

concordo com o @tomazela..

a diferença para volumes pequenos é bem desprezível, ainda mais pq não tem muita pressão diferencial
coloca no meio ou mais abaixo vai de gosto pessoal

abraço

Reavivando esse comentario, ganhei uma bombona que continha molho de alho, e esta com muito cheiro. Ja reaproveitei outros tipos de tempero que sairam o odor. Mas esse acho que esta muito forte (até que da pra fazer uma saison condimentada kkkkk). Alguem tem algum macete pra tirar o cheiro forte?

Reavivando esse comentario, ganhei uma bombona que continha molho de alho, e esta com muito cheiro. Ja reaproveitei outros tipos de tempero que sairam o odor. Mas esse acho que esta muito forte (até que da pra fazer uma saison condimentada kkkkk). Alguem tem algum macete pra tirar o cheiro forte?
Ricardo, acho que esse cheiro de alho não vai sair. Eu tenho algumas bombonas e a única que até hoje não consegui retirar o cheiro foi essa que continha alho.
Já fiz de tudo, coloquei bicarbonato com vinagre, venish, cândida, carvão, chá de lúpulo... hoje uso essa bombona para reaproveitar a água que uso para resfriar a breja.
Se descobrir alguma maneira de tirar o cheiro, me avise. rs

Back