• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentaçao nao iniciada apos 2 dias

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

russo

Member
Reaction score
2
Fala pessoal,
Tentando fazer uma Russian Imperial stout pela primeira vez aqui e também pela primeira vez tentei usar whitelabs yeast. Dry English Ale (WLP007). Tentei fazer um starter 1 dia antes com DME, mas não vi resultado, e antes de jogar no fermentador achei o aroma muito azedo e acho que contaminou de alguma maneira, entao jogeui fora e peguei 3 pacotes e despejei direto no fermentador. (Todos sanitizados e a pelo menos 1 dia fora da geladeira em temperatura ambiente de 19°c)
Fiz uma leva 20L, coloquei 3 pacotes de WLP007, ja se passaram 48h e nao vi sinal de fermentação. OG=1.079
Nenhuma borbulha se quer no airlock. Temperatura esta sempre entre 19-21°c no fermentador (Aço inox) Sempre fiz Pale Ale e IPA usando 1 pacote de fermentis US05 e normalmente em 2h ja ta borbulhando. Nunca tive nenhum problema.

A pergunta é, preciso esperar mais ou posso desistir desse batch? Ou poderia despejar fermentis agora e salvaria a cerveja?

Eu tenho em casa T58 e US05 disponíveis. Qualquer ajuda seria muito bem vinda.

Abracos,
Russo

Boa tarde Russo!

Eu aguardaria mais um pouco. já fiz levas que demorou dois dias para aparecer as primeiras bolhas. Mas, para minha surpresa, ao medir o FG percebi que havia atenuado adequadamente.

Não jogue outra levedura ainda. Você mencionou o airlock sem atividade, mas experimentou medir a densidade? Airlock parado não é sinônimo de que não haja atenuação.

Acredito que está atenuando, bem como acho que o seu starter não tinha problema algum e você pode ter jogado fora apenas por ansiedade...

Vai dar cerveja...espera mais um pouco.

Valeu Snoop, como eu nunca tinha usado whitelabs achei muito estranho o cheiro azedo, típico de cerveja contaminada, no Erlemeyer parecia totalmente flat com tudo no fundo, nenhuma evidencia de atividade, então desisti. Resolvi compensar usando 3 pacotes do WLP007 direto no fermentador. Bom eu não medi a densidade novamente apos a fervura ainda, amanhã quando completar 72h, vou tirar uma amostra para ver. Hoje eu tirei o airlock rapidamente para sentir o aroma, parece que ta tudo bem ainda, então parece que o fermento da de brincadeira mesmo. Chequei o termômetro do fermentador e ta sempre entre 19 e 21°c.
Obrigado pela resposta.
Abc
Russo

Fala pessoal,
Tentando fazer uma Russian Imperial stout pela primeira vez aqui e também pela primeira vez tentei usar whitelabs yeast. Dry English Ale (WLP007). Tentei fazer um starter 1 dia antes com DME, mas não vi resultado, e antes de jogar no fermentador achei o aroma muito azedo e acho que contaminou de alguma maneira, entao jogeui fora e peguei 3 pacotes e despejei direto no fermentador. (Todos sanitizados e a pelo menos 1 dia fora da geladeira em temperatura ambiente de 19°c)
Fiz uma leva 20L, coloquei 3 pacotes de WLP007, ja se passaram 48h e nao vi sinal de fermentação. OG=1.079
Nenhuma borbulha se quer no airlock. Temperatura esta sempre entre 19-21°c no fermentador (Aço inox) Sempre fiz Pale Ale e IPA usando 1 pacote de fermentis US05 e normalmente em 2h ja ta borbulhando. Nunca tive nenhum problema.

A pergunta é, preciso esperar mais ou posso desistir desse batch? Ou poderia despejar fermentis agora e salvaria a cerveja?

Eu tenho em casa T58 e US05 disponíveis. Qualquer ajuda seria muito bem vinda.

Abracos,
Russo
Só por curiosidade: fez o starter (1,2 L + DME), ferveu este mosto, baixou a temperatura, inoculou o fermento líquido, colocou no stir plate por 48 horas (no mínimo), retirou peixinho, esperou decantar (umas 12 horas?), retirou a água (mosto) só deixando levedura e daí inoculou na stout?

ênfase na parte "retirou a água (mosto)"

Só por curiosidade: fez o starter (1,2 L + DME), ferveu este mosto, baixou a temperatura, inoculou o fermento líquido, colocou no stir plate por 48 horas (no mínimo), retirou peixinho, esperou decantar (umas 12 horas?), retirou a água (mosto) só deixando levedura e daí inoculou na stout?

ênfase na parte "retirou a água (mosto)"

Fala Ricardo, todo esse process com exceção do stir plate que eu ainda não tenho, foi feito, como achei o aroma muito azedo, resolvi jogar fora e não tive coragem de arriscar. Hoje irei medir novamente para ver se atenuou.

Pessoal,
Acabei de medir e nada mudou, continua 1.079 no densímetro. Devo colocar o fermentis? ja se foram 76h... O aroma ta maravilhoso. :)
Qual devo usar? Fermentis T-58 ou S-05? Devo fazer starter?
Abraco.

Russo

Fala Ricardo, todo esse process com exceção do stir plate que eu ainda não tenho, foi feito, como achei o aroma muito azedo, resolvi jogar fora e não tive coragem de arriscar. Hoje irei medir novamente para ver se atenuou.
Pra fazer starter tem que usar stir plate, mesmo se for de cooler velho de CPU...

Fermento seco não precisa starter, só hidratar a 30C por 30min (ou mais), tentar equilibrar com a temperatura do mosto (para não haver um choque término na entrada) e inocular.

Li por aí que o S-05 é interessante, mas a fermentação teria que ser a 18C. Sobre o T-58 não sei afirmar.

Espero ter ajudado

Valeu Ricardo, tava lendo sobre o t-58 e acho que vou usa-lo. O termômetro do fermentador mostr 20°c. Vou fazer a hidratação e jogar la para ver se da jeito.
Valeu pela ajuda!

Valeu Ricardo, tava lendo sobre o t-58 e acho que vou usa-lo. O termômetro do fermentador mostr 20°c. Vou fazer a hidratação e jogar la para ver se da jeito.
Valeu pela ajuda!

Dentre as suas opções eu usaria o US-05 em detrimento ao T-58. T-58 é belga né, pra RIS o US-05 vai se encaixar melhor, na minha opinião.

Dentre as suas opções eu usaria o US-05 em detrimento ao T-58. T-58 é belga né, pra RIS o US-05 vai se encaixar melhor, na minha opinião.

Valeu Snoop... Vou deixar tudo no esquema aqui para hidratar e aplicar mais tarde.

Bom galera, fiz a rehidratação do fermento e mandei pra dentro, em menos de 1h tava borbulhando o capeta! Jogou ate a tampinha do air lock pro alto. :D Agora eh esperar alguns dias e ver no que vai dar.
Obrigado a todos pelas repostas e atenção. Deixo uma mensagem aqui qdo a cerva estiver pronta.

Abraços.

Russo

Bom galera, fiz a rehidratação do fermento e mandei pra dentro, em menos de 1h tava borbulhando o capeta! Jogou ate a tampinha do air lock pro alto. :D Agora eh esperar alguns dias e ver no que vai dar.
Obrigado a todos pelas repostas e atenção. Deixo uma mensagem aqui qdo a cerva estiver pronta.

Abraços.

Russo
Perfeito cara! Fiz uma Stout esses dias e o estilo (e variantes) são show!
Nos avisa depois do resultado.

Back